quinta-feira, 28 de março de 2013

Berinjelas recheadas com atum da Josy

 
E de pensar que há alguns anos atrás eu não podia nem ver berinjela... mas hoje, em qualquer lugar que eu vejo receitas, fotos, ou o que for, eu fico salivando de vontade. Apesar dela não ser tão "visualmente" apetitosa, adoro esse vegetal. Não é por menos, permite as mais diversas combinações, é muito saborosa, e ao mesmo tempo é neutra, e o melhor de tudo, muito fácil de preparar... Estava com 2 lá na minha geladeira, esperando uma brisa futura, quando vi esse post da Josy, recém saído do forno. Não tive dúvidas e no mesmo dia corri pra fazer, e olha... que delícia! Josyta como sempre nos trazendo maravilhas da comida caseira, aquela comida de mãe, sabe? E eu não tive dúvidas do sucesso dessa receita aqui.
Berinjela recheada com atum da Josy
 
Ingredientes
  • 2 berinjelas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 lata de atum 
  • sal à gosto 
  • orégano 
  • pimenta-do-reino
  • cheiro-verde à gosto
  • azeite
  • 150 grs de mussarela ralada
  • molho de tomate pronto à gosto
Bechamel
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de cebola picada (pode retirar da cebola picada acima)
  • cerca de 1 copo de leite
  • sal e noz moscada à gosto
 
Modo de preparo
Corte as berinjelas já lavadas no sentido do comprimento, e com cuidado vá retirando sua polpa (com uma colher é mais fácil!) e coloque num recipiente com água e sal para não escurecerem. Cuidado para não retirar toda sua polpa, senão a casca ficará muito molenga! Faça tipo uma canoinha com as berinjelas.
 
Em uma panela que caibam as cascas da berinjela, coloque água e sal, e adicione as cascas, e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, conte 5 minutos, desligue e escorra as cascas imediatamente. Reserve.
 
Em outra panela, frite a cebola e o alho com o azeite, acrescente a polpa reservada e escorrida, (aperte as polpas para sair todo a água) refogue em fogo baixo, acrescente o sal e o orégano, vá refogando até diminuir o caldo que solta da beringela.
Acrescente o atum, refogue mais um pouco e desligue o fogo. Adicione pimenta-do-reino e cheiro-verde à gosto e reserve. Escorra as cascas da berinjela já aferventadas e reserve.
Para o bechamel, em uma panela pequena ou frigideira, derreta a manteiga e dê uma leve assustada na cebola. Adicione a farinha de trigo e mexa até que dê uma douradinha de leve.
 
Vá adicionando o leite aos poucos e mexendo vigorosamente. Vai formar um creminho espesso. Coloque o leite na quantidade que desejar, até ficar na consistência que você preferir. Eu fiz bem grossinho. Desligue o fogo, acerte o sal, coloque noz moscada e reserve.
 
Preparei o mise em place para começar a montagem: na foto, o refogado de atum, o molho de tomate e o molho bechamel.
 
Unte uma assadeira pequena com um pouco de óleo, e arrume as cascas das berinjelas.
 
 
Coloque uma colher (sopa) do refogado da berinjela com atum,
 
Uma camada de bechamel,
 
E o restante do refogado.
 
Distribua o molho por cima e leve ao forno para assar.
 
Quando elas estiveres assadas, retire do forno, e coloque por cima as fatias de mussarela, volte ao forno para dar uma gratinada.

 

 
Fica uma DELÍCIA assim purinha, ou com um arroz feitinho na hora!
Obrigada Josy por compartilhar essa delícia!
 
Bom apetite!
 
Tá rolando sorteio na fanpage do Brisando, bora participar lá!
Clique AQUI e depois na barra de SORTEIOS abaixo da foto de capa! Participe e compartilhe, valendo um lindo presente pra sua cozinha!

14 comentários:

  1. Que delicia de receita, pensando seriamente em fazer hoje mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Carlinha querida, que delicia saber que voce gostou da receita e se inspirou lá no meu cantinho, fazendo no mesmo dia. Ficou linda, saborosa, e adorei o bechamel. Deixou ela mais gostosa do que já é. Vou fazer como sua versão na próxima vez. Obrigada por mencionar meu blog e pelo carinho em suas palavras. Aproveito pra te desejar uma Feliz Páscoa repleta de alegrias, paz e muito, muito, muito chocolate hehe. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. eu já fiz esses barquinhos com carne moída. Foi um sucesso.
    Não precisei colocar as berinjelas para cozinhar por 5 minutos, foram diretos ao forno. Vou testar essa com atum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu geralmente também não "pré-cozinho" as berinjelas. Desta vez o fiz para seguir a receita da Josy na íntegra, mesmo que eu tenha feito alguma mudancinha em outras coisas... mas dá muito certo colocar direto no forno!

      Excluir
  4. adoro Berinjela!
    Passando para desejar uma excelente Páscoa para você e sua família. abraços Teresa

    ResponderExcluir
  5. Oi Josy,

    Adoro beringelas e as tuas ficaram com um aspeto delicioso.

    Bjnhos e uma Páscoa abençoada.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Carla, você viu na Josy, eu vi aqui e há sério risco de essa beringela ser meu jantar amanhã! Que delícia essa corrente das comidas gostosas, em todos os sentidos :) Beijos! Que sua Páscoa tenha sido muito feliz!

    ResponderExcluir
  7. Sou fã de berinjela e amo todas as maneiras que se pode imaginar de usá-las, recheadas com carne já fiz, com atum deve ficar muito gostosa também, vale conferir!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz, ficou delicioso! Muito bom mesmo. Não deixei a polpa de molho pq não achei necessário, fiz tudo tão rapidinho que nem deu tempo de escurecer a berinjela.
    Também não fiz o molho branco, ao invés disso espalhei um pouco de cream chesse por cima do recheio e coloquei uma fatia bem generosa de mussarela por cima. Ficou maravilhoso!! Adorei.
    Quando faço alguma receita costumo colocar foto no face, pois minhas amigas adoram e sempre coloco o site de onde tirei a idéia, ok?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm Ina, que delícia!
      Eu deixei de molho apenas porque deixei para picar o restante depois, mas quando já está tudo no jeito eu também não deixo...
      Adorei a ideia do cream cheese, imagino a delícia que deve ter ficado...
      Estou curiosa pra ver essas fotos! Posso ver? hehehe
      Abraços, fico muito feliz que tenha gostado!

      Excluir
  9. Deu água na boca. Quero me arriscar a fazer logooo. Parabéns Carla, você fera!

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails