terça-feira, 22 de março de 2011

Risoto de bacon e alho-poró (meu primeiro risoto =D)

Hello people! Hoje é um dia muito especial pra mim, é aniversário de um aninho da minha sobrinha, o amor da minha vida! É engraçado que faz tão pouco tempo que "a conheço" e hoje não posso nem imaginar minha vida sem aquele pequeno ser... Queria muito estar com ela hoje, pra brincar, cantar Galinha Pintadinha pra ela, ou sei lá, fazer o que fazemos todo dia mesmo... mas como não posso, fico aqui na saudade, e na expectativa pra vê-la logo... Mas mudando de assunto, como prometido no último post, hoje venho com a receita do meu primeiro risoto! E num é por nada não, por ter sido o primeiro, ficou muito bom viu? hehehehe Enjoy! :)
RISOTO DE BACON E ALHO-PORÓ
(para 4 pessoas)

Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz arbóreo (ou algum outro próprio pra risoto)
- 150g de bacon picado
- 1 talo de alho-poró em fatias finas (reserve as folhas)
- 1/2 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) cheia de manteiga
- 1,5 litro de caldo da sua preferência (melhor é o caldo feito com legumes, ou carne, ou frango mesmo, mas se não tiver, use, pra 1,5 l d'água, 3 tabletes da preferência)
- 1 xícara de vinho branco seco
- queijo e cebolinha pra decorar

Modo de preparo
Primeiramente, recomendo que deixem tudo picadinho e separadinho já, pra que fique mais fácil o preparo. Deixar também no jeito o caldo numa panela, já quente. Eu usei as folhas do alho-poró no caldo também, por isso as separei. Na panela do risoto, frite o bacon até ficar douradinho, e retire-o da panela.
 
Descarte o óleo. Na mesma panela (não precisa lavar), adicione a manteiga, depois de derretida, coloque a cebola, alho e alho-poró. Depois daquela refogada, adicione o bacon, e o arroz. Mexa bem, e deixe tudo bem agregado, e bem quente, mas sem dourar.


Agora é a hora de adicionar o vinho. Ele tem que fazer o famoso "tchiiii" na panela... A partir daí, tem que mexer até o fim... Depois do vinho já evaporado, comece a adicionar "conchadas" de caldo, uma a uma. Coloque uma concha, mexa, quando estiver quase seco, coloque outra e por aí vai...
O arroz deverá estar "al dente", por isso esta hora não tem outro jeito: tem que ir experimentando! (que ruim, né?)... geralmente demora uns 20 minutos. Eu usei praticamente todo o caldo, por isso, pra essa quantidade, foi o ideal! Por um momento pensei que não fosse o suficiente, mas foi! Mas quem estiver inseguro, faça um pouco mais!
Depois disso, colocar no prato, salpicar um pouco de parmesão e cebolinha pra enfeitar ;)



e aqui uma foto da minha princesinha linda...


PARABÉNS, MEU AMOR! Titia te ama demais :)


Se você já fez alguma receita do Brisando na Cozinha, nos mande foto! Sua foto aparecerá aqui na sessão Brisando na SUA Cozinha ;)

8 comentários:

  1. Ai carla que delícia. Esses dias comi um de pera, maravilhoso também!

    ResponderExcluir
  2. Oi Linda! Já estava com saudades de dar uma passeadinha por aqui. Fiquei com água na boca. Parabéns para sua sobrinha! Ela é uma gracinha!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Carlotaaaaaaaaaa! Vc arrasa na cozinha mesmo hein.
    Cozinha não é m,eu forte, mais temos uma coisa em comum, o amor pelas fotos...tbm amo fotografar.
    Prabéns Seu blog ta Maraaaa.
    Ve se aparece em Sarga.
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Patrícciaa! Pode deixar que vou aparecer em Salgado sim! Morro de saudade! Beijaooo fia!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! Ficou delicioso... gostei muito também da maneira como vc explica. As fotinhos do "passo a passo" ajudaram muito e tornaram tudo mais fácil. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, que bom que gostou! Seja sempre muito bem vinda nesse cantinho! Beijos :D

      Excluir
  6. Nossa!!! Precisa rever essa quantidade do caldo com os tabletes (3 para 1/2 litro é demais). Fiz, mas ficou excessivamente salgado, impossível de comer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão, quis dizer 3 tabletes para 1 litro e 1/2. Tive que jogar fora.

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails