segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Canudinhos recheados com doce de leite (ou o que você quiser)

Canudinhos recheados com doce de leite. Quer coisa mais infância e comfort food do que isso? Eu adoro, amo de paixão, mas toda vez que os vejo lembro mesmo é da minha irmã mais velha. Ela é daquelas que senta na frente da TV com uma vasilha de canudinhos e outra de doce de leite no colo, e come tudo até acabar. Pois então essa foi a receita escolhida para fazer junto com ela, comemorando o seu aniversário e também o dia das crianças, com a sobrinha.
Esse é o tipo de receita que eu nunca havia pensado em fazer antes. Do tipo: "Noooossa, deve dar um trabaaaaalho fazer, prefiro comprar pronto mesmo...". Porém, um pacotinho desses canudinhos no supermercado estão valendo mais do que dinheiro, e há tempos não comprava. Até que um dia, aqui no trabalho, um colega muito querido - o Tico - disse que sua mãe fazia desses canudinhos e que ele iria trazer no dia seguinte. Essas palavras soaram como música aos nossos ouvidos, e eis que no dia seguinte ele aparece com um recipiente gigante lotado de canudinhos, e jurou que a receita era super simples e barata. Na hora pedi pra ele providenciar a receita com sua mãe, e poucos dias depois apareceu com uma sacolinha. Um papel escrito à mão com a receita, e várias forminhas metálicas para que eu pudesse executar a receita! Fiquei super feliz e no feriado levei a traquitana para Jales e fomos fazer :)

Canudinhos recheados com doce de leite
(rendimento: aproximadamente 50 canudinhos)
Ingredientes
  • 1 copo (requeijão) de água
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 1 pitada de sal
  • farinha até dar ponto na massa (usei mais ou menos de 2,5 a 3 xícaras de chá)
  • óleo para fritura
para rechear
  • doce de leite
  • brigadeiro
  • beijinho
  • maionese de batata
  • salpicão
  • o que mais você quiser!
acessórios
  • cilindro para abrir a massa (pode usar o rolo também)
  • conezinhos metálicos para dar forma aos canudinhos

Modo de preparo
Num recipiente, misture a água, o óleo e o sal, e vá adicionando farinha até ficar uma massa firme, porém elástica e macia. Eu usei de 2,5 a 3 xícaras de chá de farinha. Sove bem para ficar bem homogênea e deixe descansar por uns 20 minutinhos.


A sobrinha estava doida pra ajudar :)


Feito isso, divida a massa em pedaços menores e vá passando no cilindro várias vezes  até que fique bem homogênea, lisa e fininha. Não precisa ser tão fina quanto a massa de macarrão, você pode fazer de acordo com seu gosto. No meu caso separei a massa em 4 partes e abri até formarem 4 retângulos bem compridos. 

Com um cortador de pizza ou faca vá cortando a massa no sentido do comprimento, em tiras de mais ou menos 1cm de espessura. Pegue uma tirinha e vá enrolando a massa na forminha de metal, prendendo bem o biquinho na ponta e sobrepondo a massa até chegar quase ao topo da forminha. Não coloque massa até o topo, pois depois pode dificultar muito para soltá-la, após a fritura.
 Aqui na foto dá pra ter uma noção de como enrolar:
Depois de enrolar bem, vá fritando em óleo quente até dourar. Algumas sairão sozinhas das forminhas. Se suas forminhas foram novas, não se esqueça de dar uma untadinha nelas, com um guardanapo molhado no óleo, para você conseguir retirar os canudinhos com facilidade.
Deopis de douradinhas, escorra bem os canudinhos e coloque para escorrer ainda mais em papel absorvente. Nessa foto dá pra ter uma noção mais ou menos de até onde podemos enrolar a massa, para conseguir desenformar com maior facilidade.
Deixe esfriar um pouco, e com a ajudar de luvas ou guardanapos de pano, pegue a casquinha e com cuidado puxe o canudinho para desenformar. É normal que no começo você acabe quebrando algumas, mas com a prática vai se tornando mais fácil. Por isso é bem importante o momento de enrolar a massa no canudo, pressionar bem para que fique firminho.
Depois de desenformados, eu coloquei em outro recipiente também com papel absorvente para escorrer mais óleo, se possível. Assim ficam bem sequinhos.

Agora está pronto! É só rechear com o que você preferir e se deliciar!
Eu, claro, recheei com o mais tradicional, o doce de leite... não sou de ferro né?

Fica igualzinho àqueles que compramos no mercado, se não melhores! Não durou 2 dias...
Espero que tenham gostado e BOM APETITE!!!

Qualquer dúvida, perguntem aqui no post que à medida do possível responderei vocês e atualizo o post! :)

Meu super agradecimento ao Tico pela receita, pela forminhas e por ser o querido que é! :)


31 comentários:

  1. Carla,
    Esses canudinhos são comfort food de primeira. Adoro esses resgates e a sobrinha linda foi só alegria, não?
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Carlinha eu adoro esses canudinhos afffff e com doce de leite é uma tentação!! Eu tenho no blog uma receita deles que fiz, mas quero experimentar o seu, ficou com uma cara boa demais da conta. Vou levar a receita e quando fizer, precisando de socorro, vou gritar mesmo kkkk. Ficaram lindos. Amei, Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, estava esses dias mesmo comentando com a minha prima o quanto eram bons estes canudinhos, tinha em todas as festinhas de aniversário, e o recheio normalmente era algum refogadinho de frango ou palmito... Será que dá certo fazer com a massa de pastel? Parabéns por esta receita deliciosa...

    Beijocas...

    Paty
    Na Casinha da Paty

    ResponderExcluir
  4. vc arrasa nas receitas...
    Uma linda semana pra vc...
    Bjks
    Blog da Biane

    ResponderExcluir
  5. Muito ótima dica essa receita...
    Acredita que eu adooooro mas tava achando um absurdo o valor cobrado no mercado? agora que sei que é muito simples, pronto, vou me arriscar. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro adoro adoro esses canudinhos recheados de doce de leite. E acredita que nem sou muito fã de doce de leite kkkk A não ser esse de leite condensado cozido. Uma delicia mesmo. Pensei que era mais difícil fazer esses canudinhos. O passou a passo deixou tudo muito mais fácil Carla. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não fiz ainda; mais adorei a receita, pois sei que vai ser um sucesso com a mininada. assim que eu fizer vou postar na net

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber quantos dias de antecedência posso fazer que no perca a crocancia e qual recipiente posso guardar

    ResponderExcluir
  9. oi adorei a receita mas posso assa-los em vez de fritar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina! Nunca tentei! Pode ser que dê certo, mas acredito que a crocância não será a mesma! Se tentar, você volta aqui para falar? hehehe Beijão!

      Excluir
  10. Quero fazer para o aniversário do meu filho de 1 ano, mas nao encontro essas forminhas metalicas aqui na minha cidade... Uma pena

    ResponderExcluir
  11. Quero fazer para o aniversário do meu filho de 1 ano, mas nao encontro essas forminhas metalicas aqui na minha cidade... Uma pena

    ResponderExcluir
  12. Duvida : ficam crocantes por quanto tempo???
    Podem ser levadoa a geladeira depois se prontos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, olha, meus canudinhos não duraram muito tempo pra saber quanto tempo continuam crocantes, de tão bom que ficaram! Mas acredito que guardando num lugar bem fechadinho, durará coisa de uma semana.
      Depois de recheados, diminuirá bastante o tempo em que ficarão crocantes, aconselho que coma imediatamente após rechear.
      E também recomendo que não leve à geladeira, pois a umidade presente nela irá murchar os canudinhos. Beijos!!

      Excluir
  13. A massa tem que ser bem fina?
    e pq a minha esta brindo na ponta mesmo eu apertandoa ponta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! :)
      "Não precisa ser tão fina quanto a massa de macarrão, você pode fazer de acordo com seu gosto. No meu caso separei a massa em 4 partes e abri até formarem 4 retângulos bem compridos. "
      Não sei porque está abrindo, essa massa é geralmente muito fácil de se trabalhar...
      a receita que fiz ficou com mais ou menos 2mm de espessura. Beijo!

      Excluir
  14. Ola, para quem tem duvidas de.onde possa comprar essas forminhas, segue o link abaixo, o site é do Mercado Livre.

    http://lista.mercadolivre.com.br/cozinha/utensilios-de-cozinha/confeitaria/forminhas-em-aluminio(cones)-p%2F-fazer-canudos-(48-pe%C3%A7as)

    ResponderExcluir
  15. Ola, para quem tem duvidas de.onde possa comprar essas forminhas, segue o link abaixo, o site é do Mercado Livre.

    http://lista.mercadolivre.com.br/cozinha/utensilios-de-cozinha/confeitaria/forminhas-em-aluminio(cones)-p%2F-fazer-canudos-(48-pe%C3%A7as)

    ResponderExcluir
  16. Boa noite,
    Obrigada pela delícia que acabou de ensinar. Gostaria de saber o rendimento.
    Bjs
    Luciane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Tudo bom? Não lembro, faz tempo que fiz, por isso não sei te informar :(
      Mas te garanto que é bastante! hehehe

      Excluir
  17. Respostas
    1. Oi Luisa! Não sei te informar exatamente. Mas geralmente fazem 3x o valor que foi gasto para fazer. Um abraço!

      Excluir
  18. Quantos centímetros e o cone pra festinha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cerca de 10cm de altura e uns 2,5 de diâmetro na base. :)

      Excluir
  19. ola como faco pra nao aparecer gordura neles apos uns 4 dias?

    ResponderExcluir
  20. Tem outros jeito de enrolar os canudos sem as forminhas metálica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil, acho que é um bom investimento comprar essas forminhas, pois daria muito trabalho fazer sem elas. Até dá pra tentar fazer com papel alumínio, mas creio que o gasto será o mesmo!

      Excluir
  21. Pode frita canudinho sem recheiar, pra recheiar outro dia será que ficar crocante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Depois de fritas e frias (escorra bem em papel absorvente pra tirar o excesso de óleo), guarde em pote bem fechado. Creio que dure até uma semana.

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails