terça-feira, 26 de novembro de 2013

Torta de ricota com limão e goiabada


Alguns de vocês provavelmente já sabem que eu já me submeti à uma cirurgia bariátrica há quase 8 anos, só que o que muitos não sabem é que esse foi o divisor de águas para esse meu interesse pela culinária, e principalmente para a perda do meu preconceito pelos alimentos. Eu era daquelas gordenhas frescurentas mesmo. Não comia peixe (nenhum tipo), não comia vários tipos de legumes, temperos, frutas, doces... e um elemento que fazia parte da lista negra era a tal da goiabada. Não gostava, nem coragem de experimentar eu tinha. Após a cirurgia, me despertou a vontade de experimentar de tudo um pouco, e pelo menos dar a oportunidade para esses alimentos. O fato é que hoje eu sou apaixonada por goiabada, só de ver uma receita com ela ali no meio meu olhos já brilham.
Tudo isso foi só pra falar que a receita de hoje é uma torta deliciosa, na qual a sugestão de cobertura   é a calda (ou geleia) de goiabada, que além de conferir uma cor linda ao doce, proporciona um sabor incrível. Junto com uma massa crocante e um recheio delicioso com um leve toque de limão, formam essa torta delícia.
Me baseei nessa receita aqui para fazer, e é claro fiz as modificações até chegar onde cheguei. Aposto que vocês não vão se arrepender! Lembrando que é uma ótima sugestão para o Natal também!


Torta de ricota com limão e goiabada

Ingredientes
Massa
  • 200g de biscoito de leite ou maisena, 
  • 150g de manteiga 
  • 1/2 xícara de açúcar 
Recheio
  • 200g de ricota, 
  • ½ lata de creme de leite sem soro, 
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 colheres (sopa) suco de limão, 
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha 
  • 3 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor,  
  • raspas do limão 
Cobertura
Geleia de goiaba ou goiabada derretida com um pouco de água para cobrir a torta

Modo de Preparo
Triture os biscoitos no processador, misture a manteiga e o açúcar formando uma farofa. Forre o fundo de uma forma redonda de aro removível (22cm), pressionando bem com os dedos. Asse em forno baixo por cerca de 15 minutos ou até a massa firmar e dar uma leve dourada. Reserve.

Passe a ricota por uma peneira e misture o creme de leite. Como podemos ver na foto, eu não peneirei, só amassei com o garfo (esqueci mesmo). Mas você, menos esquecido que eu, irá peneirar né?

À parte, misture o leite condensado com o suco de limão, a baunilha e as raspas.


Misture este creme com a ricota e mexa bem. Bati com o mixer justamente porque esqueci de peneirar! hehehehe

Adicione a gelatina dissolvida na ricota e misture bem. Despeje o recheio sobre a massa da torta e leve à geladeira com filme plástico e deixe de um dia para o outro.

Se você tiver uma geleia ou calda de goiabada pronta, apenas espalhe por cima da torta após o creme endurecer. Caso não tenha, derreta pedaços de goiabada com um pouco de água no fogo baixo e distribua por cima da torta.


Desenforme antes de servir e BOM APETITE!


Além de linda, essa torta é deliciosa. A suavidade da ricota + o toque de sabor do limão e suas raspas dão um toque especial! Espero que tenham gostado!

11 comentários:

  1. Uauuu,Uauuuu, uauuuuuu!!!!! Que torta MARAVILHOSA é essa ,hein? Estou salivando aqui, adoro tudo o que leva queijo, principalmente em pratos doces! essa receita estou levando comigo Carla, comcerteza afarei aqui em casa!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Quem vai gostar desse torta é o Lipel, Carla.Ele é LOUCO por goiabada. Para ele combina com tudo. Vou fazer para ele.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Olaa

    Eu tb sou adepto a experimentar tudo Carla. Ricota eh uma das poucas coisas que nao gosto. Mas assim numa torta eu encaro sem problemas, até pq ela esta bem mascarada por um geleia linda dessa por cima neh kkkk.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olaa

    Eu tb sou adepto a experimentar tudo Carla. Ricota eh uma das poucas coisas que nao gosto. Mas assim numa torta eu encaro sem problemas, até pq ela esta bem mascarada por um geleia linda dessa por cima neh kkkk.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla! Sua torta ficou linda. Eu já não sou muito fã de goiabada, acho que de tanto comer na infância, rsrs, mas mesmo assim eu aceitaria uma fatia desta tortinha :)

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  6. Olhe aih gente, este pedaçinho aih eh meu!!!! Que saborosaaa esta torta!!! Façam e comprovem!!!! Bjimmmm

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Bom dia! A quantidade são 5 colheres de sopa do suco de limão. Provavelmente um limão é suficiente para essa quantidade de suco! Abs

      Excluir
  8. Olá Carla tudo bem? Tenho uma dúvida: Em que momento do preparo são colocadas as raspas de limão? Deus te abençoe! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elda, tudo bem??? Não tinha percebido que não tinha esse detalhe no texto! Vou consertar, obrigada! As raspas de limão você pode adicionar ao creme antes ou depois de colocar a gelatina já hidratada! Beijo! :)

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.