quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Isabela tá brisando na cozinha!

Estreando hoje o "Brisando na SUA cozinha"!
A Isabela Tomazela, de Tietê (SP), testou a Torta de massa de pastel, registrou, e enviou suas fotinhas pra nos mostrar!



"Olá ! Meu nome é Isabela Tomazela Franzini e descobri o blog Brisando na Cozinha por um acaso. Fiz uma das receitas : Torta de massa de pastel e devo dizer que ficou muuito boa ! Recomendo a todos e aproveito para enviar uma foto do prato ! ;)

Beijos e ótimo trabalho!"



Post completo da receita AQUI

Faça como a Isabela, brise na sua cozinha, faça uma de nossas receitas, registre e apareça aqui :)


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Croûtons de parmesão, alho e ervas (porque eu sou chique, benhê!)

Essa receita, que leva um nome "afrancesado", é muito simples e dá um toque especial na sua salada ou sopa.  Croûtons é a pedida de hoje! E essa tem um toquezinho especial de temperos! ;)

 CROÛTONS DE PARMESÃO, ALHO E ERVAS

 Ingredientes
- pão da preferência cortado em cubinhos (eu usei 1 pão integral com linhaça feito na máquina de pão, mas pode ser usado o pão francês amanhecido, baguete, pão caseiro, o que você tiver em casa, mas de preferência amanhecido)
- 2 dentes de alho picado ou triturado
- 5 colheres de sopa de óleo
- 5 colheres de sopa de azeite
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- ervas desidratadas da sua preferência (eu usei chimi-churri, que nada mais é que uma mistura de várias ervas, como salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reinonegra, mostarda em pó. Mas você pode usar a que tiver em casa)
- uma pitadinha de Fondor® OU sal, se necessário

Modo de Preparo
Antes de cortar o pão,  misture o óleo e o azeite ao alho, misture e deixe pegando o gosto enquanto você vai cortando o pão.
Corte em quadradinhos não muito grandes nem muito pequenos (mais ou menos 1,5cm). A quantidade de óleo vai depender da quantidade de pão que você tem. Essa medida que eu usei foi para um pão inteiro (desses feitos na máquina de pão). Coloque o pão numa vasilha grande, e coe esse óleo aromatizado por cima dos cubinhos e mexa até que tudo fique bem agregado.

Em seguida, polvilhe o parmesão ralado, as ervas, e experimente. Se for preciso, adicione um pouco de sal ou Fondor. Mas tome cuidado, pois o parmesão já é bem salgado, por isso talvez não seja preciso. Misture tudo muito bem, e espalhe numa assadeira grande, e que não deixe os cubos sobrepostos.

Coloque em forno alto,  PRÉ-AQUECIDO, de 15 a 20 minutos, verifique se estão sequinhos, retire e deixe esfriar. Lembre-se que croûtons e torradas em geral só ficam realmente crocantes depois que esfriam, por isso, não espere ele torrar MUITO pra desligar o forno, hein??? hehehe
Essas deliciosas torradinhas acompanham sopas, cremes, saladas, e dão um visual muito charmoso no seu prato, além do sabor e crocância. Fiiiino, né? hehehe

Bom Apetite!!! :)

Observação: Uma outra variação dos croûtons geralmente é feita na frigideira, com uma boa dose de manteiga ou óleo, mas essa versão é um pouco menos calórica, digamos. hehehe

Se você já fez alguma receita do Brisando na Cozinha, nos mande foto! Sua foto aparecerá aqui na sessão Brisando na SUA Cozinha ;)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quiche de Alho-Poró

A Quiche é uma torta originária da região de Lorraine, na França, mas foi criada por um alemão. Ela leva esse nome pois torta em alemão se fala küchen. Sua receita original, a famosa Quiche Lorraine, tem como base o creme de leite fresco, ovos, e bacon. Mundialmente famosa, essa torta ganhou várias versões, e uma das mais famosas, é a quiche de alho-poró.
Fim de férias, e uma receita nova pra vocês! Muitos pensam que a Quiche é um prato complicado de fazer, por ser meio caro na maioria dos lugares em que é vendida, mas muito pelo contrário. É claro, requer um pouco de paciência, mas no fim vale a pena... além de ser bem mais barato! O recheio de hoje é alho-poró, aproveitem ;)

QUICHE DE ALHO-PORÓ

Ingredientes:
Massa
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada cortada em cubos
- 1 ovo
- 1/4 de xícara (chá) de água gelada

Recheio
- 1 talo de alho-poró fatiado (tirar as folhas)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 ovos
- 2 caixinhas de creme de leite
- 250g de mussarela ralada
- sal à gosto
- uma pitada de noz moscada (não exagerar porque é forte)
- uma pitada de pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Massa:
Numa tigela junte a farinha, o sal, o ovo e a manteiga e misture com os dedos até formar uma farofinha. Coloque a água e amasse. Faça uma bola, embrulhe num filme plástico e coloque na geladeira por uns 15 minutos.


Recheio:
Derreta a manteiga e refogue o alho-poró até murchar e secar um pouquinho sua água e deixe esfriar um pouco. Em seguida, misture esse refogado com o creme de leite, os ovos e a mussarela ralada, misture, adicione uma pitada de noz moscada e acerte o sal.



Montagem:
Depois da massa ter ficado um tempinho na geladeira, pegue 2/3 da massa, abra-a e cubra o fundo de uma assadeira de fundo removível. Pegue o restante da massa, faça um "cordão" e preencha a borda com ele, amassando com os dedos, até se unir com a outra parte da massa. Se quiser, também pode fazer isso tudo só com as pontas dos dedos.  Depois de feito isso, fure a massa com um garfo, adicione o recheio e coloque em forno médio (180°C) até dourar.


Desenforme e sirva :)




(História da Quiche: Fonte)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aqui tem comida boa!

Um novo selinho de presente para o blog:


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Creme de Provolone e Champignon

Ótima opção pra quem já tá cansado daquele creme de milho batido, ou do molho branco que tá sempre por aí, e tá querendo inovar. Facílimo de fazer e acompanha massas, carnes, arroz, enfim... super versátil, e deliciooooooso.


CREME DE PROVOLONE E CHAMPIGNON

Ingredientes:
- 2 colheres de sopa (cheia) de manteiga
- 2 colheres de sopa (cheia) de farinha de trigo
- de 500ml a 1 litro de leite
- 1/2 cubo de caldo de legumes ou o preferido
- uma pitada de noz-moscada
- 200g de mussarela ralada
- 150g de provolone ralado
- 1 vidro pequeno de champignom fatiado (eu fatiei meio grossinho, prefiro assim)
- 1 caixinha de creme de leite
- sal, se for preciso (só pra acertar)

Modo de Preparo
Colocar a farinha, manteiga e a metade do caldo no fogo até a manteiga derreter e dar uma leve dourada. Depois de levemente dourado, vá colocando o leite, aos poucos, e mexendo, até atingir o ponto desejado (eu devo ter colocado uns 700ml - lembrem-se: o creme fica bem mais espesso depois de frio, por isso não tem problema deixar o molho meio ralo, mesmo porque o queijo ajudará a dar consistência). Deixe o creme ferver um pouco, e enquanto isso, rale um pouquinho de noz moscada. Depois de ferver um pouco, sempre mexendo, desligue o fogo. Adicione o creme de leite, e aos poucos vá adicionando os queijos (eu gosto de ralá-los pois assim ele agrega melhor ao molho e fica "puxa-puxa". Não se esqueça da dica: só adicione o queijo depois do creme de leite. Não sei porque, mas quando eu adicionei antes, o creme não ficou "puxa" como eu queria. Mas enfim... Depois do queijo todo adicionado, coloque o champignon, experimente e se preciso corrija o sal, e sirva.

Com uma carne assada, arroz... ou com aquela massa mesmo... aiai...

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails