terça-feira, 3 de julho de 2012

Biscoitinhos de côco

Lembra do leite de côco, que eu tive que improvisar pra usar num bolo, e que pra fazer eu usei 100g de côco ralado? Pois então... ele ficou ali olhando pra minha pessoa, esperando seu destino final, e foi daí que surgiu essa receita de biscoitinhos. Fiz meio à olho mesmo, tomando por base meu "feeling" culinário (que medo!!!) e num é que no fim deu certo? kkkk Claro que usei algumas colas porque não sou de ferro né? Como por exemplo uma dica logo ali abaixo de como moldar os biscoitinhos... ;)

Biscoitinhos de côco

Ingredientes
  • 1 pacote de 100g de côco ralado sem açúcar (usei o que sobrou do leite de côco que eu fiz)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • cerca de 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
para rechear (opcional)
  • doce de leite, brigadeiro ou geléia
Modo de preparo
Misturar bem todos os ingredientes até que fique uma massa homogênea e amanteigada. Talvez você precise colocar um pouco mais de manteiga ou farinha, pois vai depender da qualidade destas. Por isso, vá testando ao amassar.

Pegue um pedaço de plástico filme (PVC) e abra, e coloque a massa em cima. Amasse e enrole nesse formato acima, e embrulhe no plástico, e coloque no congelador para dar uma firmada. Feito isso, abra o pacotinho, e com uma faca vá cortando disquinhos de massa, na espessura que vc quiser o biscoito. Eu tentei fazer mais finos, mas como tem muito côco na massa, era difícil cortar, ela acabava desmanchando. A dica que eu dou é usar uma faquinha de serra, e ir serrando mesmo, sai mais certinho. Se o biscoito for mais liso, como o da Tati, do Panelaterapia (onde eu peguei essa dica MARA), é bem mais fácil!
Outra alternativa é fazer bolinhas do mesmo tamanho, e depois ir achatando-as com a mão.
Depois dos disquinhos feitos, dê uma decoradinha com um garfo, e coloque de 10 a 15 minutinhos no forno préaquecido à 200°C, ou até começar a dourar.
Os meus ficaram branquinhos porque eu sou impaciente mesmo!!! hehehehehe Mas eu recomendo que vocês deixem no forno até que comecem a dourar nas bordinhas, pois assim ficam bem crocantes (diferente dos meus!!!)
No momento em que você tira da assadeira, eles ainda estão meio molinhos. Espere dar uma esfriadinha, que eles ficam crocantes! Guarde num pote bem fechado e sirva purinho com um café, ou se você como eu curte uma "pouca vergonha", recheie esses biscoitinhos com doce de leite, ou brigadeiro, ou Nutella, ou... CHEGA! kkkk senão eu num paro mais

BOM APETITE!

Pessoal, o 6° Paladar "Cozinha do Brasil" acabou, mas eu continuo aqui em terras paulistanas, passeando um pouquinho, matando a saudade das minhas amigas. Mas logo volto com um (ou vários) posts sobre o que foi o evento, e já adianto que foi D-E-M-A-I-S! Nunca imaginei estar presente em algo parecido! 
Beijos! 

12 comentários:

  1. Oi Carla,
    Muito interessante a receita, prática e muito fácil, um cafezinho e vários biscoitinhos, humm.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Hummmm que delicia de biscoitinho.. amo coco e o seu delicioso sabor (só para vc ter uma ideia, meu perfume predileto de verao tem umas notas de coco.. eu comia eles mesmo simples com um bom "cafezim" passado na hora... nossa que delicia!!!

    Vou ficar esperando essas novidades estou ansiosa para ver!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Menina, isso ficou uma perdição! Coco é muito delicioso e dá pra inventar muitas coisas.
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de biscoitos adorei beijos

    ResponderExcluir
  5. Seu feeling foi certeiro. A foto da massa cortadinha e o resultado com esse recheio me deixaram morrendo de saudade de biscoitinhos de coco. Ficamos gratos pelo seu jeitinho culinário. =)

    ResponderExcluir
  6. HUMMMMM......ESTE COM RECHEIO FICOU PERFEITO DE DÁ ÁGUA NA
    BOCA! A RECEITA ALÉM DE FÁCIL FICA COM GOSTINHO DE QUERO
    MAIS, BISCOITOS PERFEITOS!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
  7. ADORO BOLACHAS DE COCO E ESTAS FICARAM PERFEITAS,COM RECHEIO DEVEM SER DIVINAS.
    BJ

    ResponderExcluir
  8. Amiga, que receita legal e parece render bastante. Eu colocaria nutella aí nesse recheio gostoso. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Carla, que lindos ficaram seus biscoitinhos! Arrasou. Fiquei com vontade de experimentar. Adorei a dica para modelar os biscoitos. bj.

    ResponderExcluir
  10. Hummm...amo coco, vou tentar fazer esses biscoitos. Será consigo que que fiquem tão bonitos? Abraços...

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com muuuuiiita vontade de experimentar esses biscoitinhos.Bjos.

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails