quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pão australiano e Manteiga aerada do Outback


Você já foi naquele famoooooso restaurante australiano? Se sim, já deve saber do que estou falando... Como entrada, a pedida quase obrigatória quando se vai ao Outback é essa duplinha aí: pão australiano quentinho + manteiga aerada. Quem já comeu sabe que essa combinação conquista corações. Mas quem não conhece o restaurante e nem tem a rede na sua cidade agora tem a oportunidade de fazer a receita em casa e ter sempre em mãos quando quiser, pois além de ser uma delícia e fácil de fazer, pode-se congelar o pão já prontinho e só esquentar quando a vontade bater. A lista de ingredientes pode até parecer um pouquinho extensa, mas você compra uma vez e consegue fazer várias receitas dessa! :) Me convenci de vez à fazer quando vi aqui no Gordelícias. Dei uma leve modificada no modo de preparo, para tentar conferir uma maciez a mais na massa. Confiram!


Pão Australiano do Outback + Manteiga Cremosa
rendimento: 16 pãezinhos para sanduíche ou 2 pães grandes



Ingredientes para o pão 
  • 1 xícara de chá de água morna 
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo 
  • 1 sachê (10g) de fermento biológico seco (aquele para pães) 
  • 1 sachê de melhorador para pães (opcional)
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo branca (reserve de 3 à 4 colheres dessa mistura para preparar a esponja)
  • 1 xícara de de chá farinha de trigo integral 
  • 1 xícara de de chá farinha de centeio 
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó (não é achocolatado… é chocolate em pó) - eu utilizei cacau em pó
  • 1 colher de chá de sal 
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal 
  • 1/4 de xícara de melado de cana 
  • Fubá a gosto (para polvilhar o pão) 
Ingredientes para a manteiga
  • 100g de manteiga sem sal 
  • 1/4 xícara de chá de água gelada 

Modo de Preparo (pão australiano)

Em um recipiente grande misture a água, o açúcar mascavo, o fermento, o melhorador e cerca de 3 à 4 colheres (sopa) da farinha de trigo branca. Misture e reserve em local sem ventilação por uns 15 minutos até formar uma esponja, assim como a da foto. 
Em outro bowl, misture todos os ingredientes secos da receita, com exceção do fubá. 

Depois de formada a "esponja", adicione à ela a manteiga, o melado e vá adicionando os secos e mexendo bem até formar uma massa lisa e homogênea. Eu bati na máquina de fazer pão, mas você pode fazer na mão mesmo. Para sovar na mão, adicione farinha em uma superfície limpa e lisa (sua pia, por exemplo) e coloque a massa. Sove bem, fazendo movimentos para frente e para trás com as mãos por um tempinho. Se você achar que a massa ainda está muito molenga, coloque mais farinha de trigo aos poucos.
Após alguns minutinhos sovando a massa, vamos deixá-la descansar por 1h, para o fermento fazer efeito. Coloque a massa em um bowl de preferência limpo, cubra com um plástico e reserve. Passado esse tempo, separe a massa em 16 pedaços de tamanho igual ou na quantidade de pães quiser fazer. Aqui fiz mini pãezinhos para fazer sanduíches (que virão no próximo post).
Em seguida, fome bolinhas com cada pedaço e passe pelo fubá. Polvilhe uma assadeira com o fubá também e arrume os pãezinhos um pouco distantes uns dos outros. Cubra com um plástico e deixe em local sem ventilação mais uma vez, descansando até dobrar o volume (cerca de meia hora).

Após 1h, seus pães estarão no tamanho exato para serem assados. Preaqueça o forno na temperatura média (180ºC) e asse-os por cerca de meia hora, ou até que estejam dourados e soltando aquele cheirinho maravilhoso!
Retire do forno e deixe esfriar em uma grade, para não umedecer a base. Aproveite, ainda quentinhos são uma perdição! Mas depois você também pode congelá-los já assados.


Modo de Preparo (manteiga aerada)


Para fazer a manteiga aerada é muito simples: antecipadamente retire a manteiga (não pode ser margarina, hein?) da geladeira e deixe amolecer em temperatura ambiente, até ficar em ponto de pomada. Não derreta no microondas, pois vai ficar muito líquida! Bata-a na batedeira ou mixer e vá adicionando aos poucos a água bem gelada. Essa manteiga vai ficando clarinha, esbranquiçada, cremosa e bem aerada. Pode ser que você nem precise usar toda água, por isso é importante ir colocando aos pouquinhos.


Agora é só se jogar nessa receita super cobiçada no famoso restaurante, e ter sempre em casa! :)

Bom apetite!

44 comentários:

  1. Da pra preparar a massa na maquina de pão ?
    ☺😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dá sim, Wagner :) Só colocar primeiro a esponja, ligar no modo "Amassar" e ir adicionando os secos até formar uma bola... se ainda ficar muito pegajosa, colocar mais um pouco de farinha de trigo e seguir o restante da receita!
      Abraços!

      Excluir
    2. Sim toda a massa de pão pode em máquina ... Te digo isso pq eu só faço em batedeira com o ganjo

      Excluir
  2. Eu gosto muito desse restaurante Carla. Carinho mas é gostoso e o atendimento muito bom ao menos. Fiz esse pão de mistura pronta. Bem gostosinho, mas nada se compaara à receita na raça neh? A manteiga fiquei chocado. Como assim manteiga e água???? kkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm fiquei com água na boca Carlinha. Vou fazer essa sua receita pois outro dia fiz uma com aquele pré preparo (marca famosa) e não gostei... muito forte de especiarias! A manteiga deve ser show vou fazer também!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Receita e dicas ótimas!

    Que tal ter um ótima refrigeração para suas receita e ingredientes?
    O que precisar nós temos! Se não temos, Criamos!
    Temos ótimos projetos de novas instalações!
    Visite nosso site www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  5. hummm...Carla, como amo esse pão e essa manteiguinha!! Muitas vezes fui ao Outback só para saborear essas duas delícias!! Seus pãezinhos ficaram muito especiais e lindos e a manteiga também ficou bem cremosinha e aerada, tudo com aspecto delicioso, de dar água na boca, tanto que já estou levando a receita, vou fazer com certeza, fiquei cheia de vontade!! Beijocasss

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla! Quanto tempo! Agora estou conseguindo voltar a fazer visitas e adorei chegar aqui e dar de cara com essa delícia! Confesso q já testei inumeras receitas deste pão e nunca consigo fazer chegar nem perto do original. Mas agora vou testar sua receita....hummm fiquei com vontade!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  7. hum..........
    eu amo este pão....

    vou tentar fazer!!!!

    obrigada pelas dicas!

    Beijos...........
    O Armário da Josimar

    ResponderExcluir
  8. E depois como guardo a manteiga????
    Posso por na geladeira normalmente.
    Bjs Carlinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Fabiana! Só deixar tampada e pronto! =)

      Excluir
    2. Olá! Amo pão australiano e adorei a receita, com ctz vou tentar fazer!
      Só uma pergunta: posso substituir o melaço de cana por mel?

      obrigada :)

      Excluir
    3. Juli, acredito que dê para substituir sim, mas na minha opinião ficará mais suave no sabor. O melaço tem um sabor ainda mais marcante que o mel, mas acho que não terá problemas em usar! :)

      Excluir
  9. Para deixar esse pão muito mais fofinho acrescentar 10 gr de emulsificante.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia.
    Esse pão é uma delícia.!! Não tenho noção onde posso encontrar melaço de cana. Seria rapadura preta ralada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Flávio! O melado de cana você encontra em supermercados ou feiras livres (pelo menos encontro facilmente por aqui)... geralmente fica perto do mel e produtos similares.
      Abraços!

      Excluir
    2. O conhecido Karo

      Excluir
  11. Bom dia! Eu fiz na receita com mel, e fica bem suave o gosto dele, misturado aos outros ingredientes. Fica uma delicia!!! Obrigada pela receita!!!

    ResponderExcluir
  12. Fiz 2 receitas ao mesmo tempo. NA primeira o fermento não cresceu muito, logo, o pão não cresceu quase nada e depois de assado ficou batumado. A outra receita o fermento cresceu espuminha e tal, a massa cresceu pouco e depois de assado digamos assim,deu pra salvar , mas nada perto do que imaginava. ��. Farei novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Tudo bem? Para fazer receitas de pão, vários fatores podem atrapalhar... a farinha, o fermento, o clima do dia... Quando está um pouco friozinho, eu coloco a massa para fermentar no forno quentinho (acendo ele um pouquinho antes de colocar a massa, coisa de segundos mesmo, só para dar uma aquecida, e depois desligo), pois a massa precisa de ambiente mais quentinho para que o fermento aja. Eu realmente não sei o que pode ter acontecido, mas espero que chegue num resultado satisfatório numa próxima vez! Um beijão!

      Excluir
    2. Carlinha essa farinha de centeio consigo em supermercado também?

      Excluir
    3. Oi Liliam! A farinha de centeio eu encontrei no supermercado mesmo, na área de integrais e saudáveis... mas caso não encontre, tente achar em lojas de produtos naturais, talvez seja mais provável! Um beijo!! :)

      Excluir
  13. Fiz 2 receitas ao mesmo tempo. NA primeira o fermento não cresceu muito, logo, o pão não cresceu quase nada e depois de assado ficou batumado. A outra receita o fermento cresceu espuminha e tal, a massa cresceu pouco e depois de assado digamos assim,deu pra salvar , mas nada perto do que imaginava. ��. Farei novamente.

    ResponderExcluir
  14. A receita é ótima!! fiz e dá super certo! fica uma delícia!! aumentei para 3 colheres (sopa) de chocolate.

    ResponderExcluir
  15. Pensei que o pão do Outback fosse acompanhado de cream cheese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma manteiguinha aerada que acompanha, mas com certeza tb fica delícia com cream cheese! :)

      Excluir
  16. Oi!! Posso usar manteiga com sal pra fazer a manteiga aerada? Sem sal ela não fica muito sem gosto? Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Stella! Pode usar a com sal sim! Eu só usei a sem sal pois fiz a versão mais parecida possível com a do outback! Mas sinceramente tb prefiro com um salzinho! Beijos!

      Excluir
  17. Pode usar farinha de trigo com fermento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day! Desculpe minha demora para responder. Não pode-se usar a farinha já com fermento, pois o fermento que vem nessas farinhas é o químico (usado em bolos) e nós usamos o biológico, para pães. Sem contar que não dá pra saber exatamente a quantidade de fermento que vem nessas farinhas, de acordo com o que precisaremos na receita. Então, melhor não. Aliás, não recomendo que compre essas farinhas já com fermento, melhor comprar o fermento separadamente mesmo :) Beijo!

      Excluir
  18. Pode usar farinha de trigo com fermento?

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente um lixo. Gastei ingrediente perdi tempo e tudo isso porque vcs ensino feito com ma vontade. Por que não explicar o que fazer quando a massa fica dura ou mole o que tem que misturar a farinha na agua antes de acrescentar o fermento para não ficar com bolinha? Se for para fazer com ma vontade então não ensina porque quem está lendo e testando tem expectativas. Afff cansei das pessoas só pq sabem fazer se acham professores. Se não é não passe a receita na internet. Ou se for fazer isso pense que do outro lado tem alguém que não sabe fazer e precisa do máximo de informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem? Uma mesma receita pode dar certo ou errado, dependendo da maneira que ela faz, clima do dia, qualidade dos ingredientes, temperatura do forno, dentre outros fatores que eu não sei nem mensurar. Com você deu errado, mas para outras pessoas deu certo, e não admito esse tipo de comentário grosseiro aqui. Aceito críticas, sugestões, mas dizer que eu passei a receita com má vontade é ofensa. Na grande maioria das receitas posto o passo-a-passo com fotos, exemplificando cada processo. Enfim, sinto que seu pão não deu certo, mais "sorte" da próxima vez.
      Att, Carla

      Excluir
    2. Achei que você explica perfeitamente bem! Parabéns!

      Excluir
  20. O que posso colocar no lugar da farinha de centeio..... ela é muito difícil de achar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a branca mesmo no lugar! Ou metade branca, metade integral! :)

      Excluir
  21. Nossa tenho apanhado p.fazer esse pao rses
    Vou fazer sua receita.
    Agora melaço vou ver se encontro.
    Boas dicas ibg

    ResponderExcluir
  22. Sua receita ta errada pra q colocar agua na manteiga? Um restaurante desse porte jamais serviria manteiga com agua pra cliente
    A manteiga deles é a comum extra com sal batida com creme de leite ate dobrar de tamanho.. pode perguntar no restaurante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiz com água e ela fica super aerada e leve. Como a do restaurante. Se é a original ou não, não sei. Mas fica tão boa quanto e é uma opção mais barata e viável. Não precisa falar dessa maneira ;) Nem o pão em si é a receita original, são receitas inspiradas, pois elas tem segredo industrial.

      Excluir
    2. Eles servem até costela de porco estragada pra cliente rs, já passou até no Fantástico rs. Quanto mais manteiga com água rs.
      Parabéns pela Receita. Vou testar!!

      Excluir
  23. Manteiga aerada com mel. Eu dissolvi mel na água gelada e fiz a receita. Divino.

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails