quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Nhoque de batata-doce recheado com queijo e molho de gorgonzola

Assim como disse há pouco tempo em posts anteriores sobre a abóbora, também faz pouco tempo que aprendi a gostar de batata-doce e agora estou naquela fase "lua-de-mel", em que coloco a bendita em tudo quanto é receita. E assim, acabei aumentando consideravelmente meu leque de opções e variedade. A gente acaba nutrindo esse preconceito bobo por bobeira mesmo, ou por não ter experimentado antes, ou apenas por "preguiça" de experimentar... 
E é claro que eu, a rainha das gulodices, não conseguiria atrelar esse tubérculo à um prato fit, porque né... sou eu! Então aqui está uma deliciosa receita de nhoque feito com a batata doce e recheado com queijo, e pra contrastar com o adocicado característico de seu sabor, um molho branco com gorgonzola. Ficou uma delícia!



Nhoque de batata-doce recheado e molho de gorgonzola
(serve de 2 à 3 pessoas)

Ingredientes

Massa
  • 500g de batata-doce
  • 1 gema
  • 80g de farinha de trigo
  • 30g de amido de milho
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino à gosto
  • noz moscada à gosto
Recheio
  • Muçarela em cubos de aprox. 1x1cm
Molho:
  • 2 colheres (sopa) manteiga
  • 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo
  • 3 xícaras de leite
  • 150g de queijo gorgonzola picado
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • sal (se necessário)
  • pimenta-do-reino à gosto
  • noz moscada à gosto

Modo de Preparo
Massa
Para cozinhar a batata doce é bem simples e rápido: lave bem, esfregando com uma buchinha e em seguida faça furos nas batatas com um garfo ou faca. Coloque dentro de um saquinho plástico, dê um nó e faça também alguns furos nele. 

Coloque no microondas por cinco minutos e verifique se já está cozido, espetando um garfo. Se ele sair com facilidade é porque já está bom. Caso contrário, vá colocando por mais um pouco de tempo e verificando. Aqui foi preciso apenas os 5 minutos mesmo e os 500g de batata doce já estavam super macios. Em seguida retire a casca (com cuidado, pois ainda estará quente!) e amasse bem. É sempre melhor amassar essas raízes ainda quentes, pois fica muito mais fácil.

Adicione os outros ingredientes da massa e misture bem até formar uma massa homogênea. Mas não fique mexendo muito, faça-o apenas até os ingredientes se misturarem. A gente não quer desenvolver o glúten da massa, ok?

A massa ainda estará grudentinha, mas é melhor assim do que colocar muita farinha e perder o gosto da batata. Então polvilhe bastante farinha na bancada e pegue uma porção da massa e faça um rolinho com ela. Se ela estiver envolta pela farinha não ficará grudando na mão e vai facilitar o processo. Mas por dentro ela continuará molinha.

Corte os nhoques do tamanho que preferir. Passe a faca pela farinha também para que ela não fique toda grudenta. Se quiser já cozinhar do jeito que está, ficará delicioso. Mas claro, eu quis dar um upgrade nas calorias desse prato né?

Para rechear, faça bolinhas e coloque um cubo de muçarela dentro, e enrole formando novamente uma bolinha. Lembrando que a mão deve estar bem enfarinhada para não virar um grude só.

Aperte bem a bolinha enquanto a boleia, certificando-se de que não ficou ar por dentro. Assim, ela não estourará quando cozinhar. 

Em água bem quente e salgada, cozinhe as bolinhas de nhoque até que subam à superfície. Uma vez li que a água não precisa estar fervendo, borbulhando. Mas deve ser abundante para dar espaço aos nhoques. 

Escorra bem e coloque em um refratário. 

(claro que eu não resisti e tive que experimentar né...)

Molho
Para acompanhar fiz um molho bechamel com gorgonzola, que combinou super bem com o prato. Para fazê-lo é preciso apenas derreter a manteiga e adicionar a farinha de trigo. Mexa bem para dar uma leve "fritadinha" na farinha, e em seguida adicione todo o leite. Vá mexendo até que a farinha+manteiga se dissolva bem e o creme comece a engrossar. Se você achar que está muito espesso, adicione mais um pouco de leite. 
Assim que ficar na textura desejada, coloque o queijo gorgonzola, mexa até que este se derreta por completo. 


Desligue o fogo, adicione o creme de leite, tempere com noz moscada, pimenta do reino, e sal, se necessário. Está pronto seu molho! Agora é só colocar por cima do nhoque, polvilhar parmesão e ser feliz!

Bom apetite!


Siga o Brisando nas Redes Sociais e não perca nenhuma novidade!
Instagram: @brisandonacozinha 
Twitter: @brisandocozinha
Youtube: yt.com/brisandonacozinha
Facebook: fb.com/brisandonacozinha

11 comentários:

  1. Caraca parece mto delicioso.Vou ter q fazer!!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia Carla, adorei a sugestão e o passo a passo tá incrível!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Parece ótimo. vou fazer domingo. mas tenho uma dúvida, tenho batata doce branca, pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer sim, tranquilamente! Até com a roxa! hehe
      E com outros tubérculos também (mandioca, batata, mandioquinha... ), só adaptar a quantidade de farinha de acordo com a necessidade de cada uma! Um beijo e depois me colte pra contar o que achou!

      Excluir
  4. Adorei a receita é mal posso esperar para testa-la

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se nao cozinhado depois de pronto faz alguma diferença ?e se posso congelar substituie a farinha por outra sem glutem

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe me dizer se combina com molho vermelho também?

    ResponderExcluir
  7. Dá pra congelar? Fica bom se esquentar no microondas depois? Tipo não fica muito mole ou derrete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congele depois de cozido, coloque em uma assadeira as bolinhas separadas, e assim que endurecerem, passe para um saquinho e feche bem. Pode descongelar e esquentar no microondas

      Excluir
  8. Massa testada e aprovadíssima. Uma dica boa é amassar a batata com um pouquiiinho da própria agua em que ela cozinhou e uma colherita de manteiga.

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails