segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Spaghetti alla Carbonara


Carbonara é um dos clássicos da culinária italiana, e é tão simples, rápido e saboroso que é quase uma heresia se render a um "miojão" quando se tem uma receita como essas na manga! Na versão tradicional usa-se a pancetta curada, que substituimos pelo nosso amado bacon, e o queijo pecorino ralado, que é muito caro e por isso usamos o parmesão mesmo! Que os puristas me perdoem, mas aqui brisamos na cozinha sim e adaptamos os clássicos para torná-los acessíveis e ainda assim muito gostosos!
:) hehehe


Spaghetti alla Carbonara | Macarrão Espaguete à Carbonara
(serve 2 pessoas)

Ingredientes
  • 3 gemas grandes
  • 40g de parmesão (e mais para salpicar na hora de servir)
  • 150g de bacon em cubos não muito pequenos (prefira os carnudos) - o tradicional é pancetta, mas vamos facilitar
  • 200g de macarrão tipo spaghetti (massa seca)
  • 1 dente de alho inteiro (esmague-o com a mão para retirar a casca)
  • azeite à gosto
  • pimenta-do-reino à gosto
  • sal, se necessário
Modo de Preparo
Comece colocando a água do cozimento do macarrão para ferver, e assim que levantar fervura, adicione uma pitada generosa de sal. Não se esqueça que para cozinhar massas, deve-se colocar água em abundância, e não precisa colocar óleo. Assim que a água ferver (e estiver salgada), cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Retire antes ou depois, de acordo com seu gosto. Eu gosto al dente, por isso retirei um minutinho antes do indicado na embalagem.
Enquanto a água ferve e a massa cozinha, vamos preparar nosso molho. Coloque as gemas, o parmesão e um pouco de pimenta-do-reino numa tigela e mexa bem, a fim de formar um creme. Reserve.
Coloque o bacon e o dente de alho (inteiro e esmagado com a palma da mão) numa frigideira e frite em fogo médio até ficar douradinho. Se ele não tiver muita gordura, coloque um pouco de azeite.

Retire o dente de alho e descarte-o. Assim que a massa chegar no ponto desejado, reserve um pouco da água do seu cozimento (cerca de 1 xícara de chá) e escorra o macarrão.  
Adicione o macarrão à frigideira do bacon e mexa bem a fim de que o sabor se agregue à massa. Coloque um pouco da água do cozimento reservada para ajudar a soltar o aroma da frigideira e também ajudar na textura do molho. 


Desligue o fogo e adicione a mistura de gemas e misture vigorosamente para agregar à massa, formando um molho consistente e cremoso. Lembre-se, o calor da panela mesmo desligada irá cozinhar essas gemas, por isso não se preocupe, não comerá nada cru. Apenas desligamos o fogo para que a gema não vire omelete. Caso julgue necessário, coloque mais um pouco da água que reservou. Sirva imediatamente com bastante parmesão e pimenta-do-reino moída na hora por cima. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails