domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quiche de Alho-Poró

A Quiche é uma torta originária da região de Lorraine, na França, mas foi criada por um alemão. Ela leva esse nome pois torta em alemão se fala küchen. Sua receita original, a famosa Quiche Lorraine, tem como base o creme de leite fresco, ovos, e bacon. Mundialmente famosa, essa torta ganhou várias versões, e uma das mais famosas, é a quiche de alho-poró.
Fim de férias, e uma receita nova pra vocês! Muitos pensam que a Quiche é um prato complicado de fazer, por ser meio caro na maioria dos lugares em que é vendida, mas muito pelo contrário. É claro, requer um pouco de paciência, mas no fim vale a pena... além de ser bem mais barato! O recheio de hoje é alho-poró, aproveitem ;)

QUICHE DE ALHO-PORÓ

Ingredientes:
Massa
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada cortada em cubos
- 1 ovo
- 1/4 de xícara (chá) de água gelada

Recheio
- 1 talo de alho-poró fatiado (tirar as folhas)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 ovos
- 2 caixinhas de creme de leite
- 250g de mussarela ralada
- sal à gosto
- uma pitada de noz moscada (não exagerar porque é forte)
- uma pitada de pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Massa:
Numa tigela junte a farinha, o sal, o ovo e a manteiga e misture com os dedos até formar uma farofinha. Coloque a água e amasse. Faça uma bola, embrulhe num filme plástico e coloque na geladeira por uns 15 minutos.


Recheio:
Derreta a manteiga e refogue o alho-poró até murchar e secar um pouquinho sua água e deixe esfriar um pouco. Em seguida, misture esse refogado com o creme de leite, os ovos e a mussarela ralada, misture, adicione uma pitada de noz moscada e acerte o sal.



Montagem:
Depois da massa ter ficado um tempinho na geladeira, pegue 2/3 da massa, abra-a e cubra o fundo de uma assadeira de fundo removível. Pegue o restante da massa, faça um "cordão" e preencha a borda com ele, amassando com os dedos, até se unir com a outra parte da massa. Se quiser, também pode fazer isso tudo só com as pontas dos dedos.  Depois de feito isso, fure a massa com um garfo, adicione o recheio e coloque em forno médio (180°C) até dourar.


Desenforme e sirva :)




(História da Quiche: Fonte)

3 comentários:

  1. Hummmm...deu água na boca! Dps vou tentar fazer!bjus

    ResponderExcluir
  2. Estou mesmo buscando boas receitinhas para serem acompanhadas apenas de salada. Essa sua esta perfeita para esse fim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. amooo suas receitas ... essa eh deliciosa...

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails