quarta-feira, 20 de março de 2013

Bacalhau à Zé do Pipo



Ganhei de uma marca portuguesa um kit maravilhoso com bacalhau dessalgado em lombos, azeite e vinho. Estava há tempos pensando numa receita das boas pra fazer aqui e sugerir para a páscoa, mas queria uma bem tradicional, e que não fosse a tão famosa bacalhoada (que aliás, não tem aqui no brisando ainda!!!). Há tempos ouvia falar dessa receita de "Bacalhau à Zé do Pipo", e fiquei tentada. O prato leva esse nome pois o criador da receita é conhecido como Zé do Pipo, e faz (ou fazia) esse delicioso bacalhau lá pras bandas de Portugal. Não sei sobre a sua história à fundo, mas sei que é uma receita tradicional e das BOAS! Não vou citar uma fonte específica pois fui vendo várias referências e delas fiz a "minha" versão. Pode fazer sem culpa pro seu almoço de sexta-feira santa ou Páscoa, que vai ser sucesso na certa! E ah... esqueçam as calorias (que devem ser muuuitas...), pois não é todo dia que se come né!?



Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes
  • 1 kg de lombo de bacalhau dessalgado e cozido em 1l de leite
  • farinha para empanar
  • 2 xícaras (chá) de azeite extravirgem
  • 4 cebolas em rodelas finas
  • 1 pimentão vermelho em tiras
  • 2 folhas de louro
  • 1 kg de batatas cozidas e espremidas
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga ou margarina
  • 1 gema 
  • noz moscada ralada na hora
  • sal à gosto
  • 250 g de maionese
  • azeitonas pretas pra decorar
Modo de preparo

Eu ganhei o lombo de bacalhau já dessalgado e congelado. Mas se você comprar ele salgado, dessalgue-o no dia anterior, trocando sua água umas 4 vezes, de 6 em 6 horas. Experimente uma pequena lasquinha e verifique se já está no ponto, e só depois cozinhe rapidamente no leite, mas não deixe que desmanche (o meu deu uma desmanchadinha! hehehe)
Feito isso, retire o bacalhau do leite com cuidado, e reserve esse leite.
Passe os lombos de bacalhau (um pouco mais frios) na farinha de trigo e doure-os nas duas xícaras de azeite. 

Vá arrumando os pedaços num refratário conforme for fritando. Frite aos poucos para não desmanchar!
Depois de fritos, no mesmo azeite coloque a cebola e mexa bem. 
Adicione o louro, o pimentão e vá mexendo, com cuidado para que fiquem bem brilhantes, mas não douradas. Para isso, adicione um pouco do leite do cozimento do bacalhau à esse refogado.
O leite faz com que o refogado fique com um pouco mais de sabor do bacalhau, e faz com que as cebolas não escureçam. Adicione sal à gosto, sempre dando uma experimentada, pois o leite já contém um pouco do sal do bacalhau, e o azeite também. Quando a cebola estiver bem murchinha, desligue o fogo, retire as folhinhas de louro e deixe dar uma esfriadinha. 
Enquanto isso prepare o purê de batatas: Esprema as batatas ainda quentes, coloque na panela, adicione uma colher generosa de manteiga, um pouco do leite "do bacalhau", a gema, um pouco de noz moscada, e leve ao fogo apenas até a manteiga derreter. Desligue o fogo, acerte o sal e mexa bem.
Para a montagem, pegue o refratário onde está o bacalhau já arrumadinho, coloque todo o refogado de cebolas e pimentão por cima, inclusive o azeite, e arrume bem com uma colher ou garfo. 
Por cima desse refogado, espalhe a maionese, formando uma grossa camada por cima. 
Coloque o purê de batatas num saco de confeitar e vá espalhando pela borda do refratário. Se não tiver o saco de confeitar, use duas colheres mesmo, não tem problema.
 
Feito isso, Leve ao forno alto preaquecido até dar aquela dourada/gratinada. Feito isso, retire do forno, decore com azeitonas pretas e sirva com arroz fresquinho!
Uma delícia!


Eu tardo mas não falho, people! :)

13 comentários:

  1. Ficou muito lindo seu bacalhau! Já faz um tempinho que estou querendo fazer essa receita, o que tem segurado minha mão é o colesterol que está lá nas nuvens.
    É uma boa sugestão pra páscoa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de prato eu adoro bacalhau e esse ficou divino
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Linda apresentação e deliciosa sugestão, amei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus pratos favoritos, ficou bem bonito.
    Kiss

    ResponderExcluir
  5. Fazia tempo que as suas brisas não apareciam por aqui em carla.
    Adoro bacalhau. A sua receita me pareceu imensameeente apetitosa.
    Dá água na boca só de olhar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É um dos meus pratos favoritos.
    Esse tem um aspeto divino.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que belo presente Carlinha, e que belo prato, adoro bacalhau a Zé do Pipo, aliás, tudo que leva bacalhau eu amo de paixão. Ficou lindo seu bacalhau. Adorei. Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla, ficou lindo e bem diferente sua receita de bacalhau.A decoração arrasou.Ainda não provei feito dessa maneira pois adoro bacalhau de todas as formas.Que delicia receber este presente hein.Parabéns, arrasou no presente e na receita.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  9. Carlinha querida, fiquei muito feliz com sua visita, estava com saudades de vc. Que bom que está de volta amiga. Bjocas uma linda semana

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelos comentários, meninas!
    Esse bacalhau ficou divino, salivo só de lembrar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Posso congelar essa receita? Bjos
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela! Por conter purê de batatas e maionese não é muito recomendado congelar essa receita, pois esses ingredientes podem perder as propriedades e a textura. Talvez você possa congelar apenas o bacalhau + o refogado já no refratário e no dia de servir colocar a maionese e o purê de batatas.
      Espero ter ajudado!
      bjos :)

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails