segunda-feira, 23 de maio de 2016

Bolinho de Galinhada


Desde que este blog é um blog, aliás, desde quando comecei a cozinhar, não gosto de desperdiçar comida (vocês já devem estar carecas de saber). Mas por comer pouco, aqui em casa sempre acaba sobrando comida e eu também não gosto de repetir o mesmo prato a semana toda. Ou seja, o que fazer? Brisar, é claro! 
Galinhada é uma comida que sempre rende bastante. Um pouquinho de frango, uma cenourinha, uma lata de milho, arroz e olha ali o tamanho da panelada que deu. Então, pra não comer galinhada até enjoar, ou pra não jogar fora, a gente reinventa. Assim nasceu o bolinho de galinhada. Delícia facinha de fazer e o sabor do seu bolinho vai depender do sabor e toque especial que você pôs na sua galinhada. 


Bolinho de Galinhada
(rende em média 35 bolinhos)

Ingredientes

  • 3 xícaras de galinhada pronta (se tiver pedaços de frango, desosse, desfie e misture com a galinhada)
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • sal à gosto
  • cheiro-verde à gosto
  • temperos que preferir (opcional), eu usei: lemon pepper, um pouco de açafrão da terra, pimenta-do-reino, molho de pimenta.
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó (para bolo)
Modo de Preparo
Meça 3 xícaras (chá) da galinhada pronta e passe pelo processador. Não precisa processar muito, é só dar umas pulsadas. Se você não tiver processador, faça isso aos poucos no liquidificador.

Misture os outros ingredientes, exceto o fermento. Nesse momento você pode realçar o tempero da galinhada com o que você quiser, ou se ela estiver já bem temperada, só acerte o sal e coloque um pouco de cheiro-verde. 

Depois de tudo bem misturado, adicione o fermento e mexa delicadamente. 

Com a ajuda de duas colheres faça bolinhos e leve diretamente ao óleo quente (vá controlando a temperatura do óleo assim que colocar os bolinhos pra fritar). 


Vire e deixe fritar até que doure de todos os lados. Como esse bolinho fica mais consistente, você também pode fazer na airfyer. Eu não tenho ainda, então foi no óleo mesmo.

Uma ótima alternativa para dar uma cara nova às sobras de galinhada, e para servir como petiscos para a visita :)

Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails