quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Pudim de Pão ou Pudim de Padaria

Tinha alguns pães velhinhos aqui e decidi fazer pudim com eles! O famoso pudim de padaria! Nunca tinha feito, por isso estava buscando receitas na internet e encontrei essa da @isamaraamancio, culinarista que eu adorava assistir na minha infância no antigo programa da "Namaria", o Note e Anote.

Quem aqui se lembra dela? Ela era/é ótima, uma referência da confeitaria dos anos 90.


Pudim de pão (ou pudim de padaria) 
  • 2 pães amanhecidos e picados 
  • 670ml de leite 
  • 1 xícara (chá) de açúcar 
  • 2 ovos 
  • 1 caixinha de creme de leite 
  • eu acrescentei um pouco de canela e raspas de 1 limão à receita, mas é opcional.

Calda
  • 1 xícara (chá) de açúcar 
  •  1/2 xícara de água


Modo de Preparo
Primeiro faremos a calda, misturando numa panela o açúcar e a água e levando ao fogo até que o açúcar caramelize por completo. Coloque com cuidado na forma de pudim (usei uma de 22cm aprox.)

No copo do liquidificador coloque 2 pãezinhos amanhecidos e picados e por cima adicione os 670ml de leite. Aguarde alguns minutinhos para dar uma hidratada. Bata esses dois ingredientes até o pão se dissolver por completo, e adicione os ovos, o creme de leite, o açúcar, e caso queira, a canela e as raspas de limão (opcional).

Coloque cuidadosamente essa mistura na forma de pudim já com o caramelo, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 250°C por 1 hora e meia, ou até que o pudim fique firme. Deixe esfriar por completo e desenforme. Para soltar a calda da forma aqueça levemente e com muito cuidado na boca do fogão e despeje sobre o pudim!

Bom apetite!

Para assistir aos vídeos de quando eu fiz, acesse aqui

3 comentários:

  1. Rubens 25,SETEMBRO DE 2020
    Meu pai e minha mãe eram padeiros a sobra de pão fazia se a farinha de rosca e o pudim,não se aproveitava para fazer torradas
    A Torrada da época fazia se um pão muito gostoso. Vi depois de um certo tempo com o nome de torrada joelhinho. O interessante que ela era seca na fornalha. Outro detalhe era somente feita de encomenda para as mulheres guardarem a dieta. Hoje se aproveita pão amanhecido para fazer a torrada que é torrada mesma e não seca. Estou falando do que acontecia nos anos 50 e 60. Como as cisas mudaram. Acho que pouca gente conhece a torrada joelhinho

    ResponderExcluir
  2. Hum Adorei suas receitinhas, vou fazer o pão. RSrs

    ResponderExcluir
  3. Que pudim bonito, salivei aqui kkkkkk
    Vou comprar pão pra fazer ele amanhã

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails