sexta-feira, 21 de março de 2014

Pão de queijo com pimenta biquinho


Desde novembro, quando fui ao Encontro Gourmet (♥ ♡ ❤ ♥ ♡ ❤), estava escasquetada na ideia de fazer esses pãezinhos de queijo recheados com pimenta biquinho, que foram servidos durante o café da manhã gentilmente cedido pela Fleishmann e Mococa. Pra ser sincera, me lembro de só ter comido o dito cujo: era tão gostoso que me fez esquecer que existiam outras inúmeras delícias por lá... 
Pão de queijo + pimenta biquinho - já sou apaixonada pelos dois separados, juntos então...
Quis reproduzir a ideia aqui em casa, mas não queria fazer com qualquer receita de pão de queijo, queria uma receita tradicional! Encontrei uma muito apetitosa no blog Cozinha da Matilde e não me arrependi nem um pouquinho. Mesmo com meus pequenos deslizes no preparo afirmo que esse pão de queijo é dos melhores que já comi! Textura macia, sabor marcante de queijo, sabor da pimenta e ainda um toquinho de lemon pepper... Só amor define!


Pão de queijo com pimenta biquinho
receita retirada do blog Cozinha da Matilde, com algumas alterações

Ingredientes
  • 1 litro* de polvilho doce 
  • 1 litro* de queijo Minas curado ralado (de preferência caipira!)
  • 1/2 litro de leite 
  • 1/4 litro de óleo 
  • 8 ovos 
  • pimenta biquinho à gosto
  • lemon pepper (opcional)
* para medir os ingredientes sólidos em litros é só pegar alguma jarra ou copo medidor e ir colocando o ingrediente até atingir a marca de um litro :)

Modo de Preparo
Ferva o leite com o óleo.
Despeje sobre o polvilho para escaldar. Misture bem com uma colher de pau, até ficar bem homogêneo e deixe esfriar. Confesso que eu não misturei tanto quanto deveria, pois a pressa para comer era muito grande. Mas você com certeza terá mais paciência que eu, né? :)


Quando estiver frio, acrescente os ovos e comece a sova. 

Quando os ovos tiverem se misturado bem à massa, acrescente o queijo ralado e continue sovando.

Se a massa ficar muito seca acrescente mais um ovo. A minha ficou mais mole que deveria, acho que acabei colocando leite a mais e não sovei tanto quanto deveria. Mas não tem problema, deu certo do mesmo jeito, só ficou mais difícil de modelar. 

Ajuste o sal da massa (deixe prá fazer isso no final, pois vai depender do quão salgado é o queijo que você comprou). Unte as mãos com óleo e modele bolinhas, colocando a pimenta biquinho no meio e fechando bem, ou coloque em forminhas pequenas de cupcake ou empadinha (no meu caso usei pequenas forminhas de silicone) e coloque uma pimentinha por cima de cada. Eu acabei fazendo isso, pois como eu disse anteriormente, minha massa ficou um pouco mais mole do que deveria. Acomode em uma assadeira (untada, se você for modelar na mão) e asse em forno médio preaquecido por mais ou menos 20 minutos ou até dourar. Antes de ir ao forno também salpiquei um pouquinho de lemon pepper -que é o meu novo amor-, mas isso é opcional (#ficadica)


Você também pode congelar as bolinhas já modeladas. Para isso, acomode-as numa assadeira forrada com plástico e leve ao congelador e depois de congeladas acomode-as em sacos próprios para freezer. Quando desejar é só retirar do congelador e colocar direto no forno até dourar. :) Melhor impossível!


Bom apetite!

5 comentários:

  1. Oi Carla. Lembro beeeeem desses pãezinhos tb; Muito gostosos mesmo. Adoro pimenta biquinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uau...!
    Novidade total, amei!
    Receita nota 10, perfeita!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  3. HUmmm, com pimenta nunca comi. Vou fazer. Aqui faço uma receita muito parecida com essa, só que uso manteiga ao invés de óleo (a quantidade é a mesma). nham nham

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails