sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Picadinho de carne e vinagrete de banana



Confesso que nunca fui a maior fã de misturar doce com salgado... sempre torci o nariz pras frutas no meio da salada e sempre tirei a uva passa da maionese, salpicão ou farofa! kkkkk
Mas aos poucos tenho deixado de lado essas frescuras, e assim tenho descoberto várias delícias que só enriquecem o paladar e aumentam o cardápio :)
Tudo isso só pra dizer que desde quando vi aqui no blog da Akemi essa receita de picadinho com vinagrete de banana fiquei imaginando como seria essa mistura de sabores, e não sosseguei enquanto não fiz. 
A receita original (que está aqui) é da chef Renata Cruz, do restaurante Amici (de São Paulo), e ganhou meu coração pela simplicidade e pelo sabor.

Picadinho de carne e vinagrete de banana

Ingredientes

Picadinho de Carne
  • 700g de carne picada em cubos pequenos (pode ser patinho, filé mignon, miolo de alcatra... a que preferir)
  • 4 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (sopa) de shoyu
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 200ml de molho de tomate
  • sal e pimenta do reino a gosto

Vinagrete de Banana
  • 2 bananas nanicas maduras
  • 1 cebola roxa pequena em fatias finas
  • 1 tomate sem sementes picadinho
  • salsinha picadinha
  • sal, pimenta do reino a gosto
  • azeite extra-virgem a gosto
  • suco de limão a gosto


Modo de preparo
Aqueça uma frigideira funda em fogo forte e derreta a manteiga.
 
Junte a carne picadinha, tempere com sal e pimenta do reino e refogue até que a carne mude de cor e o suco formado na panela evapore um pouco.   
 Acrescente o molho inglês, o shoyu e deixe tomar gosto por alguns minutos.
Coloque o molho de tomate, misture e deixe refogando em fogo baixo por alguns minutos até que o molho encorpe levemente e envolva a carne. Acerte o sal, se necessário.

Para o vinagrete, corte as bananas em meia-lua e junte os demais ingredientes. Misture com cuidado para não desmanchar as bananas.


Sirva com arroz, feijão, farofa, pastelzinho de queijo (não tinha no dia) e claro, o vinagrete de banana (que pra mim foi a estrela do prato).

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Carlinha ao contrário de você eu adoro misturar doce com salgado mas confesso que banana no vinagrete deu aqui um nó na minha cabeça e já comecei imaginar o doce da banana brigando com o ácido do limão. Mas vou experimentar adoro me surpreender! Olhando seu prato salivei...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que comidina mais gostosa Carla, super comfort food, do jeitinho que eu gosto, fiquei com água na boca, viu! Beijinhos e um excelente FDS

    ResponderExcluir
  3. "sempre tirei a uva passa da maionese, salpicão ou farofa! " eu também! mas banana verde com carne realmente fica excelente, uma vizinha minha do Matro Grosso fez pra mim am dezembro e me apaixonei! temos que experimentar mesmo antes de ficar como preconceito na cabeça de nao misturar doce com salgado!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa combinação , Carla. Eu, ao contrário, de você, adoro essa mistura de doce com salgado. E vinagrete de banana nunca tinha provado, já vou experimentar. Com carne moída deve ficar mesmo perfeito.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog.
    Você já parou para pensar para onde irá quando partir desta terra ? O que perece é somente o corpo, qual a certeza de que tem, de que quando partir ira para o céu? Deus tem toda eternidade para esperar você receber Jesus em sua vida, mas e você, quantos anos tem de vida nesta terra? Receba Jesus em sua vida como seu único e verdadeiro salvador, Ele pode mudar sua vida e sua eternidade.
    "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
    Apocalipse 3:20'"

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, como vc temperou a vinagrete de banana? como um vinagrete tradicional (azeite, zal e vinagre?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "Anônimo" (hehehe), tudo bom?
      Acima na listagem dos ingredientes está descrito o que usei (limão, azeite, sal, pimenta), mas a quantidade é à gosto!
      Achei que o limão combinou bem com as bananas! Ainda não testei com vinagre, mas se testar me conte! :)
      Beijos!

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails