quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Torta ou lasanha de alface (sanduíche sem pão)


Muita comilança pós festas? Calma, calma, você não foi o único ou única! Todos nós cometemos muitas estripulias nesses dias e agora nos resta entrar no projeto verão e tentar nos redimir pra voltar ao ritmo!
Aliás, antes de continuar falando, meus votos de um LINDO ANO pra todos nós, um ano cheio de alegrias, de realizações, de saúde, sucesso, e também que brisemos muito na cozinha! Assim seja!
Essa receitinha de hoje é uma opção pra gente comer algo mais levinho, sem sofrer nem torcer o nariz por ser uma salada... esse sanduíche/torta/lasanha (foi muito difícil definir um nome) já é um prato que conhecemos há muito tempo aqui em casa... aliás, tem todo um ar comfort food pra mim, pois minha mãe fazia muito quando éramos crianças. Depois de grandinhas, essa torta sumiu das nossas mesas, mas há pouco tempo retiramos ela do limbo e ela está de volta! É uma DELÍCIA e chega a ser besta de tão simples! Bora lá fazer as pazes com a balança?

Torta/lasanha de alface (sanduíche sem pão)

Ingredientes

  • 1 maço de alface já previamente higienizado e seco (de preferência com folhas grandes e lisas)
  • cerca de 300g de queijo prato fatiado
  • cerca de 300g de presunto de peru fatiado
  • cerca de 5 tomates grandes fatiados
para acompanhar: molho rosê (use sua receita de costume ou essa à seguir)
  • 4 colheres (sopa) de maionese
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 3 colheres (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de molho inglês (se tiver)
  • pimenta-do-reino 

Modo de preparo
Para fazer esse sanduíche é preciso ter uma "forma fugor" (que geralmente os mais antigos tem). Eu não sei exatamente pra que serve, pois minha mãe sempre a usou apenas para fazer esse prato. O importante dessa forma é o fato dela prensar a torta, para que ela fique no formato certo e não desmanche. Mas não se preocupe, se você não tem a tal da forma, não fique triste! Peque alguma forma redonda ou refratário que você tiver aí, pode ser daquelas de fundo removível também, e use essa mesmo!

Comece então preenchendo o fundo da forma com uma camada de tomates fatiados, para que depois de desenformado, fique com um visual legal.
 

Depois, uma camada generosa de alface. Ir apertando com as mãos, pois ainda tem que caber várias camadas nessa forma.

Depois, cubra com fatias de presunto, queijo prato, e termine com tomates.



Repita as camadas, sempre apertando bem pra ficar bem prensado e caber direitinho na forma. A última camada deverá ser de alface. Depois disso, feche a forma prensando bem a torta. No caso de você não possuir a forma, coloque algo pesado por cima para cumprir a função de prensar. Coloque na geladeira e deixe algumas horas descansando. Minha mãe sugere que seja feito de véspera (à noite, por exemplo), e só servido no dia seguinte. Ou de manhã para comer à noite, whatever....

Depois de pelo menos 6 horas na geladeira, desenforme, corte em pedaços e sirva com o molho rosê!
Para o molho rosê, é só misturar tudo! :)
  

É uma delícia, e o melhor de tudo, muito leve!

Ando meio sumida, porque aqui em Jales rotina não existe! E mamis não me deixa sujar a cozinha :( 
kkkkk :P

12 comentários:

  1. Carla, já vi uma receita, não sei se igual, mas bem parecida, como essa não sei onde nem sei quando. Bem, depois dessa precisão toda, bom mesmo é comer algo levinho depois da esbórnia alimentar de fim de ano. E essa salada não tem mesmo cara de salada! Nada boba sua mãe de fazer para a criançada! Vou guardar a receita para fazer para as crianças aqui de casa (de quase 30 anos). Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, além de ficar muito bonita!
    Enfiei meus dois pés na jaca esse fim de ano, mas dieta só semana que vem kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótima sugestão depois de tanta comilança. Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, nunca tinha visto esse tipo de receita, achei o maximo.Que mesa cheia de delicias a do Natal hein amiga, fiquei aqui babando com tantas maravilhas.Desejo que 2013 seja cheio de paz, alegria, amor e prosperidade.Beijos querida, tudo de melhor para você.

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi nada igual carla. Muito original. Deve ser deliciosa ;)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá bom dia , como foi de final de ano ? espero que
    vc tenha aproveitado bem e ficado muito feliz , bom final de semana para vc , até mais

    ResponderExcluir
  7. Carla querida,
    Feliz 2013!
    Estou retornando aos poucos, depois de uns dias de recesso.
    Adorei essa receita, pois estou nessa turma também que exagerou no fim do ano e quer se livrar dos quilinhos...
    Você recebeu o e-mail que falei que brisei na cozinha?
    Bj e um lindo ano,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla, eu tenho uma forma destas. Minha sogra me deu após eu casar pois quando eu era solteira ela vivia fazendo pizza nesta forma para mim e como ela sabe que gosto de cozinhar me deu uma quando eu casei. Faço direto a pizza nesta forma pois é muito rápida. Não tenho a receita agora mas se quiser te passo, é bem fácil, leva ovo, leite, sal, farinha de trigo e fermento químico. Adoro!!! Caso quiser a receita meu e-mail é: elisapublio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla, eu tenho uma forma destas. Minha sogra me deu após eu casar pois quando eu era solteira ela vivia fazendo pizza nesta forma para mim e como ela sabe que gosto de cozinhar me deu uma quando eu casei. Faço direto a pizza nesta forma pois é muito rápida. Não tenho a receita agora mas se quiser te passo, é bem fácil, leva ovo, leite, sal, farinha de trigo e fermento químico. Adoro!!! Caso quiser a receita meu e-mail é: elisapublio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Carla eu adorei essa receita! Seria tudo mesmo para esse calorão que está fazendo hoje no Rio de Janeiro. Não tenho essa forma mas vou experimentar com outra forma para ver se dá certo. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Carla esta receita supera todas as expectativas: fácil de fazer, fica linda, diferente saí muito do tradicional e o melhor deliciosa. Eu recomendo a todos fazerem e pra completar esse molho rosê fica mais deliciosa ainda. Eu sinceramente não conhecia, gente façam porque eu só tenho a agradecer, obrigada! Bjsssss......

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails