terça-feira, 11 de março de 2014

Torta Bolo de Rolo

Há dois anos atrás fui conhecer pela primeira -e ainda única :(- vez o estado de Pernambuco, mais precisamente Recife e Olinda. Um  dos objetivos principais eram rever os amigos de lá (que conheci através dos encontros estudantis de Design) e também conhecer o tão famoso carnaval do local. Mas devo confessar que na minha lista de prioridades estava também experimentar o tradicional e famoso bolo de rolo, que eu nunca havia visto de perto. Graças a Deus agora encontro essa "iguaria" pernambucana perto de casa para poder matar a saudade toda vez que ela bate. E é o bolo de rolo que irá estrelar na nossa receita de hoje, que será pra homenagear a cidade de Recife, que fará aniversário de 477 anos amanhã! Torta de bolo de rolo! Confiram :)

Torta Bolo de Rolo
(receita retirada do folheto "Sabores Inesquecíveis", da Nestlé Professional)
rende uma torta de aproximadamente 20cm de diâmetro

Ingredientes
  • 1 bolo de rolo (eu comprei pronto no Pão de Açúcar, mas se quiser tentar fazer, existem vários vídeos no Youtube ensinando - se um dia me arriscar a fazer, posto por aqui! hehehe)

Recheio
  • 1 receita de pão-de-ló básico(eu comprei também, mas você pode fazer essa receita, da minha amiga Cintya)
  • 250g de cream cheese
  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 100g de goiabada em cubos
  • 1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor
  • raspas de limão (opcional)
Decoração
  • geleia de brilho (usei essa receita)
  • brigadeiro branco (coloque uma lata de leite condensado + 1 colher (sopa de manteiga) no fogo e vá mexendo até se soltar do fundo da panela e deixe esfriar)

Modo de Preparo
Para o recheio, bata o cream cheese com o leite condensado na batedeira ou fouet por cerca de 2 minutos, até ficar bem homogêneo. Acrescente o creme de leite e bata um pouco mais. 
Adicione a gelatina sem sabor já dissolvida (de acordo com as instruções da embalagem) e por fim coloque os cubinhos de goiabada. 
Se quiser, acrescente raspinhas de limão pra dar um toquezinho. Misture delicadamente e reserve.
Corte o pão de ló em discos ou pedaços.
Para a montagem, corte o bolo de rolo em fatias finas. 
Envolva com filme plástico (PVC) a parte de dentro de um bowl ou outro recipiente que tenha formato arredondado, lembrando de deixar sobrando plástico para fechar a torta depois.
 
Unte com um pouco de azeite e açúcar e distribua as fatias cortadas de bolo de rolo, preenchendo toda a extensão do recipiente. 
Distribua o recheio intercalando com o pão-de-ló, formando camadas. 
Termine com o pão-de-ló, e com as sobras do filme plástico feche a torta e coloque-a na geladeira pra firmar, por cerca de 2 horas. 
Desenforme, pincele a geleia de brilho por cima e decore com o brigadeiro branco. 


Sirva geladinha! Bom apetite!


E PARABÉNS, RECIFE! :)


4 comentários:

  1. Amiga, essa sobremesa ficou de matar! Visual lindo e ingredientes deliciosos! Adorei!!!! E confesso que "assustei" ao ver o meu nome na receita..rsrs.. Nunca comi bolo de rolo. Fiquei curiosa e otimista porque aqui em Salto não tem Pão de Açúcar, mas em Itu tem. Vc acha que não irei fuçar se eu acho por lá? Má-cráro! rsrs
    Bjs e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuu Carlinha, fiquei aguada aqui... que delícia!!!
    Parabéns a decoração ficou linda!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Carla,
    que linda homenagem ao meu querido estado de Pernambuco. Saiba que amanhã é o aniversàrio de Olinda, antes de ser o aniversàrio de Recife (Olinda "nasceu" primeiro).
    Saudades do bolo de rolo. Esta torta ficou linda mesmo. Jà tinha visto uma parecida usando rocambole, mas feito com bolo de rolo ela ganha um charme a mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus...que perdição! Onde eu encontro bolo de rolo em Manaus, socorroooo!

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.