segunda-feira, 25 de julho de 2016

“Quadra” de Costelas de Cordeiro

Questões políticas a parte, a União Europeia fez bem ao Reino Unido no lado gastronômico da coisa. A cozinha inglesa se beneficiou bastante da integração cultural que ocorreu na Europa desde a metade do século passado. Se antes era considerada extremamente rudimentar e sem graça com o “fish and chips”, hoje a Inglaterra “exporta” grandes chefs que vira e mexe você vê na televisão - Jamie Oliver e Gordon Ramsey só para citar dois exemplos.
A cena gastronômica inglesa viu a chegada de vários restaurantes temáticos e a cozinha contemporânea começou a figurar no roteiro turístico de Londres. No ano passado, por exemplo, uma ideia bem bacana foi implementada pelos Jones & Sons e a Poker Stars, um dos mais conhecidos sites para se jogar poker na internet: um restaurante itinerante/temporário no qual você poderia “pagar” jogando poker. Ou melhor: pagar menos caso sua mão seja a vencedora. É o “All-In Kitchen”. Pensando nisso, separamos uma das receitas que estavam no menu: deliciosas Costelas de Cordeiro - a qual recebeu o sugestivo nome de “Four of a Kind Lamb Chops” (Quadra, uma das melhores mãos do jogo, de Costelas de Cordeiro). Ou seja: quatro peças suculentas e bem temperadas. O prato, que tem um toque de cozinha mediterrânea, é mais fácil de fazer que você pensa. Sem enrolar mais (você já deve estar com água na boa a essa altura do campeonato) vamos ver como se faz essa receita?

Foto: Cooking Channel TV

“Quadra” de Costelas de Cordeiro

Ingredientes:
  • 2 dentes de alho amassados (de preferência, grandes)
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de alecrim
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de tomilho
  • 1 pitada de pimenta caiena
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
  • 4 peças de costela de cordeiro (com mais ou menos dois centímetros de espessura)

Modo de Preparo:
Como visto, são poucos ingredientes e é um prato extremamente saboroso. Embora sejam um pouco mais difíceis de encontrar, não troque o tomilho e o alecrim por outros temperos: eles são essenciais para “contra-balancear” o paladar mais forte da carne de cordeiro se comparada a outros tipos de carne. Também, opte por não usar temperos desidratados, o sabor realmente é diferente! Eu já comprei vasinhos de tomilho e alecrim para ter sempre em casa, já que não encontro sempre para comprar fresco, e lhes digo que vale a pena!
Feita esta observação importante, pegue as folhas frescas de tomilho, a pimenta caiena, as folhas de alecrim, o alho e o sal e coloque num processador de alimentos. Caso você não o tenha, um liquidificador pode dar conta do recado. Bata esses ingredientes até que uma pasta seja formada. Acrescente o azeite extra-virgem e bata novamente.
Depois, coloque essa pasta nas peças de costela, como se estivesse “pintando” as peças com a pasta. Não esqueça de passá-la dos dois lados da peça, não apenas “em cima”. Feito isto, deixe o cordeiro marinar por pelo menos uma hora - e aqui vem um truque interessante, faça isso no freezer: dará mais consistência à carne. Depois, deixe em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos.
Quando faltar cerca de 5 minutos para esses 20 estourarem, aqueça uma frigideira até que praticamente saia fumaça (ou seja, bastante quente). Outra dica importante aqui: NÃO coloque óleo para o preparo, você já acrescentou essa gordura lá atrás na pasta de temperos. É mais do que o suficiente para que a carne seja frita/cozida. Então, coloque as quatro peças e “sele” a carne num primeiro momento, por cerca de 2 minutos. Após, vá mexendo as peças por cerca de 3 minutos (agora, em fogo médio-forte) e ao final por mais 3 minutos em fogo médio. A questão da “potência” do fogo é importante para não “passar” do ponto.
Pronto! Agora é só servir. Caso você queira fazer mais peças, é só seguir a proporção de temperos/azeite para cada quatro peças. Afinal de contas, estamos falando de uma quadra de cordeiros, né?

 Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails