sábado, 25 de agosto de 2018

Coalhada Seca e Labneh (Coalhada em bolinhas no azeite)


Se tem um tipo de comida que gosto cada vez mais, é a comida síria/árabe/libanesa. São simples, porém os sabores complexos e instigantes. Muitos dos pratos são muito corriqueiros na nossa mesa brasileira, e outras também são invenção nossa, baseadas nessa culinária tão rica. Um dos maiores clássicos dessa culinária, pelo menos aqui no Brasil, é a coalhada seca. Com um pãozinho, uma torrada, até com uma esfirra, é uma delícia. Aqui hoje vou apresentar a clássica versão pastosa, temperada levemente com sal, pimenta e azeite, e também a versão "queijinho", o labneh, que são bolinhas feitas de coalhada, e cobertas de azeite. Aproveita e já faz um tantico a mais e dê um pouquinho de presente para um amigo(a), vizinho(a), qualquer pessoa querida. Com certeza a pessoa vai adorar o carinho.

Coalhada Seca
(o rendimento vai depender do quanto você vai deixar dessorar, mas já aviso que o rendimento não é muito grande. Dobre a receita para maiores quantidades)

Ingredientes
  • 2 litros de leite tipo A (leite gordo)
  • 2 copos de iogurte natural integral 
  • pano de sacaria ou coador de café (de pano ou TNT) - compre e use apenas para esse fim!
para temperar
  • azeite extra virgem
  • sal
  • pimenta-do-reino
Modo de Preparo
Primeiramente, faça o iogurte caseiro ou coalhada, de acordo com esse post aqui (clique para acessar o link).
Coalhada pronta, é hora de dessorar. Ao dessorar, tiramos o excesso de líquido que o iogurte/coalhada) possui, e temos então como resultado, a coalhada seca. O tempo vai depender do quão enxuta você vai querer sua coalhada. Eu por exemplo, gosto muito dela mais firminha, por isso deixo de 1 a dois dias dessorando, dentro da geladeira. Para isso, pegue um escorredor de macarrão (ou o suporte para coador de café, assim como o da foto), e forre com o pano de sacaria limpo (ou o coador de café). Coloque a coalhada dentro e apoie num recipiente para que o soro caia todo nele. Deixe dentro da geladeira o tempo suficiente até a coalhada ficar na textura que deseja.

Tem gente que deixa a coalhada dessorar fora da geladeira mesmo. Eu não gosto, pois além de ser muito calor aqui, a coalhada fica com um toque mais azedo do que eu gosto, por isso deixo refrigerado.
O soro eu guardo todo para fazer pão, fica perfeito! Uso no lugar do líquido que pedir na receita. E pode-se fazer bolo também.

Coalhada já bem enxuta, é hora de temperar. Retire-a do pano ou coador e coloque num recipiente que tenha tampa. Repare que a minha coalhada ficou bem espessa, quase um queijinho. Gosto assim. Dessa maneira, também consigo fazer o labneh, que nada mais é que a coalhada em bolinha (modo de preparo mais abaixo).
Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino à gosto. 

Não coloco uma quantidade específica pois é de acordo com seu paladar. Decore com mais um fio de azeite por cima, e se quiser, como eu, umas pimentas rosas, zaathar ou lemon pepper. Fica lindo! Sirva com torradinhas, quibe, esfirras, pães, etc. 
Esse pão da foto abaixo foi feito com o soro que sobrou da coalhada. É assunto para um post futuro :)


 Labneh (coalhada em bolinhas no azeite) 


Antes de qualquer coisa, olha esse vídeo!

O labneh nada mais é que a coalhada que fizemos acima, dessorada até ficar bem espessa, a ponto de conseguirmos fazer bolinhas. Deixe a coalhada dessorar por uns 3 ou 4 dias dentro da geladeira, e faça bolinhas medindo com uma colher de sobremesa. Você pode temperá-las ou não. Essas da foto temperei com zaatar, mas você pode temperar com lemon pepper, alecrim, pimenta calabresa, etc. Essa coalhada não tinha sal no momento em que dessorei, por isso no momento de comer salpico um pouco de flor de sal nas bolinhas. 
Feitas as bolinhas, coloque-as cuidadosamente em um vidro e cubra com azeite extra-virgem. Mantenha na geladeira, e assim que bater aquela vontade, retire uma bolinha e se delicie comendo com torradinhas, pães, etc. 



Bom apetite!

12 comentários:

  1. Você é show! Post perfeito, explicadíssimo. Aqui nos seguidores não tem o seguir. Como faço? Abração!

    ResponderExcluir
  2. aqui em Sao Paulo nao se acha coalhada em todo lugar como em RP. Sinto maior saudade... seu post veio como um presente...hejehe...

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Quanto tempo dura na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a coalhada uns 3, 4 dias, o labneh dura semanas, desde que coberto com bastante azeite :)

      Excluir
  4. Linda sua coalhada.
    Me tire um dúvida, posso guardar em potes de geléia?

    ResponderExcluir
  5. Receita maravilhosa, muito bem explicada. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei seu post e me fez entender o que é exatamente Labneh.
    Eu comprei um pronto no mercado, da Hungria. Provei e senti um gosto diferente do que seria uma coalhada seca. Você acha que possa haver diferentes sabores de Labneh?
    Obrigada desde já. 😊
    Mari

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails