quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Strogonoff de carne (meu jeito de fazer)

Quem não gosta de um strogonoff (ou estrogonofe)?
Olha, até hoje foram poucas as vezes que ouvi alguém dizer que não gosta desse prato... ele é muito comum em todas as casas e com certeza também nas "reps" (repúblicas) desse Brasilzão, e cada um tem seu jeito de fazer. Aqui vou passar a maneira que eu adotei pra fazer um bom e verdadeiro "strogo", que aprendi há tempos vendo a "Namaria" fazendo na tv, e dei minhas adaptadas, tanto no modus operandi quanto nas quantidades dos ingredientes.


Fizemos esse prato num almoço delicinha em casa com o pessoal, e essa receita serviu bem umas 7 pessoas! Com direito à repeteco! Caso queiram em menor quantidade, só dividir a receita! Confiram :)

Strogonoff de Carne (à moda do Brisando)

Ingredientes

  • 1 kg de carne em tirinhas - filet mignon, alcatra ou patinho (no strogo original usa-se o filet mignon, mas como sou apenas uma pobre garota, usamos bifes cortados em tirinha - não me pergunte qual corte era! kkkkk)
  • 1 dose de conhaque ou alguma bebida alcoolica que você tiver aí (cachaça, vodka, whisky...)
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
para o molho (eu gosto de bastaaaaante molho)
  • 3 copos de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou maizena
  • 12 colheres (sopa) de catchup
  • 6 colheres (sopa) de mostarda
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês
  • sal à gosto
  • 1 caixa de creme de leite
  • 200g de champignom

Modo de preparo
Aqueça um pouco de óleo ou manteiga numa panela grande e adicione a carne já cortada. Deixe cozinhar bem até dourar. Essa etapa é demoradinha, pois a carne soltará água, e esta terá que secar. É isso que vai deixar a carne mais macia. Se for filé mignon, apenas passe aos poucos numa frigideira quente e vá reservando. Mas carnes mais durinhas tem que cozinhar bem, por isso espere toda sua água secar.

Enquanto você espera aquele aguaceiro da carne secar (kkkkk) vá preparando o molho. Num recipiente ou no copo do liquidificador, coloque o leite, a maizena, catchup, mostarda, molho inglês e um pouquinho de sal. Bata no mixer ou liquidificador e reserve.

Assim que a carne secar e der uma leve dourada, adicione a bebida alcóolica e flambe. Para flambar, coloque a bebida e rapidamente acenda um palito de fósforo e jogue na panela. Peça ajuda pra alguém se tiver dificuldade (um joga a bebida e outro acende o fósforo, por exemplo), ou se tiver receio, pode pular essa parte!

A bebida realçará o sabor do prato, mas não se preocupe que crianças podem comer, o álcool vai evaporar todinho! Depois que o fogo apagar, adicione a cebola e o alho e mexa pra refogar bem.

Feito isso, deite a mistura feita na carne. Vá mexendo cuidadosamente.

O molho deverá ficar grossinho e encorpado, assim como o da foto. Para isso, ele precisa ferver... Mexa sempre para que não grude no fundo e não forme gruminhos.

Desligue o fogo e adicione o creme de leite

E por fim o champignon cortado. Dê uma experimentada, e verifique se falta sal. Caso necessário, acerte.

Sirva com arroz e batata palha! Bom apetite!

(Lembrando que no verdadeiro strogonoff não vai milho, palmito, molho de tomate e outras cositas mais que muitos de nós às vezes acaba colocando hehehe)

14 comentários:

  1. Carla eu adorooooooo! Sua receita é ótima!!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA. ESTOU ACESSANDO SUAS RECEITAS PELA PRIMEIRA VEZ, E ESTOU GOSTANDO POS SAO FACEIS E PELO VISTO DELICIOSAS.ESPERIMENTAREI O STROGONOFF E TE DAREI RESPOSTA. BEIJOS CONCEIÇÃO MOTA.

    ResponderExcluir
  3. Aiaiai que vontade!!! Eu amo estrogonofe meu prato predileto adoroooo!!!!

    Mas o q nunca fiz foi fazer o molho c leite e maizena!!!! Hummm deu vontade de experimentar a sua receita!!! Deve ficar otima.

    Bjs rose jp

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo sabe (ou pensamos) fazer estrogonofe, mas cada um tem o seu jeitinho especial de prepará-lo. É assim mesmo, um jeitinho aqui outro ali e a gente sempre acaba preparando da nossa própria maneira, esse que é o encanto de cozinhar. Parece igual, mas não é, porque cada um tem o toque de quem o faz.

    Gostei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa Carla, acredita que eu não gosto de estrogonofe? Pois é, lá na casa da minha mãe é uma briga, porque as minhas irmãs adoram e eu nem posso sentir o cheiro, hehehe. Que peninha, não é? É um prato tão comum mesmo.
    Este seu está com um ótimo aspecto, minhas irmãs iriam gostar muito (até já falei pra caçula lá de casa vir ver o seu pratinho, hehehe).

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, é um dos pratos que eu mais adorooooooo...
    Amei =)))
    Espero vc no nosso novo blog...
    www.fazergourmet.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Carla,
    esse prato é difícil de resistir, depois da lasanha vem o
    strogonoff.
    Ficou tudinho de bom!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Carla sou doida por estrogonofe (Aliás sou doida por comer kkkk, só não gosto de figado e miudos argh!!) o seu ficou especialmente delicioso, maravilhoso e me deu uma baita água na boca. Lindo e cremoso. Adorei. Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Receita para não errar em nenhum jantar, né, Carla?
    Gostei da sua forma de fazer, bem prática!
    Beijinhos querida

    ResponderExcluir
  10. É estrogonoff pra um batalhão esse hein Carla kkkkkk Eu também adoro!! é rende muito bem, ótimo para festinhas e reuniõezinhas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. amei a receita, vou fazer do seu jeito,parece otimooooo

    ResponderExcluir
  12. A minha pinga com strogonoff é melhooooor <3

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails