terça-feira, 14 de junho de 2016

Pamonha doce assada (ou na panela de pressão elétrica) | sem ovos - sem farinha - sem fermento

Eita época gostosa do ano! Mês de junho é unanimidade. Todos aguardam ansiosamente por esse mês que vem acompanhado de muitas festas tradicionais e comidas típicas juninas. E pensando nesse clima gostoso é que eu vou postar a receita de hoje. A pamonha é um dos pratos que não consumimos só no mês de junho. O ano inteiro encontramos facilmente em feiras ou carros de som que passam pela rua anunciando essas delícias. Mas e quando bate a vontade de repente e não se sabe onde encontrar? Pois hoje te dou a solução! Uma pamonha feita no forno, hiper cremosa e muito fácil de fazer. Geralmente só encontrava na internet receitas de "pamonha de forno" que levavam ovos, farinha, fermento, mas eu queria uma tradicional mesmo, bem simples. E encontrei essa! Depois descobri aqui que também dá pra fazer na panela de pressão elétrica. Então sem desculpas hein? Vamos fazer?




Pamonha doce assada (receita simples)

Ingredientes
  • 5 espigas de milho
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
Modo de Preparo
Corte os grãos de todas as espigas, e adicione no liquidificador junto com todos os outros ingredientes. Bata bem, até que o milho dissolva bem (essa parte é importante).

Após bater, coloque em uma forma de furo central untada com margarina.

Coloque a forma dentro de outra assadeira.

Tampe a forma (usei o fundo de uma assadeira removível, mas você pode tampar com papel alumínio mesmo) e coloque cerca de 2 dedos de água na assadeira para assar em banho-maria.Gente, não se esqueçam de tampar a forma, pois se deixar aberto pode ser que não asse direito e fique mole por dentro! ;)

Asse em forno médio por cerca de uma hora, uma hora e meia. Depois de uma hora de forno, você pode remover o papel alumínio ou o que estiver tampando a assadeira. O ponto certo é quando ela fica ainda um pouco molinha no meio e mais firminha nas extremidades. Dependendo do seu forno, pode ser que tenha que ficar um pouco a mais até chegar no ponto. Aguarde uns 5 minutinhos antes de desenformar. Passe uma faca em volta da forma toda e desenforme. Essa pamonha fica assim branquinha mesmo, pois foi assada no banho-maria.


Depois de fria, mantenha-a na geladeira e consuma em até 5 dias. Na hora de comer coloque uns segundinhos no microondas que fica quentinha como feita na hora!

*Para fazer na panela de pressão elétrica você deve possuir uma forma de buraco ao meio que caiba na sua panela. Adicione 1/2 xícara de água na panela e adicione a forma com a massa da pamonha por cima (para assar em banho-maria). Feche a panela, posicione a válvula para pegar pressão e selecione qualquer função e ajuste para 15 minutos (função Carne, por exemplo). Aguarde o tempo acabar, retire a pressão e retire a forma de dentro com cuidado. A massa ainda estará molinha, é só aguardar também uns 5 minutinhos antes de desenformar.


Bom apetite!

15 comentários:

  1. Nunca comi pamhonha, mas pelo aspecto deve ser delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/um-mes-com-jamie-oliver-e-uma-quiche-de.html

    ResponderExcluir
  2. TEM UM ASPECTO DELICIOSO E MUITO CREMOSO!
    BJNS

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida,
    amo o seu canal de receitas.
    Você sabe me dizer quantas xícaras dá 5 espigas de milho? Eu congelo os grãos e não sei quanto colocar.

    Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lúcia! Cada espiga crua equivale mais ou menos a meia lata daquelas de milho, ou seja, mais ou menos 2,5 latas de milho. Agora a xícara acredito que seja um pouco menor que a lata, então meça 3 xícaras que acredito que dará certo :)

      Excluir
  4. Oi Carla! :)
    Fiz ontem mas não deu certo...ficou mole.Eu usei aquelas formas próprias para pudim,ficam em banho maria e tampada como no seu post,mas é no fogão.Como esse processo que mostrou de forma é o mesmo que geralmente se usa quando se faz pudim de leite condensado no forno e na minha forma de pudim sempre deu certo,achei que seria a mesma coisa...que pena... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho, Simone! Talvez teria que deixar mais tempo no forno mesmo, por isso não especifiquei exatamente o tempo, pois varia muito de fogão para fogão. Não entendi muito bem, mas você o fez na boca do fogão ou forno?
      Ele fica meio molinho no meio mesmo, mas nada que não dê para desenformar. Que pena! :( De qualquer maneira, não jogue fora, assim que o milho fica cozidinho, dá pra comer da mesma maneira, nem que seja na colher! =* Um beijo!

      Excluir
    2. então Carla,é uma panela super legal...é o mesmo esquema que você fez no forno,mas é panela na boca do fogão...sempre uso para pudins e fica super legal...mas não ficou firminho porque eu furei com a faca depois de quase 2 horas e ainda saia grudado na faca...mas eu não joguei fora,eu coloquei na geladeira e agora vou ver quando chegar do trabalho...se não der pra desinformar,vai dar pra comer como cural,porque o sabor esta otimo! obrigada pela resposta,bjos!!!

      Excluir
    3. Ahh, entendi! Mas Simone, talvez ainda dê pra desenformar, pois ele realmente não sai muito durinho do forno... essa pamonha fica super cremosinha, só as extremidades ficam um pouco mais firmes mas o meio fica mais mole mesmo! Enfim, pelo menos nada é perdido! Um beijo!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ola Carla Tudo Bem ? Meu nome e julia queria saber que ao inves de usar espigas de milhos eu possa usar latas de milho verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, tudo bom?? Não testei usar milho de latinha nessa receita, por isso não posso te garantir que dará certinho, pois o milho da lata já é pré-cozido, já o da espiga não... Mas se tentar me conta aqui? Um beijo!!!

      Excluir
  7. Olá! A colher de margarina é pra por na mistura ou só Pra untar a forma?

    ResponderExcluir
  8. Olá fiz sua receita pois me pareceu deliciosa acrescentei cocô ralado em flocos vamos ver se vai ficar bom!

    ResponderExcluir
  9. Na panela de prepressão a formalidade ser alumínio?

    ResponderExcluir
  10. Fiz ficou muiiiiito boa AMEI ❤️

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails