domingo, 16 de outubro de 2016

Focaccia de azeitonas e linguiça caseira

Mais um World Bread Day! Todo ano tento participar desse maravilhoso evento, em que vários foodblogs do mundo todo se mobilizam para fazer e postar seus pães, e dessa vez tardei, mas não falhei!
Ano passado até tentei fazer um pão, mas não ficou como eu queria, então nada de postar apenas por postar né? Tem que ser uma receita à altura dessa comemoração!
Confira nesse link os outros blogs participantes: Link para o Convite Oficial - World Bread Day (by kotchopf.me)
Para a minha participação, pensei numa receita tradicional, mas ainda assim fácil de se fazer, e a receita escolhida foi a focaccia, um pão achatado, com uma massa crocante por fora e muito macia por dentro, e um sabor de azeite. Tradicionalmente ela é feita apenas com sal grosso e alecrim, mas eu fiz um pouco diferente, com azeitonas e linguiça caseira, que eu mesma fiz. Confira a nossa receita e as muitas outras participantes desse WBD 2016!
#wbd2016

Focaccia de azeitonas e linguiça caseira


Ingredientes 
  • 500g de farinha de trigo (100%) 
  • 64% de água (320 g) 
  • 10g de fermento seco (2%) - 30 g se for usar o fermento fresco (6%)
  • 10g de sal (2%) 
  • 30g de azeite (6%)
  • 10g de melhorador de farinha (2%) - opcional
*As porcentagens são para o caso de querer fazer outra quantidade de receita, levando em consideração o valor total da farinha que se queira usar.

Cobertura
  • Azeitonas verde sem caroço
  • Linguiça toscada assada e cortada cubos grandes (usei uma caseira)

Modo de Preparo

  • Sem máquina de pão:
Misture todos os ingredientes da massa e sove bem por cerca de 10 minutos. A água não precisa estar morna, apenas em temperatura ambiente. Misture o fermento seco à farinha, assim ele funcionará melhor. É importante sovar bem para ativar o glúten da farinha e a massa ficar bem elástica. Assim seu pão ficará fofinho.
Depois de sovar, coloque a massa num recipiente e cubra com um plástico e deixe em local fechado e sem ventilação (de preferência um lugar morninho, caso esteja frio) até que dobre de tamanho (por cerca de meia hora).

  • Com máquina de pão
Coloque todos os ingredientes, começando pelos líquidos na cuba da máquina e coloque no ciclo "Amassar". Deixe bater até parar (cerca de 20 minutos), e espere mais meia hora descansando dentro da máquina (ele geralmente demora 1 hora e meia, mas pode tirar um pouco antes de terminar, pois ainda irá descansar na assadeira).

Depois do primeiro descanso, coloque a massa numa assadeira untada com bastante azeite. O azeite é importante na focaccia pois dá sabor e crocância à massa. Espalhe a massa por toda a assadeira com as mãos untadas com azeite, cubra novamente com um plástico e deixe descansando novamente até a massa crescer de novo.
massa após o segundo crescimento:

Depois de crescida, regue com um pouco de azeite por cima e com os dedos, faça furos na massa. É bom que os furos fiquem com azeite dentro.

Vá distribuindo os pedaços de linguiça e as azeitonas pelos buracos da focaccia, ou vá empurrando para dentro da massa.

Mais uma vez cubra e deixe descansar uns 20 minutinhos, ela vai crescer novamente. Nessa etapa preaqueça o forno a 200°C (alto).
(algumas azeitonas vão querer pular pra fora, mas não tem problema, é só empurrar pra baixo de novo hehehe)

Leve a focaccia para assar, até que esteja dourada por cima, e ao bater na massa, ela faça um som oco (sinal de que está bem assadinha). Leva cerca de 20 minutos, mas vai depender do seu forno.
Sirva em seguida! Fica uma delícia molhar essa massa no azeite com balsâmico e flor de sal, ou fazer sanduíche, comer com antepastos, ou pura mesmo!
Deliciosa, tem um aroma de azeite (por isso use um de qualidade!), crocante por fora e massa super macia!

Bom apetite!



Clique aqui na imagem para saber mais sobre o World Bread Day e conferir as receitas de outros blogs!
World Bread Day 2016 (October 16)

8 comentários:

  1. parabéns Carlinha, ficou lindona! beijos

    ResponderExcluir
  2. Carla,
    Adoro focaccias! O marido não liga e cozinhar para dois tem dessas coisas... Por isso há tempos não faço.
    As fotos estão convidativas!
    Espero você de volta à nossa ciranda.
    Beijos e bom final de domingo!

    ResponderExcluir
  3. Quase não chego aqui para comer um pedaço da sua deliciosa focaccia, Carla! Essa eu vou ter que fazer.já estou pensando na cervejinha para acompanhar rsrs
    parabéns pela participação no WBD2016!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Who could resist this perfect focaccia? Me for sure not! Obrigado por participar no World Bread Day!

    ResponderExcluir
  5. Seu pão parece campeão! O que é um melhorador de farinha? Dá pra fazer sem ele ? Aparecem duas porcentagens # não entendi isso na receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email: martazimp@gmail.com

      Excluir
    2. Opa, minha mensagem não foi publicada! Gostaria de saber o que é o melhorador de farinha e se é fundamental usá-lo. A receita tb apresenta o ingrediente duas vezes, não entendi isso.

      Excluir
    3. Bom dia Marta, tudo bom? O melhorador de farinha é um ingrediente que encontramos perto do fermento para pão, ele serve para enriquecer a farinha, pois a nossa brasileira não é muito rica e ideal para fazer pães. Ela também ajuda aumentando a vida útil do produto, mas não é obrigatório usar, é opcional! Desculpe, eu havia colocado duas vezes na receita, agora corrigi! O ideal é sempre usar na mesma proporção do fermento, caso vá usar.
      Sobre as porcentagens, é para o caso de querer fazer outras quantidades da receita, por exemplo, se você tiver 700g de farinha, você calcula os 700g como base para calcular o restante dos ingredienttes, por isso a farinha é 100%. No começo confunde um pouco esse calculo, mas é ótimo para tomar como base. Um abraço e desculpe a demora para responder.

      Abraços!

      Excluir

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails