segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mini Rocamboles de Carne

Ficar sem computador é quase um martírio...  uma porque em época de TCC, não dá pra ficar sem... e sem ele não consigo também fazer meus trabalhos, cuidar um pouco da vida social, etc... O coitadinho estava péssimo, acho que era vírus, sei lá, por isso não está comigo ainda. Mas por um lado é bom. A gente às vezes acaba vivendo em função do computador, da internet, e, apesar desse ser um "mau necessário", é bom dar um tempinho às vezes. Cheguei um pouco atrasada pra deixar meu IMENSO ABRAÇO pra minha mãe, e pra todas mães que freqüentam o blog, mas é aquela história né? Dia das Mães é todo dia, então, FELIZ DIA DAS MÃES pra todos! FIFA, eu te amooo! =]
Esta receitinha é boa pra quem quer dar uma carinha nova ao rocambole de carne, e boa pra congelar em porções individuais.

MINI-ROCAMBOLES DE CARNE
Rendimento: 6 unidades

Ingredientes:
  • 500g de carne moída
  • 1/2 pacote de sopa (creme) de cebola
  • 8 azeitonas picadas
  • 6 fatias de presunto
  • 6 fatias de mussarela
  • catupiry (opcional)
  • sal à gosto
Para o molho:
  • 2 sachês de molho pronto
  • 1 sachê pequeno de extrato de tomate
  • 1 cebola cortada em tiras
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • um pouquinho de açúcar pra tirar acidez
Modo de Preparo:
Primeiro, preparar o molho, pra deixá-lo fervendo um pouco enquanto prepara os rocamboles de carne. Pra isso, refogue a cebola no óleo, depois junte o alho, e antes que ele doure, adicione os sachês de molho e extrato de tomate. Acerte o sal, adicione temperos à seu gosto, e verifique se está muito ácido. Se tiver, coloque uma pitadinha de açúcar, e adicione também um pouco de água. Deixe no fogo baixo reduzindo um pouco. Se começar a pegar muito no fundo da panela, desligue-a, que depois voltamos a mexer aqui hehehe.
Num recipiente, misture a carne, a sopa de cebola e as azeitonas picadas, corrija o sal e divida em 6 porções.


Abra cada porção em retângulos finos (maiores que a fatia de presunto e queijo), coloque as fatias de presunto e queijo sobrepostas, uma tira de catupiry, e enrole como se fosse sushi. Pra isso, é bom colocar um plástico por baixo, que facilita bem o processo. Assim, é só ir enrolando com o plástico, e pressionando bem, pra não ficar ar por dentro. Depois, fechar bem os cantinhos e o remendo que ficou.



Se quiser, antes de adicionar o presunto e queijo, você pode também polvilhar algum temperinho. Eu polvilhei Grill (Maggi), que eu adoro.
Bom, depois é só dar uma leve selada na carne, numa frigideira com um fio de óleo.


Depois de dourado por todos os lados, coloque cuidadosamente cada "rocambolinho" no molho, deixe-o fervendo um pouco pra cozinhar por dentro.



Eu fui fazendo isso aos poucos. Enquanto selava uns, cozinhava outros, e assim por diante (não cabiam todos na panela). Depois, arrume todos mini-rocamboles numa travessa, adicione uma caixinha de creme de leite ao molho, e distribua por cima dos bonitos! Acompanha arroz e se quiser, uma saladinha!
Ideal pra congelar, e comer no dia daquela pressa!



Bom apetite!

Se você já fez alguma receita do Brisando na Cozinha, nos mande foto! Sua foto aparecerá aqui na sessão Brisando na SUA Cozinha ;)

8 comentários:

  1. Que fofo esse minis rocamboles meu filhote mais velho vai amar e eu vou fazer ainda essa semana - pois quando coloco uma coisa na cabeça ninguém tira minha amiga. hehehe


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Faz sim, depois me conta o que achou! Falando nisso, fiz seus waffles de arroz, delicia! :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse mini rocambole, ótima idéia,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Oiii. só uma duvida.. qt tempo deixo os mini rocamboles cozinhando no molho?

    ResponderExcluir
  5. Oii Juliane! Eu deixei uns 10 minutinhos, mas vai do seu gosto, pois o meu ainda ficou um pouquiiiinho mal passadinho! Mas se você quiser bem cozido por dentro, por volta de 15, 20 minutos!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Duvida: Congelo antes de selar na frigideira com óleo ou depois de selar os rocamboles??? .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dodo, congele os mini rocamboles ainda crus!
      Abraços!

      Excluir
  7. nossa , amei essa idéia de mini rocambole,mas vou assar quando fizer.e vai ser logo espero.

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails