segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pé de moleque com leite condensado

 
Quando vi essa receita no blog da Léia na hora já tive certeza de que queria fazer. Um pé de moleque mais macio, daqueles "puxa-puxa", sem contar o sabor maravilhoso. Difícil comer um só!
Confesso que mudei um pouquinho da proporção de alguns ingredientes da receita, pois tinha mais amendoim em casa, por isso acabei usando também um pouco a mais de açúcar, por isso o docinho das fotos não está tão "puxa-puxa" como os da Léia, mas seguindo as proporções da receita abaixo, ficará igual ao dela! Da próxima farei na medida exata! Mas garanto que mesmo assim ficou uma delícia! :)

Pé de moleque com leite condensado
(rendimento: em média 30 docinhos, depende do tamanho que você cortar e a espessura que deixar)
 
Ingredientes
  • 500gs de amendoim sem pele torrado
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado
  • 1 lata de leite condensado
  • margarina para untar a pedra
Modo de preparo
Primeiro torre o amendoim.Coloque tudo em uma assadeira grande bem espalhados e leve ao forno até que comecem até começarem a rachar, mexendo de vez em quando. Deixe esfriar bem e retire a casquinha esfregando um punhado com as mãos para que soltem tudo. Balance e assopre para que as casquinhas saiam da vasilha do amendoim. Eu prefiro comer sem a casca, assim como a Léia vez, mas confesso que é uma parte muito chata descascá-lo. Minha mãe me disse (e eu também vi em outras receitas) que é possível fazer sem ter que fornear o amendoim. 
Ela apenas coloca o amendoim cru na panela já junto com o açúcar, e espera este derreter, assim como o passo a seguir. O amendoim ficará torradinho também, o calor do açúcar garantirá que ele não fique cru, porém irá com casca e tudo, mas isso não é um problema hehehe
Ou seja, tendo torrado o amendoim ou não, você continua esse passo à seguir normalmente: coloque o amendoim junto com o açúcar em uma panela grande, leve ao fogo e mexa sem parar até que forme um caramelo e comece a ficar escuro. Sempre com muito cuidado, pois o açúcar derretido é muito perigoso.
Aos poucos vá adicionando o leite condensado e mexendo rapidamente.
Mexa e mantenha no fogo até se soltar do fundo da panela. Coloque sobre uma pedra untada com margarina, alise e espalhe de maneira uniforme, deixando na espessura que mais preferir, e deixe esfriar um pouco.
Quando estiver quase que completamente frio, corte em pedaços e espere esfriar completamente.
Guarde em potes bem tampados.



5 comentários:

  1. Carla querida, sou suspeita em falar porque sou fã dessa receita a 20 longos anos.Faziam muitos anos que não preparava e vendo o seu ja estou com vontade de fazer novamente.Nada melhor que um docinho desse a hora da vontade.Ficou lindo seus pés de moleque.Se saiu muito bem.Beijos querida, boas festas.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que olhar não engorda! Mas que tá apetitosa, não tenho dúvida.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Faço este doce desde sempre, com uma diferença: coloco os amendoim cru na panela com o açúcar. Quando o açúcar derreter totalmente, o amendoim estará torrado. Hoje faço este doce de colher. ( adaptações necessárias pelas condições do meu braço). Seu site está lindo. Abraços!

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails