sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Salsichão caseiro

Olha a sexta-feira aí! E pra acompanhar a querida cervejinha de sempre, que tal um petisco super fácil, barato e feito por você mesmo(a)? Para inovar, aqui vai uma receita de salsichão caseiro, que sai muito mais barato do que comprar embutidos no supermercado, e além de ser uma delícia, você pode adaptar de acordo com seus gostos e personalidade... vamos conferir? 

Salsichão caseiro
(receita retirada e adaptada daqui, rende 2 rolinhos)

  • 250 g de peito de frango sem osso cortado em pedaços médios 
  • 100 g de bacon cortado em pedaços bem pequenos 
  • 150 g de presunto picado 
  • sal, pimenta-do-reino 
  • cheiro-verde à gosto 
Adicionais que usei (você pode usar o que preferir, tudo bem picadinho): 

  • 100g de queijo reino à gosto em cubinhos

  • 1 colher (sopa) relish de pepino bem picadinho 




Modo de Preparo 

Primeiro reidratei o pimentão vermelho e o molho tártaro*. Para isso coloquei uma sopa de cada um em um potinho e adicionei água fervendo apenas até cobrir. Ele irá inchar e triplicar de tamanho. 
Depois, adicionei um pouco de azeite, vinagre e sal. Virou um molhinho delícia para acompanhar saladas e/ou carnes e peixes, porém no nosso salsichão usei apenas a parte sólida coada.
 
*Obs: Se você deseja obter o pimentão e o molho tártaro desidratados e não encontrar onde mora, pode comprar online no Empório A Casa Encantada da minha amiga Ariana (coloquei o link de cada um na lista de ingredientes), ou substituir por picles, pimentão em conserva, ou o que preferir. 

Num processador coloque 250 g de peito de frango sem osso cortado em pedaços médios, 100 g de bacon cortado em pedaços bem pequenos, 150 g de presunto picado, sal, pimenta-do-reino a gosto e bata até formar uma massa pastosa. 

Depois, transfira essa massa para uma tigela e adicione o que mais quiser (essa etapa é opcional): 
*eu coei parte do molho já pronto que citei acima e utilizei 5 colheres de sopa apenas da parte sólida. Também utilizei queijo reino em cubinhos (cerca de 1 xícara) e 1 colher (sopa) cheia de relish de pepino também picadinho para adicionar sabor ao salsichão.

Misture tudo muito bem, e adicione também o sal e a pimenta-do-reino.
Para saber se está no ponto certo de sal, pegue uma pequena porção dessa massa e coloque na frigideira até que fique fritinho e experimente. Se precisar adicione mais.

Divida a mistura em duas partes iguais e transfira cada uma destas para um filme plástico, formando um rolinho, enrole e feche bem as pontas do filme. 
Leve ao micro-ondas em potência alta por 5 minutos. Depois de uns 3 minutos pausei o microondas, abri e fiz um furinho em cada rolinho, pois estava inflando muito e fiquei com medo de estourar hehehe. Retire do micro-ondas, retire o plástico com cuidado e deixe esfriar. 

Coloque o salsichão na frigideira para selar por todos os lados.
Você pode pular essa etapa e apenas cortar o salsichão depois de frio (sem selar).

Corte o salsichão em fatias e sirva em seguida. Pode ser servido assim como aperitivo ou ser usado em sanduíches. Com uma mostarda de boa qualidade ou com o molhinho que citei acima... fica uma delícia!

Bom apetite!!


Ps: Este post não é um publieditorial.

9 comentários:

  1. Carla,
    com essa mistura de ingredientes só pode ter ficado uma delícia.
    Receita nota maravilhosa, vou fazer, adorei!

    Bjs, ótimo fds ♥

    ResponderExcluir
  2. Fácil né Carlinha e deve ter ficado gostoso, vou fazer pro marido petiscar. Com cerveja bem geladinha vai muito bem!

    ResponderExcluir
  3. Hum! Essa é daquelas receitas que tenho que fazer, Carla! Muito bom! Você , como sempre, arrasando !
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Amei esta receita Carla, pena que em minha cidade não tem o molho tártaro e pimentão desidratado e o queijo do reino, tem alguma outra opção de substituição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Leudisnaê! Desculpe minha demora para responder. Você pode substituir sim, por temperos que goste (eu por exemplo usaria também o chimichurri, que é fácil de encontrar e muito gostoso).
      Quanto ao queijo, também pode substituir pelo que quiser, só recomendo que use queijos mais "curados" e não muito frescos, pois soltam muita água. Acho que o coalho ficaria ótimo nessa receita! Abraços! :)

      Excluir
  5. Frango não é minha praia. E salsichão é de porco, nada de frango. Melhore seu Português ("à você").

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião. Mas a receita de hoje aqui é o salsichão com carne de frango. E obrigada pela dica, sempre procuro melhorar meu português, mas não sou perfeita. Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
    2. na vdd salsichão nem é assim, esta uma receita CASEIRA... e ótima; alias é chamado de salsichão não pela carne e sim pelo formato que é dado e cozimento... Parabéns Carla ótima receita...

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails