quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Blogagem coletiva: Plágio Não! Movimento contra o roubo de conteúdo original dos blogs.

Quando criei o Brisando, há exatos 4 anos atrás, sinceramente, não conhecia praticamente nenhum foodblog. O criei para unir a minha paixão crescente por culinária com a fotografia (estava naquele ano - 2009 - cursando fotografia como matéria na faculdade) e também porque sentia uma deficiência em conteúdo de qualidade na internet. 
Enfim, por conhecer apenas sites de receitas cujas fotografias tinham produção profissional (tooooda aquela maquiagem na comida para sair bonita na foto, photoshop e tudo mais), pensei na possibilidade de criação de um material que fosse de verdade. Que a pessoa que estivesse lendo e vendo as fotos realmente pudesse fazer e chegar num resultado parecido àquele que viu ali na tela. 
Pra mim sempre foi assim. Entrar num blog, reparar na foto, pensar que a pessoa por trás das palavras e imagens ali realmente fez aquele prato para si, sua família e amigos, que ela tomou seu tempo anotando o que dava certo e o que dava errado, tomou seu tempo transferindo as medidas de gramas para xícaras, copos e colheres... e que por váááárias vezes acabou comendo comida fria pois ficou um bom tempo tentando capturar o melhor ângulo do seu recente feito.
Nós blogueiros temos nos deparados com episódios desagradáveis de outros "blogueiros", empresas, sites de compras coletivas, e outros meios que têm se utilizado de nosso conteúdo para se promoverem. Acham isso justo?
É por isso que nos unimos hoje para mais uma vez gritar: PLÁGIO NÃO! 

Gritamos para mais uma vez mostrar nossa insatisfação com o desrespeito alheio por nosso tempo de trabalho, nossa dedicação e pelo desrespeito ao público que estará lendo um conteúdo copiado.
Gritamos para mais uma vez dizer que se você não tem capacidade de criar seu próprio conteúdo, não o faça! A internet já está cheia de informação, copiando conteúdo alheio você não estará agregando nada nem colaborando com ninguém
Gritamos para que continuemos engajados para continuar produzindo conteúdo ORIGINAL e de qualidade para quem nos lê e nos respeita... 

Imagem: Tulio Souza/ Macho Gourmet

É meu primeiro ano participando do movimento, mas com certeza não é o primeiro ano que me deparo com essa situação. Infelizmente acredito que não será o último, mas a luta continua... 

3 comentários:

  1. Ola Brisa n sei pq fazer isso...eh tao gostoso nos mesmo criarmos, falarmos sobre ....pq isso...eh muito triste mesmo...existir pessoas assim no nosso meioo.

    Bjss rose jp

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails