sábado, 18 de junho de 2011

Crepe de beterraba com queijos e molho branco

Desculpem o sumiço e a demora pra atualizar, mas a correria pra entrega da primeira fase do TCC tá aí, então... já viu né? 
Muita gente pode até torcer o nariz quando ler que tem beterraba na receita, mas pode crer, ela tá aí só pra deixar essa cor linda e fazer deste prato um prato um pouco mais saudável, digamos (a gente compensa no queijo né)... Um finzinho de sabor da beterraba também fica, mas é uma delícia, vai por mim! (Eu era do time contra a beterraba! hehe)

 CREPE DE BETERRABA COM QUEIJOS E MOLHO BRANCO


Ingredientes
Massa
  • 2 copos de leite
  • 2 ovos
  • 2 copos de farinha, aproximadamente
  • 1 beterraba bem pequena descascada
  • 1 colher (sopa) de manteiga Mococa
  • parmesão à gosto
  • sal à gosto
Recheio
  • queijo prato e queijo minas padrão ralados (você pode usar o da sua preferência, esses eram os que eu tinha em casa)
Molho Bechamel (Branco)
  • 1 colher (sopa) de manteiga Mococa
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 copos de leite
  • 1 copo de requeijão light
  • 1 pitada de noz moscada
  • sal à gosto
Modo de Preparo
Massa: bata todos ingredientes no liquidificador. Unte uma frigideira antiaderente com manteiga e deite uma concha de massa e espalhe por toda a frigideira.

De preferência, faça crepes finos. A primeira massa eu sempre experimento (já que ela geralmente não sai muuuito bonita) pra ver se tá bom de sal.



Feitas as correções necessárias, eu frito todos os crepes. Reservar.
Molho Branco: instruções aqui, a única diferença é que adicionei requeijão light, ao invés do creme de leite.
Montagem: mais fácil impossível: é só espalhar uma quantidade dos queijos ralados em metade da panqueca e dobrá-la em quatro.



Arrumar num refratário, colocar o molho branco por cima e colocar em forno médio preaquecido só até dar uma derretida no queijo.





Salpicar parmesão no prato e bom apetite! Ainda vou testar outros recheios e outras cores de crepe!

sábado, 11 de junho de 2011

Couve-flor cremosa com tomate

Amei essa receita, e pela sua simplicidade, pode passar despercebida por aí, mas quem experimenta confirma: é uma delicinha! Encontrei no blog minicozinha e fiz o quanto antes! Adaptei conforme o que eu tinha em casa no dia, mas aposto que não ficou devendo nadinha no sabor. Você que não gosta de couve-flor, prova essa receita e depois me fala!

 COUVE-FLOR CREMOSA COM TOMATE

Ingredientes
  • 1/2 buquet de couve-flor
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 cebola picada
  • 3 colheres (sopa) de requeijão - eu usei o light, só pra diminuir a culpa
  • 1/2 xícara de queijo minas padrão ralado (era o que eu tinha na hora, mas acredito que com outros também fique bem bom)
  • 1 tomate picado (não precisa se dar o trabalho de tirar sementes nem pele, pique grosseiramente mesmo)
  • sal e pimenta-do-reino 
Modo de preparo
Cozinhe a couve-flor até ficar macia. Eu prefiro cozinhar no vapor, mas se você não tiver o acessório, cozinhe na água mesmo. Fique de olho, pois a couve cozinha bem rápido! 
Numa frigideira grande, refogue a cebola na manteiga até ficar douradinha. Acrescente a couve-flor já cozinha, e picada. Mexa bem até misturar.
Coloque o requeijão, e mexa pra ele derreter e se misturar. Deixe o fogo mais baixo pra não correr o risco de queimar ou secar demais.
Adicione o queijo, e misture pra derreter.
Depois, coloque o tomate e deixe por uns dois minutinhos, mas não deixe que ele desmanche! 
Depois, só colocar sal até ficar a seu gosto, e bastante pimenta do reino por cima, pra quem gosta (eu adoro).


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Peixe Mitido

Graças ao BOM DEUS estou aqui hoje pra passar uma receita que não inclui alface :D
Eu adoro alface, mas tudo o que eu não queria era vê-lo (e comê-lo) hoje. Afinal, desafio é desafio né? Enfiei a cara no tcc ontem, e só parei à noite... mas tá ótimo, adiantei bem algumas coisas (penso eu), e agora posso postar uma receitinha aqui!
A de hoje é baseada na receita do Frango Mitido, uma das receitas mais reproduzidas aqui do Brisando. A única diferença é que vai peixe! A idéia veio de uma amiga, a Malu, e ela me chamou pra experimentar a receita num almoço (ano passado) lá na Casa das 7 Mulheres, e é claro que foi aprovadíssima, tanto que já fizemos e refizemos aqui em casa!


PEIXE MITIDO

Ingredientes
  • 400g de filé de peixe (usei tilápia dessa vez e merluza outra vez, todas deram certo)
  • tempero pronto à vontade
  • 2 cebolas bem picadinhas
  • 1 copo de requeijão (colocado no microondas por uns 30s)
Modo de preparo
Temperar o peixe com um pouco de tempero pronto, arrumar os filés numa assadeira ou refratário untado com um pouco de óleo (não sobrepor os filés, pra que todos peguem o tempero).

Depois, espalhar a cebola picadinha por cima,

e depois o requeijão. Coloque o requeijão uns 30 segundinhos no microondas pra que seja mais fácil espalhar sobre o peixe.

Assar em forno médio já preaquecido (180ºC) até dourar.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alface: é isso que você quer na segunda-feira???

É minha gente... fase corrida pra nós meros mortais que precisamos nos formar, e pra isso, entregar o TCC... por isso, eu e as meninas daqui de casa fizemos um pacto: TODAS COM O TCC PARCIALMENTE PRONTO ATÉ DOMINGO, senão, todas nós iremos comer somente (eu disse SOMENTE!) alface até o bendito ficar pronto.
Esse bilhetinho (gigante) da foto de cima foi deixado na nossa geladeira, só como um lembretinho... e como eu quero garantir receitinhas novas aqui pro Brisando, vou mandar ver nesse relatório pra cumprir meu prazo. Por isso, galeres, Brisando meio off até lá! 
Torçam preu chegar aqui com qualquer receita que não inclua ALFACE, oks? 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pão Tijolinho de Brigadeiro

Eu já havia reparado uma coisa havia tempo, mas só tomei uma providência depois que minha amiga Sarinha também comentou comigo: "Carla, você não curte muito fazer doces, né? No seu blog só tem receitas salgadas, praticamente..." 
Realmente, eu sempre gostei mais de fazer coisas salgadas, mas acho que é porque com os salgados me sinto mais à vontade pra brisar, inventar, já os doces, penso eu, devem ser feitos com maior cuidado, medidas exatas e tal. Tá, eu confesso que adoro doces, mas não sou "a louca dos doces"...
Só que pra dar uma variada aqui no Brisando, vou me "forçar" (como se fosse um martírio né?) a fazer algumas receitinhas mais açucaradas, e cá está a primeira delas, o Pão Tijolinho de Brigadeiro. Com essa receita, estreei o Kit Mococa que chegou aqui em casa! nham nham! 
PÃO TIJOLINHO DE BRIGADEIRO

Ingredientes
  • Massa
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10g)
  • 2 ovos batidos
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 xícara (chá) de leite morno
Recheio
  • 1 lata ou caixinha de leite condensado Mococa
  • 2 colheres (sopa) de manteiga Mococa
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei o chocolate do padre, sabee?)
  • Granulado (opcional)
Modo de Preparo
Massa: em um recipiente, misture a farinha com o açúcar e o fermento. Junte os ovos, a margarina e o leite e misture bem. Sove até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Se tiver máquina de fazer pão, adicione os primeiro os líquidos, e depois os secos no bowl e selecione o ciclo "Amassar", e espere terminar.

Recheio: junte todos os ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.

Deixe esfriar, faça bolinhas (com cerca de 1 colher chá) e reserve. Eu passei pelo granulado, mas não é necessário.

Montagem: Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central com 28cm de diâmetro. Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas, recheie com um brigadeiro e feche como uma bola.





Acomode na assadeira, deixando espaço entre as bolas para o crescimento. Intercale as massas para que fiquem distribuídas por igual.



Deixe descansar por 20 minutos (em local que não haja vento e frio) e asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até ficar bem corado. Espere amornar, desenforme e sirva frio. Você pode tanto destacar as bolinhas, como cortar como um pão/bolo normal mesmo. O meu eu comecei destacando as bolinhas, mas no fim acabei cortando, pois o brigadeiro deu uma vazadinha hehehe



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bolo Salgado da Fifa

Essa realmente é uma receita total comfort food pra mim.... Lembro muito da minha infância, de quando minha mãe fazia, e eu me acabaaaava de comer... essa receita aí comandava nos aniversários quando eu era pequena...
Feliz Junho pra todos nós... época que eu adoro... festas comidas juninas, toda ansiedade pras curtas férias... =]

BOLO SALGADO DA FIFA
Ingredientes
  • 1 pacote de pão de forma
  • 1 lata de atum escorrida
  • 1 lata de molho de tomate pronto
  • 1 caixinha de creme de leite (Mococa)
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • 20 azeitonas picadas
  • cheiro-verde à gosto
Modo de Preparo
Retire as bordinhas do pão de forma e reserve. Não jogue fora as bordinhas, hein?


No liquidificador ou mixer, bata o atum, a maionese, o creme de leite, e as azeitonas, até formar um creme homogêneo.


Se você quiser, pode adicionar cheiro-verde ao molho, eu adoro...


Monte o bolo salgado, intercalando num refratário as camadas de molho e pão, até terminarem. Finalize com pão, e decore com maionese e batata-palha (mamãe fazia isso, mas eu num fiz não, orçamento baixo pra batata-palha! ahuahuhauha)

Com as bordinhas do pão, faça torradinhas! Elas são ótimas pra petiscar. Eu só polvilhei Grill (Maggi) e um pouco de azeite. Coloquei no forno quente por uns 15 minutinhos, ou até dourar.


Bom apetite!

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails