sábado, 14 de julho de 2018

Dica para economizar tempo! Congele o arroz já refogado!





Disse no título que a dica é para economizar tempo, mas no meu caso é porque eu sou preguiçosa mesmo... hehehe
Confesso que tem dias que só de pensar em picar alho e cebola me dá uma certa preguicinha... E essa dica de hoje é justamente para ganhar tempo nesse sentido!
Sim, congele seu arroz apenas refogado! Melhor do que congelá-lo já cozido (dessa maneira ele acaba perdendo um pouco o sabor e textura). 
Minha mãe sempre usou esse truque em casa, e sempre achei tão normal que nunca pensei em compartilhar por aqui antes! 
À partir de agora, você terá arroz fresquinho cozido na hora com o mínimo de trabalho, e o melhor, pode congelar quantidade o bastante para a semana toda, ou para o mês, ou  o quanto couber no seu congelador ou freezer. 

Ingredientes e Modo de Preparo:
Os ingredientes são os mesmos que você costuma usar para fazer seu arroz do dia-a-dia, porém em quantidades maiores, vai depender do quanto vai querer fazer. Por exemplo, se você faz 1 copo de arroz por dia e quer deixar pronto para 1 semana, multiplique por 7 (7 copos de arroz).
Aqui eu uso:

  • Óleo 
  • Cebola
  • Alho
  • Arroz
  • Sal ou tempero pronto (caseiro ou industrializado) - Use com parcimônia, o sal tende a se potencializar depois que congela.
Para fazer, refogue seu arroz normalmente, como de costume. Ao invés de adicionar água para cozinhar, desligue o fogo e aguarde esfriar. Distribua em potinhos (escolha potinhos que equivalem a uma porção que você costuma fazer no dia-a-dia, uma ótima ideia é comprar potinhos reutilizáveis com tampa). Leve ao freezer ou congelador. Você pode usar também sacos zip para congelar (nesse caso escreva qual a quantidade colocou em cada saquinho, para facilitar na hora de medir a água no momento de cozinhar). 
Sobre o sal, você pode já deixar salgado ou não, é escolha sua. Mas lembre-se de não exagerar se quiser colocar. Caso não coloque, é só acertar no momento de cozinhar, após colocar a água.
Feche bem os potes ou saquinhos e leve ao congelador. Use quando quiser (não precisa retirar antes ou descongelar).


Para cozinhar o arroz: Coloque o arroz congelado direto na panela, e com o mesmo pote meça 2 vezes água (para 1 medida de arroz, sempre 2 de água) e também coloque na panela, acenda o fogo e cozinhe seu arroz normalmente. Se preciso, acerte o sal nesse momento. Para agilizar ainda mais, você pode também esquentar a água.

Observações:
  • Eu não tenho costume de lavar o arroz, mas caso você tenha, lave-o com antecedência e espere secar um pouco. E na hora de refogar, deixe no fogo até os grãos secarem bem.
  • Mais uma vez, cuidado com o sal e caso não coloque no refogado, lembre-se de acertar ao colocar para cozinhar. 
  • O arroz refogado dura por 3 meses no congelador ou freezer.
  • Não congele em potes muito grandes, sempre congele em porções menores, na quantidade que costuma fazer em casa. 
O arroz já prontinho, fresco e soltinho

2 comentários:

  1. mariahelena_cma@gmail.comsábado, 21 julho, 2018

    A "massa podre"na gastronomia francesa,chama-se pâte brisée(salgada)e pâte sucrée(doce).

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails