terça-feira, 5 de abril de 2011

Iogurte Caseiro - Como se faz?

"Vamo falá de coisa boaaa?" Não não, isso aqui não é propaganda daquela iogurteira, gente... Hoje vamos aprender como se faz o verdadeiro iogurte, e o melhor, sem gastar uma fortuna com os "pudruto" da televisão... 



IOGURTE CASEIRO (ou Coalhada)
(rendimento: 2 litros de iogurte - um pote de sorvete cheio)

Ingredientes:
2 litros de leite pasteurizado (daqueles que se compra em saquinho, me falaram que o de caixinha funciona, vou testar da próxima!)
1 copinho (200ml) de iogurte integral (não pode ser o desnatado)

Modo de Preparo
Coloque os 2 litros de leite numa leiteira ou panela grande, e leve ao fogo pra ferver. Fique de olho, porque o leite é traiçoeiro. Ferveu, desligue o fogo e espere amornar. Confira a temperatura do leite: como eu não tenho termômetro culinário (e a maioria de vocês também não deve ter, acredito) coloque seu dedo (LIMPOOOO) no leite  e se seu dedo suportar ficar um bom tempo ali, está bom. O leite deverá estar morno, mas um pouco voltado pro quente, dá pra entender? :)
O próximo passo agora é coar esse leite, adicionar e misturar bem o iogurte, e agora uma parte bem importante: feche o recipiente, e coloque num lugar onde não há muita mudança de temperatura, e que não corra ar. Eu por exemplo, fiz o iogurte num pote de sorvete, embrulhei num pano de prato e depois coloquei dentro de um isopor. Pode-se colocar também dentro do forno (desligado, claro hehehe). O importante é tentar manter ao máximo a temperatura do leite morno.
Deixe a mistura por pelo menos 5 horas, e após esse tempo, coloque na geladeira, e assim que ficar geladinha, estará pronta pro consumo! 

Iogurte é uma boa, porque além de saudável (pra comer com um melzinho, geléia, aveia, ou puro mesmo), também pode ser usado em várias receitas!
Aqui algumas do Brisando que levam iogurte:

  



E em breve mais receitas utilizando o iorrrrrgute!


Se você já fez alguma receita do Brisando na Cozinha, nos mande foto! Sua foto aparecerá aqui na sessão Brisando na SUA Cozinha ;)

9 comentários:

  1. Olá Carla, gostei do seu novo lay-out, um dia ainda farei uma coalhada, para colocar nos bolos,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carla. Parabéns pelo blog, muito legal! Uma vez fiz iogurte exatamente assim, mas não gostei muito do resultado porque ficou muito "babento", bem viscoso. O seu não ficou? Até bati no liquidificador, diminuiu um pouco mas ainda assim ficou. Não fiz mais depois, mas ainda tenho expectativa de melhorar isso. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obrigada pela visita.
      Quando faço realmente fica um pouco viscosinho, mas quando tempo mais paciência (e deixo mais tempo descansando), ele fica mais firminho! Outra dica é escorrer bem o soro que se forma! Coloque pra coar num coador de café (o de papel mesmo) ou num de pano (comprado apenas para esse fim)...
      Essa receita é a tradicional "coalhada", mas tbm chamamos de iogurte por ter o mesmo sabor, só a textura acho um pouco diferente :)
      Beijao!

      Excluir
  3. oi eu fiz com o leite semi desnatado da caixinha, nao ficou bom.

    ResponderExcluir
  4. Gente!
    Qualquer leite de origem animal serve, eu já fiz com o int, semi e desnatado, além do sem lactose também, funcionou com todos. O efeito "babento" acontece devido a temperatura errada do leite, façam-no com o leite mais morninho (coloque o dedo, se aguentar dez segundos está ideal, se não espere esfriar mais um poquinho), acreditem eu testei! Bye.

    ResponderExcluir
  5. Ah esqueci! Eu uso o iogurte desnatado também (com a consistência mais firme) e fica ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, Fabiana! Sempre bom aprender. Beijos!

      Excluir
  6. Faço com 1lt de leite desnatado (de caixinha mesmo) e 1unid de iogurte desnatado...fica bom!

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails