quinta-feira, 19 de julho de 2012

Espaguete com brócolis ao forno

Vir pra casa é uma delícia. Ficar perto da família, da sobrinha, dos amigos... é bom demais. Porém, aqui em casa acontece uma coisa que é até estranho dizer, ainda mais eu que amo cozinhar e até tenho um blog de culinária: aqui ninguém cozinha. Como eu já disse aqui, minha mãe não é a pessoa que mais ama cozinhar no mundo, e por isso aqui em casa não sai almoço todo dia. Vez ou outra ela faz alguma mistura, ou eles buscam marmita mesmo. Se tem uma coisa que eu nunca fiz (se fiz, dá pra contar nos dedos de uma mão) nesses últimos 6 anos em que saí de casa é buscar marmita. Sempre gostei de fazer, por isso não estou muito acostumada com isso, e não acho muito legal, mas quem sou eu pra mudar o hábito deles? É claro que eu nunca tive esse hábito porque sempre tive tempo para fazer, mas talvez isso mude daqui pra frente. Mas enfim, eu cheguei em casa, e minha mãe me pediu pra ir buscar a bendita, pois não "havia nada" na dispensa para fazer um almoço. Como eu não tava MESMO afim de tirar meu pijaminha de frio para buscar algo, perguntei: 
- Tem macarrão?
- TEM!
- Tem molho?
- Nãããão!
- Brócolis???
- TEM!
Daí de cara já pensei na receita que a Rita Lobo passou no primeiro episódio do seu programa no GNT (Cozinha Prática), o Talharim com brócolis. Lógico que eu dei umas adaptadas, com o que eu tinha em casa. Ficou uma delícia e não sobrou nadinha pra contar história...


Espaguete com brócolis ao forno

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • 5 dentes de alho
  • 1 cebola pequena
  • azeite à gosto
  • sal
  • pimenta-do-reino
  • 2 folhas de louro
  • parmesão (eu não tinha no dia)
  • 250g de espaguete fininho

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180 °C. Enquanto isso, corte o brócolis em pequenos buquês, que caibam na boca em uma garfada. Lave os floretes em água corrente e transfira para uma tigela com água, sal e vinagre. 
Reserve o brócolis e enquanto isso corte os dentes de alho em fatias não muito finas, a cebola em fatias finas.
Feito isso, escorra bem o brócolis. Unte um refratário com azeite e distribua os floretes, os dentes de alho, a cebola e o louro. Regue com mais azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Polvilhe o queijo parmesão ralado (eu não tinha) e leve ao forno para assar por 20 minutos ou até dourar. Eu coloquei também pequenos cubos de manteiga, mas não é preciso. É que eu sou gordinha mesmo hehehe. Como o queijo é salgado, e o brócolis já ficou de molho em água salgada, tome cuidado com o sal. Experimente para verificar se precisa mais ou não.


Quando colocar o brócolis no forno, leve ao fogo alto uma panela grande, com 4 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. Depois de escorrido, coloque um pouco de azeite no macarrão e misture, para que ele não grude. Se quiser, pode adicionar algum tempero ou ervas também.


Retire o refratário com o brócolis do forno e junte o macarrão escorrido. Misture bem. Caso esteja com a aparência seca, junte um pouco da água do cozimento. Misture novamente. 


Com um garfão de cozinha - quanto mais longos os dentes, melhor -, enrole o macarrão e transfira para o prato. Decore com os floretes de brócolis e coloque as lascas de parmesão sobre a massa. Regue com mais um pouco de azeite e sirva a seguir.


Pode parecer um simples macarrão com brócolis, mas o fato dele ser assado confere um sabor mais marcante e todo especial ao prato! Adorei e farei mais vezes! Sem contar que é muuuuito fácil né galere???
No link lá em cima, no site do programa da Rita, tem um vídeo dela mostrando o passo a passo e uma maneira diferente de apresentar o prato! Vale a pena assistir!

Bom apetite! :)

10 comentários:

  1. Olá Carla,
    Muito bom estar em casa, também esse espaguete com brócolis no forno, vou ter de testar a receita, muito interessante e rápida.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Diferente do que costumo fazer, fiquei curiosa, qualquer dia vou testar, porque adoro macarrão com brócolis.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Carla, ótima opção, brócolis combina muito bem com massas.
    Beijinhus
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.com

    ResponderExcluir
  4. HUm, estava procurando uma receita assim ...
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Vou brisar na cozinha com essa receita, acho que vou fazer hoje a noite, eu e o marido amamos macarrão e brocolis. Beijos Carla e um bom fds pra vc =*

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!!!!!!!!!!!


    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A preguiça faz milagres. Faz até aparecer de uma dispensa vazia um macarrão lindo e apetitoso como este kkkkkkkk
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz essa receita no sábado. Ficou ótimo, mas o marido achou que se tivesse um molinho branco iria ficar "supimpa"!!! kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz !!!! Espaguete com brócolis ao forno. Ficou ótimo !!! Só acrescentei um pouquinho de shoyu (1 colher de sobremesa) na mistura do brócolis que vai ao forno , para dar aquela corzinha ...
    Tirei até um retrato .... kkkkkkk....
    Fiz também o pãozinho de queijo rapidex, que de tão, tão, tão.... nem deu tempo de registrar... rá,rá,rá,rá........
    Mil Beijos !!!

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails