sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Quiche de presunto e queijo (massa com maionese)



Adoro alternativas pra receitas tradicionais, e esse é o caso da nossa receita de hoje, essa quiche de presunto e queijo, que ao invés de levar aquele mundo de manteiga na massa, leva um ingrediente inusitado: maionese! Mas não se assustem, essa brisa ficou boa... kkkkk e bota boa nisso! Não sobrou um pedacinho pra contar história!

Vi a receita naqueles vídeos do Recepedia, mas é claro, não aguentei e dei meus toquezinhos...


Quiche de presunto e queijo (massa com maionese)
Massa
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) cheias de maionese
  • 3 colheres (sopa) de água (ou mais, se precisar)
Recheio
  • 300g de queijo mussarela cortado em cubos (usei também queijo minas meia cura temperado com orégano)
  • 200g de presunto cortado em tirinhas
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado  
  • 3 ovos
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 cebola
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Para fazer a massa, misture a farinha de trigo, a maionese e a água, até obter uma mistura bem homogênea. Caso a massa fique meio seca, adicione mais água (pouquinha) até que fique macia. Embrulhe a massa com filme plástico, e leve à geladeira por 20 minutos.
Pique a cebola, tempere com sal, e pimenta do reino e em uma frigideira quente refogue-a com o azeite até ficar douradinha. Reserve e deixe dar uma esfriada.

Corte o presunto em tirinhas. Em um recipiente, coloque os ovos e bata com um garfo. Adicione o creme de leite, o presunto e a mussarela cortada em cubos pequenos, o queijo ralado, e por último a cebola. 


Acerte o sal e coloque um pouco de pimenta do reino, caso queira. Misture bem e reserve.
Com um rolo (se não tiver rolo, abra com uma garrafa de vidro vazia e bem limpa), abra bem a massa, até que fique com no máximo 3mm de espessura. Arrume-a numa assadeira redonda de fundo removível grande, preenchendo o fundo e a borda dela inteira, pressionando bem para "grudar" na assadeira. Não precisa untar. Corte os excessos de massa  (sobrou um pouquinho da minha massa, eu abri novamente e cobri uma forma pequena de tortinha, e fiz uma pequenininha).


Deite o recheio sobre a massa, e com um garfo dê uma espalhadinha pra todos pedaços ficarem bem justos pra quem for comer! kkkkkk


Asse em forno médio (200°C) até que a massa fique bem dourada e com aparência crocante. Se você quiser que o recheio fique mais cremoso, pode pré-assar a massa por uns 20 minutos e só depois colocar o recheio para assar junto até que fique dourado. O importante nessa massa é deixar que ela asse bem, pra ficar bem crocante. A tortinha que eu fiz com a massa que sobrou, eu não deixei assar muito e ela ficou um pouco borrachenta. Já a maior deixei no tempo certo e a massa ficou bem crocante :)
Sirva com um vinho bem gostoso (de tampa de rosca dos mais baratos) - coisa de universitário né gentchy... 

Bom apetite e bom fim de semana com essa chuvinha delícia! :)

23 comentários:

  1. Adorei a receita! Fiz alguns quiches sem sucesso... Mas, como não perdia as esperanças, vou testar esse aí pois tenho fé que vai dar certo!
    Beijos e bom findi.

    ResponderExcluir
  2. Carla, essa também eu amei. Sempre fico com um baita culpa cada vez que vejo as receitas com mais de 100g de manteiga...Então que bom que essa deu certo. Tenho trocado a manteiga pela margarina Qualy (quando dá), para tentar ficar com menos "culpa". Ah, o seu cantinho está cada vez mais lindo, mais delicioso a cada dia, parabéns mesmo, muita prosperidade!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a receita e já anotei Carla,bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii Carla!!

    Fico babando pelas suas receitinha que cada dia é uma melhor que a outra.

    Bjussssssss


    ótimo fds ;*

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita com maionese!!!!

    já estou levando para testar!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla,
    bela quiche, receita nota 10, amei!

    Beijos e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla, ficou linda e parece deliciosa.Anotadíssima a receita.Fiquei babando com essa imagem.Beijos querida e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Ficou de dar água na boca mesmo essa receita Carla, e amassa é mesmo muito brisada, deve ter ficado ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Carla que delicia, já comi pastel com maionese na massa e era uma delicia, imagino o sabor dessa quiche.

    Boa semana !

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga que delícia, eu adoro quiche. Postei hoje a torta de ganache, dá uma olhada como ficou fofa. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tb gosto de uma receita do site da Nestlê (Quiche de Abobrinha) na massa vai creme de leite, fica muito boa.

    Dias atrás fiz um quiche (postei no blog) de base de massa usei um disco de pastelão de forno dessas prontas de supermercado, ficou ótima tb.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei as receitas..

    A única coisa que ta faltando é um atalho no site para imprimir a receita.

    De resto ta tudo muito bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Fiz a quiche.
    O recheio é ótimo e o gosto da massa também, o problema é que ela ficou muito dura, mas muito dura mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu fiz ficou um pouco rígida, mas crocante, bem tranquila e gostosa pra comer...! Lembrando que ela é diferente da massa podre comum, que desmancha na boca... bjss!

      Excluir
  14. alguma coisa deu muito errado comigo então, porque não ficou um pouco rígida, ficou tão dura que nem faca de serrinha cortava...
    tenho que tentar denovo, alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, realmente não sei te dizer =/, pois quando fiz deu certinho! segui à risca a receita desse link http://www.recepedia.com/pais/receita/torta-de-presunto-e-queijo1 , caso queira dar uma conferida tbm!
      Caso prefira, faça a massa tradicional de quiches, a massa podre, pois ela sim é bem quebradiça e mais "cortável"... ainda assim vou tentar descobrir o motivo da sua massa ter ficado assim, e caso descubra, dou um update na receita ok?

      Aqui vai tbm o link da receita e passo-a-passo da massa podre pra vc, caso queira tentar: http://www.brisandonacozinha.com/2011/04/massa-podre-basica-como-se-faz.html

      Excluir
    2. Obrigada!
      Quando eu fizer denovo coloco aqui o resultado!

      Excluir
  15. Minha paixão por quiches começou quando eu visitei o Salad Creations (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/todos/salad-creations---shopping-patio-higienopolis), mas meus talentos culinários inexistentes não me deixam tentar muitas coisas diferentes em casa, haha.

    Em todo caso, esse quiche parece maravilhoso! Acho que vou mostrar essa receita pra algum dos meus amigos que não seja um desastre na cozinha, haha :D

    ResponderExcluir
  16. Fernando Ferreira diz: «Para uma cara lambareiro que nem eu, esta quiche de maionnaise é mesmo uma guloseima. Eu próprio a preparei (fiz a versão com massa podre) para o jantar uns dia destes e comi todinha só durante uma refeição. Fui cortando e comendo, cortando e comendo e quando dei conta já tinha somente o prato de pyrex vazio na minha frente. Depois me deu ma secura danada porque o presunto era bem puxadinho e a maionnaise era bem apimentada com um toque de mostarda Dijon.Tomei dois chôpes geladinhos mas se tivesse tomado mais um ou dois não me arrependeria. Pena é que não tinha mais Brahma na geladeira. Carlinha me diga por favor: acha que esta quiche engorda? É que eu não queria ganhar aquele pneuzinho em volta da cintura porque agora não estou podendo jogar futebol, por lesão muscular sofrida num treino há uns meses»

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Não consegui conter os risos ao ler seu comentário! kkkkkk
      Mas então, se a comeu inteira, pelo menos é sinal de que estava boa! Mas não recomendaria que fizesse isso com frequência, pois sim, ela engorda, leva ingredientes calóricos, como a maionese, presunto, mussarela, ovos... Mas como não é sempre que comemos, fazer uma estripulia uma vez ou outra tá perdoado hehehe
      Abraços!

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails