terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dry Rub (tempero seco para carnes)

Hoje é dia de ensinar para vocês como fazer esse delicioso tempero muito utilizado lá nos "States". É um tempero que os "pitmasters" (título atribuído a churrasqueiros que operam as barbecue pit, tipo de churrasqueira na qual as carnes podem ser defumadas por muitas horas em temperaturas baixas)  usam muito para assar carnes (geralmente suínas) e elas ficam assando por horas e horas e quando saem da churrasqueira praticamente se desmancham de tão macias que ficam! Com ingredientes como açúcar, pimentas, alho e cebola em pó, sal, entre outros, o dryrub nada mais é que uma mistura de vários temperos, e muitas pessoas fazem sua própria versão ou adaptam de acordo com seu paladar. Essa receita aqui é a do André Dias, do canal BBQ em Casa, e é a primeira versão que experimentei (fielmente) fazer, e gostei muito. Futuramente pretendo ousar mais e criar minha combinação, mas por enquanto prefiro deixar na mão de quem manja do assunto! Hoje iremos aprender o tempero, que dura muito e pode ser usado em várias aplicações, mas nos próximos posts ensinarei a fazer receitas com essa "belezinha".



DRY RUB (tempero seco para carnes)
(receita do André Dias, do BBQ em casa)


Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado branco
  • 1 xícara(chá) de açúcar marcavo
  • 3 colheres (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de páprica doce com páprica picante (1 colher de cada) - eu usei também a páprica defumada
  • 1 colher (chá) Rasa de pimenta caiena
  • 1 ou 2 colheres (sopa) de pimenta chilli (quanto mais escura melhor)
  • 1 colher (sopa) de pimenta do reino com cominho (ou 1/2 colher de cada)
  • 2 colheres (sopa) de alho em pó
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de cebola em pó (pode usar sopa creme de cebola)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa vasilha funda e mexa até os temperos se dissolverem e se misturarem por completo, se preciso esmague os pedaços com as mãos ou passe num processador para maior uniformidade! Guarde em potes hermeticamente fechados e mantenha em local fresco e seco.
Para utilizá-lo, passe bastante tempero por todos os lados da carne e faça a receita normalmente. Combina muito bem com carnes suínas, aves, e também carnes bovinas. É maravilhoso na costelinha barbecue! No próximo post ensinaremos a fazer essas deliciosas sobrecoxas de frango desossadas com dry rub e laranja e futuramente outras receitas também utilizando esse temperinho. Fiquem de olho! :)

E bom apetite!





6 comentários:

  1. Boa tarde, eu me interessei muito em fazer esse tempero, mas surgiu a dúvida se ele fica muito "pimentoso", quero dizer ardido com essas varias pimentas.
    Agradeço resposta/opinião
    Att
    Uta

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Uta, tudo bem? Olha, eu gosto muito de pimenta, mas mais do sabor do que a ardência dela, mas creio que esse tempero não fica muito forte nesse quesito, pois vão muitos ingredientes em maior abundância, como o açúcar, a cebola e alho em pó, e etc. Aconselho que você vá colocando aos poucos e experimentando para ver se está ao seu gosto (colocar à princípio apenas metade da pimenta indicada na receita, por exemplo). A mais forte de toda a lista aí é a pimenta caiena. Mas vai bem pouquinho dela também. Enfim, fica difícil mensurar, mas se tem dúvida quanto a isso, recomendo que coloque aos pouquinhos mesmo. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Carla. Ja deu uma ótima esclarecida.
      Vou fazer como vc disse, colocando aos poucos, principalmente a caiena então.
      Abraços
      Uta

      Excluir
  3. Excelente irei fazer uma vez que em São Paulo não se encontra loja física que venda esse produto muito obrigado

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails