quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ratatouille "de potinho" com Rap10


No último sábado (dia 2) aconteceu em São Paulo o 2° Encontro Nacional de Foodbloggers, o Encontro Gourmet. Além da super ansiedade (que durou o ano inteiro!) para encontrar/reencontrar amigos queridos que até então só conhecíamos virtualmente, estava com o coração à mil pois estava compondo o time de pessoas que iriam ministrar workshops no dia. Pensa na responsa?
O workshop que ministrei, junto com a amiga Cintya Maria (do blog Cozinhar é Preciso) foi de receitas com Rap10, produto super versátil e prático.
Fiz uma receita de Ratatouille de potinho, uma releitura do famoso prato francês que foi maravilhosamente criada pela Alice Gussoni (Sabor Sonoro) especialmente para esse workshop. Os créditos são todos para ela, eu fui apenas a comunicadora. Por isso Alice, me desculpe se houveram erros! hehehe Me permiti algumas "brisas" no momento de fazer, mas acredito que tenha alcançado o objetivo maior!
Estou passando aqui o passo-a-passo da receita, pois alguns detalhes podem ter sido esquecidos na hora da apresentação (por conta do tempo e do nervosismo), e também para que quem não estava lá no momento possa conferir a receita!
Agradeço mais uma vez às organizadoras do Encontro (Dani, Sandroca e Cecília), e também à equipe do Rap10 pela confiança e espero não ter decepcionado :)
Em breve sai um post meu contando sobre o Encontro. É muita emoção para um post só! hehehe


Ratatouille de potinho com Rap10 (uma releitura do prato)
(serve 6 porções médias ou 12 pequenas)

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1 abobrinha
  • 6 discos de Rap10 (nesse caso usei o integral)
  • mussarela em fatias
  • 1/2 sachet de molho de tomate pronto 
  • temperos variados: usei manjericão, cebola desidratada, sal e pimenta do reino
  • azeite
  • pimentão vermelho em cubos para decorar

Modo de Preparo
Fatie a berinjela e a abobrinha no sentido longitudinal (de comprido). Se você tiver um mandolim, será bem mais fácil. Não faça fatias finas nem grossas demais. Uns 3mm de espessura está bom.

Coloque para dar uma leve cozida no vapor, mas com cuidado para que não desmanchem as fatias. Fique de olho pois é rápido. Eu aproveitei e coloquei também o pimentão para cozinhar junto, pois assim seu sabor fica mais suave.
Assim que ficarem levemente cozidos, dê um choque térmico nos legumes colocando-os debaixo da torneira, retire os pimentões e reserve. Tempere a abobrinha e a berinjela da maneira que preferir. Aqui em casa usei os temperinhos que descrevi acima + azeite. Reserve.
Enquanto os legumes dão uma leve marinada nos temperos e pegam mais sabor (se você puder fazer isso de véspera, melhor ainda pois ficarão ainda mais saborosos), corte os discos de Rap10 em 4 tiras compridas também, assim como na foto. Repare que usei 6 discos para fazer 6 porções, ou seja, usei 1 disco (4 tiras) em casa porção. Se você for fazer a versão menorzinha (a que eu apresentei no workshop), você usará apenas 2 tiras pra cada porção.
 

Tudo já no jeito, agora a gente parte pra montagem que é coisa rápida e fácil! Para isso, pegue 6 ramequins médios (ou 12 pequenos, de 5cm de diâmetro) e coloque colheradas de molho de tomate por baixo. Umas 3 colheres de sopa para cada. Corte as fatias de mussarela ao meio, no sentido do comprimento.

Agora a parte mais importante: Pegue uma fatia de Rap10, arrume uma fatia de abobrinha por cima, e a meia fatia de mussarela por cima. Enrole.


Ficará assim:

Faça o mesmo, porém agora com um pedaço de berinjela + mussarela. Pegue aquele rolinho já feito com a abobrinha, coloque por cima e enrole junto, formando assim uma flor.

Se você for fazer a porção pequeninha, já pode parar por aí e colocar no seu ramequim. Como os meus são maiores, eu repeti o processo mais uma vez, tendo assim 4 camadas de Rap10 + legumes + mussarela.
Feito isso, só colocar nos ramequins com o molho  

Colocar o cubinho de pimentão por cima para enfeitar e colocar no forno alto pré-aquecido por cerca de 30 minutos (no caso da porção grandinha) e uns 15 minutos para a porção pequena. Apenas o tempo do queijo derreter e dar uma leve dourada. 

Bom apetite! Espero que tenham gostado! :)

Qualquer dúvida ou sugestão, pode mandar ver! :)

12 comentários:

  1. Ai, parça! Obrigada pela receita que eu perdi porque estava na cozinha...
    Nossa! Que bacana! Adorei!!! E com certeza vou testar (tem tanto Rap 10 aqui...rs), pois fiquei com água na boca.
    Parabéns por tudo!!!
    Beijocas da Guinha! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Carlota, que delíciaaaaa!!!! super prática essa receita, vou fazer qualquer dia!!!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  3. O workshop de vocês foi 10, Carla! Adorei! Que bom que você colocou a receita aqui, pois na emoção, nem anotei todos os detalhes.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Está devidamente arquivada a receita!!
    Não assisti ao ws, mas pelo que consegui ver, vocês foram um show à parte!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. OI Carlaa

    Posso atestar que a receita é deliciosa, lá no encontro raspei o prato kkkkkk.

    Uma ótima saída para eu acabar com os pacotes de Rap 10 que ganhamos.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla! Ótima sugestão! Parabéns pela participação no Encontro Gourmet.

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  7. excelente opção, deve ter ficado muito bom, bj

    ResponderExcluir
  8. Sou chique tenho amiga chef! Workshop foi gostoso, com carinho, emoção... vi de perto. rsrs

    ResponderExcluir
  9. Carlinha adorei essa receita, na hora que provei no workshop, tanto que já fiz aqui em casa, porem como não tinha certeza de como era fiz um pouco diferente da sua. É uma delicia esse prato, adorei nos ramequins. Ficara lindos. Beijinhos, ótimo final de domingo

    ResponderExcluir
  10. Que prato fofo, lembrei do filme!!
    Passa lá no meu pra trocarmos receitinhas!!
    http://nutrininja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Carla querida,
    QUe bom estar com voce novamente.! Seu workshop, juntamente com a Cintya, foi show. Leve e alegre, como vocês.
    Adorei essa receitinha que brevemente irei fazer.
    Bj e até a próxima,
    Lylia

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails