segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Esfirras (esfihas) fechadas de carne com coalhada

Há tempos estava procurando uma receita de esfirras para chamar de minha! Muitas das receitas da massa que encontro na internet leva muitos ingredientes na massa (inclusive essa que está aqui no blog, há anos, e também é uma delícia, por sinal). Sempre desconfiei que os tradicionais usassem apenas o mais básico para fazê-la, e ao testar essa receita aqui, tive certeza disso. Aliás, essa massa é praticamente a mesma da pizza (acesse clicando aqui). Alguns segredinhos são muito importantes para o sucesso das esfirras, por isso sugiro que leiam atentamente cada passo para que suas esfirras saiam tão gostosas quanto essas que fiz aqui.
Como resultado, esfirras douradinhas, massa fininha e macia, recheio ainda suculento e muito sabor! Creio eu que cheguei onde queria!
Dessa vez testei um recheio de carne com coalhada, mas com essa mesma massa também fiz um recheio cremoso de queijo, e você pode fazer o recheio que quiser. Inclusive recheios veganos, pois essa massa também é vegana, então é mais abrangente ainda.
Lembrando que com essa massa e recheio, você também pode fazer esfirras abertas!
Sem mais enrolação, confiram essa receita deliciosa, espero que gostem! Eu adorei e á quero fazer mais!
E ah, se fizer nossa receita, não deixe de postar nas redes sociais e me marcar para que eu possa ver! @brisandonacozinha 

Esfirras (esfihas) fechadas de carne com coalhada
Rendimento: 25 esfirras médias

Ingredientes
Massa
  • 300g (ou 300ml, ou 1 xícara e 1/4 - chá) de água filtrada em temperatura ambiente (se onde você mora estiver frio, dê uma leve amornada na água) 
  • 30g (ou 3 colheres de sopa) de açúcar 
  • 10g de sal (1/2 colher de sopa)
  • 500g de farinha de trigo (4 xícaras de chá + 2 colheres de sopa)
  • 10g de fermento biológico seco (1 colher de sopa) - se for usar o fermento biológico fresco, use 30g
  • 30g de óleo ou azeite (ou duas colheres de sopa)

Recheio
  • 500g de carne moída (patinho)
  • 500g de cebola picadinha
  • 500g de tomate picado (com pele, sementes)
  • suco de 1 limão
  • sal, pimenta-do-reino, temperos da sua preferência
  • pimenta síria (opcional)
  • cheiro-verde à gosto
  • azeite
  • 200g de coalhada seca (da próxima vez tentarei colocar mais)
Modo de Preparo

Comece preparando o recheio, para dar tempo necessário para que ele desidrate. Misture a carne, a cebola e o tomate (sim, os três na mesma proporção), e o suco de limão.
 Misture tudo e leve à geladeira num recipiente com tampa enquanto fazemos a massa.

Para a massa, é só misturar todos os ingredientes até formar uma bola que não grude nas mãos. Caso esteja grudando adicione mais farinha, e se estiver muito seca, um pouco mais de água. Ela deverá estar macia e fácil de trabalhar. Trabalhe-a por uns 10 minutos para ativar o glúten. Se tiver máquina de fazer pão como eu, adicione os ingredientes na ordem citada acima, e coloque no ciclo Massa (ou Amassar). Assim que parar de bater, pode desligar a máquina (não precisa aguardar a massa fermentar). Ficará apenas cerca de 20 minutos. (o ciclo total é de 1 hora e meia).
 Retire a massa do bowl e faça bolinhas do mesmo tamanho. Aqui fiz bolinhas de 35g e renderam 26 unidades. Você pode fazer em tamanho menor ou maior, de acordo com seu gosto. As esfirras nesse tamanho ficaram médias. Acomode as bolinhas em uma assadeira ou tigela e mantenha tampada com um pano úmido limpo ou um plástico. Deixe em local fechado para darem uma leve fermentada, enquanto continuaremos com o recheio.
 Passado o tempo na geladeira, retire o recheio de lá e com as mãos esprema aos poucos a carne em outra tigela para escorrer toda a água que se formou (veja na imagem). Nota-se que a carne também mudou de cor, ela dá uma leve cozida com a acidez do limão, da cebola e do tomate. Esprema tudo muito bem e despreze o líquido.
 Agora é hora de temperar! Eu quis fazer recheio de carne com coalhada, mas você pode fazer só com a carne temperadinha. Eu usei 200g de coalhada seca (receita da coalhada AQUI). Também temperei com sal, pimenta-do-reino e lemon pepper. O tempero é à gosto, eu vou experimentando até ficar no ponto que gosto. (Aliás, adoro comer esse recheio assim "cru").
Os tradicionais usam também pimenta síria, ou um mix de temperos que leva canela, cominho, pimenta, dentre outras especiarias. Como eu não tinha em casa, optei por não usar.

 Coloco também cheiro-verde à gosto, e depois de tudo misturado, verifico mais uma vez o sal e acerto se necessário.
 Recheio pronto, também faço bolinhas de 35g com ele. O bom da coalhada é que permite formatá-las com facilidade. Creio que se tiver só a carne também seja possível. 
Renderam mais que as 26 unidades da massa, então sobrou recheio. Se quiser, pode fazer cada bolinha com uns 40, 45g. Eu quis fazer na mesma proporção de massa/recheio, pois estava testando e não saberia quanto ia render. Mas tudo bem, no dia seguinte aproveitei a sobra de recheio e fiz mais esfirras. Caso não tenha balança (aliás, é uma ótima aquisição na cozinha, viu?), apenas faça as bolinhas no mesmo tamanho das de massa.
 As bolinhas de massa já deram uma crescida, agora é só rechear!
Nesse momento, ligue o seu forno na temperatura mais alta que ele tiver. Aqui eu usei o forno elétrico para assar, liguei no máximo (ele indica 300°C), e também liguei o grill. Ah, e também tirei a bandeja de proteção que fica acima da resistência. Se você só tiver forno à gás, ligue-o no máximo e retire essa bandeja que fica acima do fogareiro. (Faça isso com ele ainda frio hehe)
O segredo é esse, forno bem quente mesmo. Os lugares mais tradicionais que servem pizzas e esfirras fazem no forno à lenha, e esse é estupidamente quente. Então tentaremos chegar o mais perto disso possível.

Para rechear as esfirras, polvilhe farinha na sua bancada, pegue uma bolinha da massa e abra com um rolo (o mais fininho que conseguir). Posicione a bolinha no centro da massa aberta.
 Para facilitar o processo, eu aperto com os dedos e faço um formato de triângulo com o recheio.
 Depois é só dobrar e juntar as extremidades da massa! Vá belicando com os dedos para ficar bem fechadinho. Caso não esteja grudando bem, antes de fechar, pincele um pouco de água nas bordinhas da massa. Com essa receita você também faz esfirras abertas, é só modelar ela aberta (e polvilhar fubá por baixo, para ficar mais crocante a massa). 
 Lembre-se de deixar as bolinhas ainda tampadas para que não ressequem.
 Assim que rechear o suficiente para encher uma assadeira, coloque-a direto no forno. Outro segredo que aprendi há pouco tempo é não deixar a massa fermentar novamente antes de assar. Diferentemente dos pães, as esfirras vão direto ao forno depois de moldadas.
 Leve ao forno bem quente e fique de olho! Assa bem rapidinho, aqui levou menos de 10 minutos. É importante que assem rápido, para que a massa não fique ressecada e o recheio também. Assim elas ficam douradinhas, mas a massa ainda macia e o recheio suculento.
 Enquanto uma fornada está assando, já enrole a próxima fornada rapidamente. Aqui não deu nem tempo e a primeira fornada já saiu rsrs.
O tempo pode variar de forno para forno, outro dia fiz no forno à gás aqui e demorou mais tempo (cerca de 15 minutos).
Bom apetite!
*Caso queira congelar as esfirras, depois de assadas e já frias, acomode-as em saquinhos específicos para freezer, etiquete-os identificando a data e o nome, feche bem e leve ao freezer ou congelador por até 3 meses.

7 comentários:

  1. super bem explicado!!!!

    aonde entra o azeite do recheio?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Essas esfirras devem estar uma delicia.

    Veja essa #Receita de como fazer um #Tutu á Mineira

    http://www.consuladomineiro.ml/2018/10/cozinha-mineira-tutu-mineira.html

    ResponderExcluir
  3. Perfeita a sua explicação. Adoro esfirra, vou fazer. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por compartilhar conosco! Vc é muito gentil e educada! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails