terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Croûtons de parmesão, alho e ervas (porque eu sou chique, benhê!)

Essa receita, que leva um nome "afrancesado", é muito simples e dá um toque especial na sua salada ou sopa.  Croûtons é a pedida de hoje! E essa tem um toquezinho especial de temperos! ;)

 CROÛTONS DE PARMESÃO, ALHO E ERVAS

 Ingredientes
- pão da preferência cortado em cubinhos (eu usei 1 pão integral com linhaça feito na máquina de pão, mas pode ser usado o pão francês amanhecido, baguete, pão caseiro, o que você tiver em casa, mas de preferência amanhecido)
- 2 dentes de alho picado ou triturado
- 5 colheres de sopa de óleo
- 5 colheres de sopa de azeite
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- ervas desidratadas da sua preferência (eu usei chimi-churri, que nada mais é que uma mistura de várias ervas, como salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reinonegra, mostarda em pó. Mas você pode usar a que tiver em casa)
- uma pitadinha de Fondor® OU sal, se necessário

Modo de Preparo
Antes de cortar o pão,  misture o óleo e o azeite ao alho, misture e deixe pegando o gosto enquanto você vai cortando o pão.
Corte em quadradinhos não muito grandes nem muito pequenos (mais ou menos 1,5cm). A quantidade de óleo vai depender da quantidade de pão que você tem. Essa medida que eu usei foi para um pão inteiro (desses feitos na máquina de pão). Coloque o pão numa vasilha grande, e coe esse óleo aromatizado por cima dos cubinhos e mexa até que tudo fique bem agregado.

Em seguida, polvilhe o parmesão ralado, as ervas, e experimente. Se for preciso, adicione um pouco de sal ou Fondor. Mas tome cuidado, pois o parmesão já é bem salgado, por isso talvez não seja preciso. Misture tudo muito bem, e espalhe numa assadeira grande, e que não deixe os cubos sobrepostos.

Coloque em forno alto,  PRÉ-AQUECIDO, de 15 a 20 minutos, verifique se estão sequinhos, retire e deixe esfriar. Lembre-se que croûtons e torradas em geral só ficam realmente crocantes depois que esfriam, por isso, não espere ele torrar MUITO pra desligar o forno, hein??? hehehe
Essas deliciosas torradinhas acompanham sopas, cremes, saladas, e dão um visual muito charmoso no seu prato, além do sabor e crocância. Fiiiino, né? hehehe

Bom Apetite!!! :)

Observação: Uma outra variação dos croûtons geralmente é feita na frigideira, com uma boa dose de manteiga ou óleo, mas essa versão é um pouco menos calórica, digamos. hehehe

Se você já fez alguma receita do Brisando na Cozinha, nos mande foto! Sua foto aparecerá aqui na sessão Brisando na SUA Cozinha ;)

5 comentários:

  1. adoro croutons e o seu temperadinho ficou bomdimais, com uma sopa então :)
    bjs
    paula

    ResponderExcluir
  2. Carla
    Eu amei seu blog. Simplesmente demais. Não sei porque mas aparece o aviso do meu antivirus... vai saber. Já estou te seguindo, se quiser, siga o meu de esmaltes porque o de comidinhas anda meio paradão rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. aromatizado com alho e parmesão, bom heim! assim nunca vi.

    Oh, quando estiver com pressa, tb tem uma versão boa com microondas, ficam sequinhos, só não ficam morenos.

    Bjs

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails