sexta-feira, 13 de março de 2015

Pão simples recheado com queijo reino e cebola


Tenho uma receita coringa de pão, que é infalível. Uso-a sempre, tanto que aqui no blog temos várias receitas com a mesma massa (no fim do post estarão os links de receitas com ela)... mas nesse fatídico dia eu não tinha ovo em casa, mas mesmo assim queria comer pão! E a preguiça de ir ao mercado (que atualmente é à uma quadra de casa) foi mais forte que eu e passei a pesquisar receitas de pães mais simples. Essa receita surpreendeu não só pela simplicidade, mas pelo sabor do recheio, maciez da massa e crocância da casquinha...vale a pena conferir! E o recheio? Super cremoso e muito sabororo! :)



Pão simples recheado com queijo reino e cebola

Ingredientes

  • 250 ml de água morna
  • 1/2 copo americano de óleo vegetal
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 1 sachê de fermento biológico seco
  • 1 sachê de melhorador de farinha para pães (opcional)
  • 1 colher rasa (chá) de sal
  • farinha de trigo até dar ponto (aproximadamente 700g)
  • 1 colher (sopa) cebola desidratada (opcional)
Recheio
  • 1 xícara (chá) bem cheia de queijo reino Palmyra ralado
  • 1 cebola grande em tiras
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • lemon pepper
  • gergelim para decorar
  • pimenta caiena (opcional)
Modo de preparo
Num bowl misture a água morna, o óleo, o açúcar, três colheres (sopa) generosas de farinha de trigo, o fermento para pães e o melhorador. Deixe descansar por 15 minutinhos, e assim formará uma esponja. Passado esse tempo, adicione o sal e vá colocando farinha aos poucos até que a massa forme uma bola, ainda macia. Adicione aos poucos e vá sovando, e não coloque muita farinha, senão o pão ficará duro. Coloque apenas até que a massa fique boa para se trabalhar, ainda maleável.
Sove bem por cerca de 10 minutos e volte-a ao bowl, cubrindo-a com um plástico.
Deixe em um local sem ventilação para descansar, por cerca de 1 hora ou até dobrar o volume. Eu sempre deixo dentro do forno desligado, pois não há corrente de ar.
Enquanto a massa descansa, fatie uma cebola em tiras finas e rale o queijo reino no ralo grosso.

Passado esse tempo, coloque a massa numa superfície levemente enfarinhada e retire todo seu ar. Com um rolo, abra a massa no formato de um retângulo com cerca de meio centímetro de espessura.

Distribua o recheio: queijo reino, cebola, creme de leite e os temperinhos

Enrole o pão como um rocambole e leve para uma assadeira untada com um fio de óleo. Também pincelei azeite por cima do pão enrolado.
Cubra novamente com um plástico e deixe descansar novamente por cerca de 30 minutos (ou até dobrar de volume). Nesse momento você já pode acender o forno para preaquecer e deixar o pão ali pertinho, o calor do forno ajudará no crescimento do pão.
Salpique gergelim ou o que mais quiser (eu mandei ver na pimenta caiena, mas tome cuidado pois a bixa é ardida!). 

Leve ao forno médio (180°C) preaquecido e deixe até ficar ainda maior e douradinho por fora. Até deixar seus vizinhos enlouquecidos com o cheiro de pão no ar... Para saber se o pão está assado por dentro, dê umas batidinhas nele. Se fizer um som oco, estará assado. 

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Olá Carla!!!
    Adoro pães caseiros, esta sua receita ficou extremamente fofinha, levo comigo pra fazer por aqui! Obrigada por compartilhar!!!!! Beijo e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  2. esse pão é fabuloso esse interior que magnifico.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Amei esta receita! Vou fazer com o queijo que tenho aqui em casa. Depois te conto! Seu blog sempre é um bom local para passear e ter novas idéias ! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla! Amei esta receita! Vou fazer com o queijo que tenho aqui em casa. Depois te conto! Seu blog sempre é um bom local para passear e ter novas idéias ! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails