terça-feira, 26 de abril de 2011

Esfiha de carne da Dona Maria

Quem me conhece sabe que eu adoro pôr nome em tudo. A câmera digital é a Sonya, o notebook é o Teobaldo, máquina de lavar, Cassilda, e por aí vai. E eis que agora chegou a Dona Maria... pra alegrar minha vida :)
Dona Maria nada mais é que minha nova máquina de pão, ítem esse que eu queria fazia teeeempo, e acabei comprando num momento de loucura (sim, eu acho que me tornei uma compradora compulsiva - EXAGERO), mas quando se trata de utensílios de cozinha, eu fico louca... num posso ver Polishop, Shoptime e afins, que quero tudo (acho que devo isso à minha mãe, ela é assim também)... enfim. Comprei a lindona, e pra estreá-la, fizemos a tradicional Esfiha (esfirra, sfiha, whatever) de carne... Delícia! Massa super fofinha, e facílima de fazer, até pra quem não tem a máquina né? E bom, a receita ganhou esse nome porque dar nome de gente em receita dá uma certa credibilidade né? Dá impressão de que é receita tradicional... Agora deixemos de enrolação...

ESFIHA DE CARNE DA DONA MARIA
Rendimento: aproximadamente 50 esfihas

Massa
  • 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 1 sachê e meio de fermento biológico seco
  • 150 ml de óleo de soja
  • 300 ml de leite 
  • 3 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1 colheres (sopa) de sal 
  • 3 ovos
Recheio
  • 500 gr de carne moída
  • 2 cebolas picadas 
  • 2 tomates picados 
  • sal ou tempero pronto à gosto
  • pimenta-do-reino 
  • suco 3 limões
  • cheiro-verde


Modo de Preparo
Recheio
Misture os ingredientes do recheio e deixe escorrendo, e enquanto isso vá fazendo a massa.



Massa
Para a massa, coloque em uma vasilha o fermento e o leite morno. Mexa até o fermento dissolver. Depois, acrescente o óleo, o açúcar, o sal e as claras(reserve as gemas). Misture bem. Acrescente aos poucos a farinha de trigo até a massa desgrudar dos dedos. Sove bastante em uma superfície levemente enfarinhada.
Se você tiver a máquina de pão, só coloque tudo no bowl da máquina (primeiro os líquidos) e selecione a função Amassar. Não precisar esperar o ciclo terminar, é só esperar a massa acabar de bater, e pode tirar já. Em seguida, faça bolinhas do tamanho da mão em concha.
Coloque-as numa superfície polvilhada com farinha de trigo e deixe descansar por 30 minutos.
Para abrir a massa, eu usei uma tampinha de algum pote, mas pode usar um pires (eu não tenho aqui em casa, república, sabe...). Abra a massa nesse molde com a ajuda dos dedos, coloque uma porção de recheio e feche de acordo com a imagem:


Depois, coloque em uma assadeira levemente untada com óleo, com as remendas viradas para baixo (ou pode ser pra cima também, se você preferir. Pincele a gema que sobrou e coloque em forno médio pré-aquecido até dourar.



E aqui a Dona Maria, lindona!!



Se você já fez alguma receita do Brisando na Cozinha, nos mande foto! Sua foto aparecerá aqui na sessão Brisando na SUA Cozinha ;)


6 comentários:

  1. Carla fia de Deus!! to louco por uma máquina dessas!! mas meu marido me disse que só vou poder comprar quando mais de 10 pessoas falarem bem da máquina rsrsrsrs com vc já são 4!! kkkkkkk

    Brincadeiras a parte sua esfiha ficou mara hein?? vc só fez de carne?? tentou variar os recheios??

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Angela!!! Olha, a máquina ainda é recente aqui em casa, mas minha mãe já tem há cerca de um ano, minha irmã também (iguaizinhas à minha) e não temos do que reclamar! É uma mão na roda, pra quem gosta de pão né! Tanto minha mãe quanto minha irmã gostam da praticidade, e costumam sempre assar o pão na máquina mesmo. Já eu comprei com o intuito de sovar, crescer, eu mesma modelar e pôr no forno! Mas eu to ADORANDO! hehehe
    Quanto aos recheios, nesse dia não fiz outro, pois o orçamento tava baixo! heuhauhauh Mas eu como apaixonada por queijo, acho que vou tentar uma variação com ele, e outras cositas más! Qdo fizer isso, posto aqui no brisando! bjooo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.Fiquei conhecendo através do seu facebook e toh adorando as receitinhas!
    Por coincidência acabei de comprar uma panificadora e vou arriscar fazer estas esfihas :)

    Lily Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, ai, muitas coincidências hoje Carla rsrsr postei justamente hoje uma receita de esfihas e essa semana estava pesquisando uma máquina de fazer pão para comprar. faz tempão que estou á procura de uma. A que eu estou mais propenso a comprar é uma igualzinha a Dona Maria aí de cima. Você pode me falar mais sobre ela? se é boa, se recomenda a compra? Fico muito agradecido hein ;)
    Notei que até o recheio e jeito de fazer a esfiha é parecido com o que usei hein rsrsrs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Aaaah, entao essa eh a famosa makina! Óootemo, ela eh igual a da minha mae, vou mostrar as receitas q vc usa a makina pra ela ver q nao eh so de pao q essa makina vive!!!! =DDD

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails