segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pão francês de forma


Mais uma aventura no mundo dos pães... depois que a gente pega o gosto, não quer mais parar de fazer! Assim como disse a minha xará e querida Carla Maicá, do Cucina Artusiana num comentário aqui no blog, "quando a gente é mordido pelo bichinho da panificação, não tem mais volta!" E essa é a maior verdade. Eu ainda erro muito, muitos pães meus viram torrada (pra não dar como perca total), mas quando acerto, tenho o maior prazer e satisfação de mostrar aqui! Esse aqui é um belo exemplo disso. Desde que vi a receita desse pão no blog da Akemi, o Pecado da Gula, fiquei salivando de vontade... E quando o fiz, tive a certeza de que esse é o melhor pão da face da terra. Tá, deixa eu explicar. Digo o melhor, pois é a receita que menos leva ingredientes dentre todas que possam existir (pelo menos dentre os que eu já fiz e vi), e tem um resultado muito surpreendente, um pão fofíssimo, estilo pão de forma comprado, mas com o saborzinho do pão francês... só fazendo pra saber! Tem que ter um pouquinho de paciência para esperar suas fermentações, mas digo e repito: vale a pena!
Já fiz essa receita duas vezes, e com certeza farei a terceira, quarta, quinta.... X fornadas... Confiram!

Pão francês de forma

Ingredientes
* xícara medida 240ml
  • 300g de farinha de trigo (2 xícaras+2 colheres de sopa)
  • 15g de açúcar (1 colher de sopa cheia)
  • 5g de sal (1 colher de chá)
  • 4g de fermento seco para pão (1 colher de chá)
  • 15g de manteiga sem sal amolecida (1 colher de sopa)
  • 200ml de água morna
  • 1 colher (chá) de melhorador de farinha (este faz com que o pão fique macio e tenha uma duração maior) - opcional 
Modo de preparo
Se você tiver a máquina de fazer pão, coloque os ingredientes indicados na ordem de baixo pra cima no bowl do aparelho e ligue na função amassar. Espere completar o ciclo (o da minha máquina é de 1h e meia).
Se você não tiver máquina, pode fazer na mão também, sovando bastante até que a massa fique lisa e elástica mas ainda um pouco pegajosa. É importante que a massa não esteja seca. 
Com as mãos untadas em óleo ou manteiga, tire a massa da vasilha, modele numa bola e coloque numa vasilha grande e levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 40 a 50 minutos ou até dobrar de volume (no caso de quem tiver a MFP é só completar o ciclo mesmo, pois já é incluso o tempo de fermentação da massa).

Depois da primeira fermentação, tire a massa da vasilha e divida em 3 porções. Uma delas um pouco maior (vide foto) que as outras duas, é a que vai ficar no centro da forma. Modele em bolas novamente e cubra com pano de prato limpo, molhado e muito bem torcido. Deixe descansar mais 15 minutos.

Se a massa estiver muito grudenta, polvilhe a mesa levemente com farinha. Pegue uma das bolinhas menores e coloque com a emenda para cima. Com um rolo, abra num retângulo de cerca de 22x15cm (o meu ficou lindo assim como o da foto, ó! kkk)

Dobre as laterais até o centro mas sem encavalar com a outra massa.

Enrole como rocambole.
Coloque o rolinho com a emenda para baixo numa forma bem untada com manteiga. A minha forma é de silicone, procure usar uma dessas para pão de forma, ou para bolo inglês. Se não tiver nenhuma, use a que tiver mesmo! hehehe 
Repita com as demais bolinhas, lembrando de deixar a maior no centro. Deixe descansar mais 30 a 40 minutos, ou seja, 3ª fermentação.

Deixe a massa crescer bastante, e preaqueça o forno. Antes de colocar para assar, pulverize um pouco de água na superfície da massa. Você pode comprar pulverizadores (por favor, use um só para esse fim) em R$1,99, ou fazer isso com a mão mesmo. Molhe sua mão e vá espirrando a água na massa. Esse truque de pulverizá-la com água é o que faz com que o pão fique com a casquinha crocante.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 210˚C. Logo que colocar o pão para assar, baixe a temperatura para 200˚C e deixe por cerca de 35 minutos.
Se dourar muito rápido, aguarde pelo menos 10 minutos antes de cobrir com papel alumínio.
Desenforme e deixe esfriar sobre uma grelha.


Pão na chapa com esse pãozinho é coisa "DIDEUS" também!


13 comentários:

  1. que vontade...vou ter que fazer....

    ResponderExcluir
  2. menhinaaaaaaaa que delicia parabens eu ando sem tenmpod e fazer mas nste natal eita que vou ser a padeira e vou fazer esat sua receita que esta divina parabens minha linda ameiiiiii bjão

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm.....que aroma gostoso!
    Seu pão ficou simplesmente lindo e irresistível!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro fazer pao, Carla, mas nunca mais tive tempo.Vou reservar um tempinho para esse seu pão que me pareceu tão delicioso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Que lindão Carlita, ficou lindo e parece muito fofo. Adorei a receita. Bjocas miga uma linda semana

    ResponderExcluir
  6. Hummm, que pão mais saboroso!!!!!!!! Fico imaginando ele saindo quentinho do forno, e eu colocando uma lasquinha de manteiga por cima dele, claro que acompanhado por um cafezinho, é um lanche que não troco por nada!!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Carla eu tenho q me controlar pra nao fazer pao toda semana, pq adoro!
    Ótima essa receita!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla, as receitas da Akemi são ótimas.Esse pão ficou fantástico.Certamente tamb´rm vou brisar.Quando fizer te conto.Beijos querida, tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  9. Carla, a foto do pão na chapa é provocação. Ai, meu Deus!
    Não dispenso um pão caseiro, nem mesmo com o calor que está fazendo.
    Bjs. e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla. Que delícia de pão!! Eu também não posso ver um pão que quero logo faze, rsrs.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  11. Adoro fazer pão estou sempre procurando novas receitas,amei vou fazer sem dúvida..bjs!

    ResponderExcluir
  12. Carla eu como acredito muita gente, só trabalho com fermento biológico, gostaria que se possível em suas receitas de pães colocasse a transformação do fermento(quantas grs. de fermento biológico, representa o fermento seco). Desde já lhe agradeço a atenção.
    Eunice - cedstanchi@ajato.com.br

    ResponderExcluir
  13. Carlaaaa!! Que pão mais lindo!
    Vi no insta e fiquei apaixonada!
    Já anoitei a receita pra faze

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails