sexta-feira, 22 de junho de 2012

Torta holandesa e a felicidade de um reencontro

Há um mês atrás tive a oportunidade e grande honra de rever uma amiga, que há 7 anos não via. Falta de vergonha na cara, eu sei, mas também outros motivos fizeram com que o tempo fosse passando, e esse reencontro fosse ficando mais distante... mas nossa amizade e carinho não!
Enfim, a reencontrei num momento muito especial da vida dela, seu casamento; e a emoção foi muito muito grande: só a vi quando entrou no altar, e eu ali tomando posto de madrinha! Foi mais que inesquecível aquele momento, e sempre vou levar comigo, nas minhas lembranças.
Dia seguinte, ela me perguntou se eu sabia fazer torta holandesa. Eu, que não tenho lá o maior interesse pra doces disse que nunca havia feito, mas me comprometi a testar e postar aqui, oferecendo a receita à ela... e com todo prazer eu o faço hoje, completando quase um mês do nosso reencontro. Além da receita, deixo a promessa de que esse reencontro não vai se estender por mais anos... :)
Minha maninha, minha afilhada, amiga, seja o que for: você tá guardada pra sempre aqui no coração, e essa receitinha é totalmente dedicada à você! Um dia ainda faço na sua presença! hehehe

Muitas fotos porque esse post (e essa torta) merecem...




Torta holandesa
Receita retirada daqui

Ingredientes
Massa
  • 200 g (1 pacote) de biscoito maizena ou similar (pode ser de leite)
  • 70 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 pacote de biscoito amanteigado coberto com chocolate (utilizei calipso branco)
Recheio
  • 200 g de chocolate branco
  • 150 g de cream cheese
  • 400 ml de creme de leite (2 caixinhas)
  • 1 colher de sobremesa de gelatina em pó sem sabor dissolvida em 3 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de açúcar
Cobertura
  • 150 g de chocolate meio-amargo
  • 1 caixinha de creme de leite (200 ml)
Modo de Preparo
Primeiramente, coloque aos poucos os biscoitos do tipo maizena no liquidificador (ou processador) e triture-os. Balance o liquidificador para ajudar. Quando estiver em pó pare de bater.

Adicione 70 g de manteiga sem sal e misture bem com as mãos até formar uma farofa.
Numa forma de fundo removível (diâmetro 22cm é o tamanho recomendado), coloque toda essa farofa de biscoitos e acomode os biscoitos calipso com o chocolate voltado pro lado de fora.
Para que eles fiquem em pé coloque a farofa no fundo da forma e vá pressionando com os dedos, até que todas as bolachas estejam em pé aguardando o recheio.
Para formar o creme do recheio, leve ao microondas os 200 g de chocolate branco cortado em pedaços pequenos por 30 segundos em potência alta.
Retire do microondas, mexa um pouco com uma colher e volte ao microondas por mais 20 segundos. Retire, mexa e retorne ao microondas até que todo o chocolate esteja derretido. Cuidado para não queimar o chocolate. Retire o chocolate branco derretido do microondas e adicione 2 colheres de sopa de açúcar e o cream cheese. Mexa com um fouet sem bater, ou seja, gentilmente para não quebrar a têmpera do chocolate.
Adicione as duas caixinhas de creme de leite e continue mexendo lentamente até incorporar bem ao creme. Adicione também a baunilha. Dissolva a gelatina em água, leve ao microondas de 20 a 30 segundos. Mexa bem e adicione ao creme e mexa até incorporar.

Passo 9: Coloque esse creme sobre o fundo de bolachas e leve ao congelador ou freezer por 20 minutos.

Passo 10: Para fazer a cobertura coloque os pedaços de chocolate meio amargo e a caixinha de creme de leite numa vasilha que vá ao microondas. Aqueça até adquirir uma temperatura que faça derreter o chocolate sem queimar (45 segundos em potência alta). Mexa até formar um chocolate fluido e brilhante.
Retire a torta do freezer, verifique se já deu uma leve endurecida, e adicione o chocolate meio amargo derretido com o creme de leite. Espalhe certinho pela torta e coloque na geladeira.
Sirva assim que a torta ficar bem firminha!


e aqui dois momentos totalmente distintos com a minha amiga, Thayse, há 7 anos atrás, e mês passado, em seu casamento :)
maio de 2005
maio de 2012 (eu tô ali atrás hehehe)
Te amo :)
Obrigada mesmo por me permitir fazer parte desse momento lindo!

10 comentários:

  1. Sua amiga deve ter ficado muito feliz com esse carinho, Carla! Amizades são um tesouro que a gente deve preservar sempre.
    Gostei da receita da sua torta holandesa, pois leva menos manteiga.
    Vou experimentar e depois lhe conto.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Meu amoooor

    O que é que eu vou dizer???

    Feliz fico eu por te ter por perto sempre que precisei, e é a prova de que não precisa estar junto pra estar perto...
    Você é eterna minha amiga, e sempre vai ser minha maninha...

    Eu vou sempre agradecer, por ter um espacinho pra mim dentro de você, que comtantos amigos, nunca deixou de se importar comigo.

    Eu queria conseguir dizer o quanto eu amo você...e quanto sinto falta.

    Agora, vamos ao mais importante, vou fazer essa torta, e é AMANHÃ... e se eu precisar de um help, te ligo.

    Obrigada pela dedicação.

    e mais uma vez TE AMO

    ResponderExcluir
  3. Eu MORRO de vontade de fazer torta holandesa, mas fico tão confuso pq tem tantos jeitos diferentes né? Tem cm creme de leite, com sorvete, creme de leite fresco. A sua ficou linda Carla e acho que é a próxima q eu tentarei rsrs.
    Beijo e parabéns pelo reencontro com sua amiga, é sempre tão bom rever gente querida não é? Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Que post lindo, fotos lindas e uma linda amostra de carinho em forma de receita, sua amiga com certeza adorou. Beijos Carla =*

    ResponderExcluir
  5. Carla, mas quantas delicias perdi amiga!!!!! Se vc não me avisa, eu achava que vc tinha dado uma pausa no seu blog. Esses probeminhas de atualização são um saco, várias vezes tive esse problema no meu blog, mas ja consegui arrumar e graças a Deus não deu mais. Amanha na minha postagem, se eu não esquecer, por que to com a cabeça avariada heheh, vou colocar na postagem o link do seu blog e avisar o povo o que está acontecendo, se vc me permitir lógico!
    Agora deixa falar nessa torta, que linda ficou Carla, cheia de amor em primeiro lugar, uma amizade preciosa é pra toda vida e ficou muito bonita e deliciosa com toda certeza. Como o Guto disse há uma infinidades de recheios, mas a que mais gosto é essa, com cream cheese. Amei. Bjocas

    ResponderExcluir
  6. que post maravilhoso esse...amei sua torta holandesa...divina..e seu encontro foi o maximo..bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla,
    Já tenho gosto muito da torta holandesa, já postei 2 versões mas nunca fiz esta de chocolate, é uma receita muito interessante, o passo a passo está didático e a torta ficou linda.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  8. Arrepiei ;)

    A torta ficou uma delícia mesmo, viu!!! Podem fazer!!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  9. mais linda que a torta é a amizade que nunca morre!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! A torta está linda!
    Com quanto tempo de antecedência posso fazer a torta? Será que posso fazer dois dias antes?
    Parabéns pelo site! Descobri há pouco tempo e já é um dos meus favoritos!
    Carol

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails