quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Molho Branco e Bechamel (para Simone)


Oláááá pessoal!

Ontem foi um dia muito bom, fui pra Maringá, fiquei o dia inteiro na UEM de lá (ah que vontade de ficar por lá mesmo...), com direito a almoço, café da tarde e janta no RU (me sentindo uma verdadeira universitária) heuehueheuheuhee
Bom... hoje o post vai especialmente para Simone, que comentou aqui no blog que nunca fez um molho branco... Bom Simone, hoje eu vou mostrar aqui então como eu faço o meu, do jeito mais simples e fácil possível.
Aliás, eu faço dois tipos: O Bechamel e o "Branco" mesmo, que a diferença é que vai maisena ao invés de farinha. Enfim, vamos lá:


MOLHO BECHAMEL
Bom, eu num conheço regras claras quanto às quantidades, Simone...
Mas geralmente a gente faz na proporção de 1 pra 1.


Os ingredientes são:
  • manteiga ou margarina
  • farinha de trigo
  • leite
  • sal
  • noz moscada
  • creme de leite

Bom, é o seguinte: tudo depende da quantidade que você vai querer fazer. Eu por exemplo faço à olho mesmo. Aqui vou usar como exemplo uma colher de sopa.
Então, pego 1 colher (sopa) de manteiga, coloco na panela pra derreter, e 1 colher (sopa) de farinha (a mesma quantidade) para dourar junto com a manteiga, mexendo sempre, e sem deixar queimar!
Deu aquela douradinha, vai adicionando leite aos poucos e mexendo, mexendo.... até ficar na consistência que deseja. Daí, tempere com o sal (à gosto) e a noz moscada (bem pouquinho, pq é beem forte). Depois de cozinhar um pouco, desligar, adicionar o creme de leite, e voilá!


MOLHO BRANCO
Esse molho é um pouco diferente de fazer, porém é fácil do mesmo jeito... mas tem algumas medidinhas, que podem ser mudadas conforme o gosto de cada...

Ingredientes:

  • 1 cebola picada
  • 1 colher de margarina
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1/2 l de leite
  • 1 colher de sopa cheia de maizena
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal
  • noz moscada à gosto


Modo de Preparo
Doure a cebola na margarina, e adicione o leite (mas antes reserve um pouquinho desse leite, uma xícara pode ser). Tempere com sal, noz moscada. Pegue o leite reservado, e dissolva a maisena nele. Assim que o leite começar a levantar fervura, adicione a misturinha leite+maisena e mexa bastante, com cuidado para não empelotar. Deixe cozinhar um pouco, pra maisena não ficar com gosto, desligue o fogo e adicione o creme de leite.

Tanto no BECHAMEL quanto no BRANCO pode ser adicionado queijo ralado depois. Fica MARA!
Ou qualquer coisa que a pessoa queira, como cheiro verde, ervilhas, frango, mas daí vai do gosto...
Qualquer sugestão a mais, podem falar! Ou se houver algo errado, também! Esse é o meu jeito de fazer, mas com certeza existem muitos outros jeitos...
Beijoss!
*Espero ter ajudado, Simone!

3 comentários:

  1. Jisuis! Meu despreparo culinário gerou um post in-tei-ro? (VERGONHA!) Claro que ajudou, menina, vou testar em breve e darei notícias, ok? BRIGADIM...
    abraço!\o/

    ResponderExcluir
  2. As melhores receitas do BRASILLLLLLLLL!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails