segunda-feira, 28 de maio de 2012

"Risoto" universitário ou pseudo-risoto

Hoje estou trazendo uma dica de receita pra quando você não tem muita coisa na geladeira e não quer comer o "Rozcovo" (arroz com ovo) de sempre... "Risoto" entre aspas, pois esse é feito com o nosso arroz de todo dia, o agulhinha (ou o que você tiver aí), porém com o mesmo método que o risoto é tradicionalmente feito, e universitário pois você pode usar sua imaginação e caçar tudo o que tiver na sua geladeira! Eu usei linguicinha fresca e cenoura como base, mas você pode usar frango, presunto, atum, salsicha, legumes... enfim, o que sua imaginação mandar!

"RISOTO" UNIVERSITÁRIO OU PSEUDO-RISOTO
Ingredientes

  • 1 copo de arroz agulhinha
  • 3 copos de caldo da preferência (usei de costela) aquecido
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 gominhos de linguiça fresca em pedaços
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1 cenoura pequena picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 colher (sopa) cheia de catupiry ou requeijão
  • 1 colher (sopa) de creme de leite
  • parmesão à gosto
  • cheiro-verde à gosto

Modo de preparo
Numa panela, derreta apenas metade da manteiga, e coloque a cenoura e a cebola juntas.
Quando murcharem, adicione o alho picadinho, refogue um pouquinho e coloque a linguicinha picada.
Deixe fritar um pouquinho, até a linguicinha começar a dourar. Assim que isso acontecer, adicione o copo de arroz (não precisa lavar, mas compre um arroz de qualidade hein!), misture bem, e em seguida vá colocando concha por concha de caldo, da mesma maneira que se faz o risoto.
Assim que o caldo começar a secar, adicione mais uma concha, e assim sucessivamente. Deve-se ter um pouquinho de paciência, pois tem que ficar mexendo o tempo todo. Vá mexendo e adicionando o caldo até que o arroz esteja al dente. O arroz agulhinha é diferente do arbóreo (que é próprio pra risoto), ele demora mais para ficar cremoso, e parece que vai quebrar todo. Mas persista e continue! hehehe
Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, adicione a outra colher de manteiga, o creme de leite, o catupiry (ou requeijão), o parmesão e o cheiro-verde e mexa bem. Estes últimos ingredientes farão com que nosso falso risoto fique bem cremoso.

Mas agora a pergunta que não quer calar:
FICA IGUAL AO RISOTO???
Não, né minha gente... senão ninguém mais usaria os outros arrozinhos caros e diferentosos pra fazê-lo... mas posso garantir que lembra sim e quebra um galhão quando queremos comer algo um pouquinho diferente, mas nossa geladeira ou despensa não está colaborando... :)
Ah, e pra dar um toque a mais, quem tiver vinho branco seco de bobeira aí em casa, pode adicionar 1/2 tacinha ao arroz antes de começar a colocar o caldo! Eu não usei porque eu e minha irmã tomamos tudinho o do último risoto. :(


Agora, se você quer alguma receita do verdadeiro, aqui temos umas sugestões!


10 comentários:

  1. Olá Carla,
    Julgo que para o dia a dia é uma receita totalmente válida, muda o sabor do dia a dia, tem boa aparência, é certamente muito saborosa.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma maneira diferente de comermos a mesma comidinha do dia-dia né?
      hehe
      bjos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Hum... mas que este risoto universitário ficou bom demais. Adorei a sugestão de linguiça e cenoura.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que ainda não tive o privilégio de comer risoto VERDADEIRO mesmo sabe, com arroz proprio. Pseudo risotos eu já comi bastante e adoro. O seu ficou lindo e deu água na boca Carla.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também experimentei o verdadeiro risoto há pouco tempo... mas não sei pq não o fiz antes, é muito simples e dá um tchan na nossa refeição! hehe
      bjo!

      Excluir
  4. Carla...que delícia de dica...adorei...
    Deu até fominha agora...
    Bjs
    Boa semana
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Carla se eu te falar que nunca fiz risoto com o arroz correto vc acredita em mim? Tenho a maior vontade de provar, mas enquanto não compro o tal arbóreo, e sei lá quantos nomes mais tem, eu vou me virando com os pseudos, já usei o agulhinha e o parbonizado e ficaram bons também. Ficou lindo seu risoto. E ó, riscovo foi ilário hehe. Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Perfeito! Na casa da minha mãe, direto do túnel do tempo... quando minha mãe nem sabia o que era arroz arbóreo, ela fazia exatamente como você (e faz até hoje) e dava para fazer umas combinações de risoto muito legais. A que eu mais gostava era do arroz com lulas. Boa pedida, né? O seu arroz ficou lindo, super colorido.
    Já falei que eu adoro as suas fotos? Quando eu crescer quero fotografar igual você!!!
    Beijos mil!
    Fabiola

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails