quinta-feira, 16 de março de 2017

Queijo Mascarpone Caseiro


Quem gosta da sobremesa Tiramisú e já tentou reproduzí-la em casa, deve ter sofrido assim como eu, quando se deparou com o preço de um dos ingredientes dessa receita. O queijo Marcarpone não tem um preço muito convidativo aos olhos, e por fim acabamos substituindo-o por outros ingredientes que fazem com que a receita deixe de ser original. Por isso, desde que vi como se faz um Queijo Mascarpone caseiro aqui no blog da Sandra, fiquei enlouquecida e decidi que tinha que fazer! Ainda mais pela facilidade que a receita prometia ter. E não é que deu certo? Experimente você também fazer e coma sem culpa por ter gasto muito.Vamos à receita?


Queijo Mascarpone Caseiro
(rendimento: aproximadamente 200 g)
receita daqui e daqui

Ingredientes
  • 500 g (1 garrafinha) de creme de leite FRESCO (no mínimo 35% de gordura)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo
Coloque cerca de 3 dedos de água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Encaixe uma tigela sobre essa panela com o creme de leite, e deixe cozinhando em banho maria até surgirem umas bolhinhas nas bordas dessa tigela. Assim que as bolhas aparecerem adicione o suco de limão e misture bem.



Continue cozinhando, mexendo de vez em quando até engrossas e as costas de uma colher fique toda coberta (ponto "napê"). Isso levará cerca de 30 a 40 minutos. Apague o fogo, tire a tigela de cima da panela e deixe esfriar. A consistência do creme de leite pós cozimento e esfriamento ainda é líquida.
Em uma peneira, coloque pelo menos 4 camadas de gaze ou um pano de prato dobrado. Encaixe essa peneira em uma tigela para que possa escorrer e escorra ali o creme de leite cozido já resfriado. Cubra com plástico e leve à geladeira  para dessorar por 24 horas no mínimo.

Após as 24 horas ou mais, remova o queijo da peneira e passe para um pote com tampa. Seu mascarpone estará pronto! A textura é cremosa e firme. Não se esqueça de deixar sempre na geladeira! 

Agora sim você já poderá usar seu mascarpone nas mais diversas preparações, e no famoso tiramisú. Mas recomendo que já faça o dobro, porque rende tão pouquinho...


3 comentários:

  1. Adorei essa dica do mascarpone caseiro! Tudo que é caseiro é melhor.
    www.raizesdaterra.com

    ResponderExcluir
  2. O preço do mascarpone por aqui não convida né, então a gente improvisa... Costumo fazer mascarpone com os bichinhos do kefir, fica tambem muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Dica maravilhosa! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails