quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mise en place - o que é?


Você que assim como eu ama visitar blogs e sites de gastronomia, ou assistir programas de culinária já deve ter se deparado com essa expressão. Eu sempre ficava me perguntando o que era isso, e por isso decidi falar um pouquinho sobre por aqui, pois muitas pessoas assim como eu não tem uma formação na área, e tiveram que aprender por si só!
Mas o mise en place é uma coisa tão simples, que com certeza muitos de nós já praticamos, sem nem saber o nome.
Mise en place é uma expressão em francês, que significa literalmente "posta no lugar". Ou seja, é simplesmente deixar todos ingredientes e elementos da receita prontinhos já no jeito para que você execute sua receita corretamente. Segundo o Larousse Gastronomique, mise en place é o “conjunto de operações que precedem a preparação propriamente dita de cada serviço de restauração. Na cozinha profissional, a mise en place é um procedimento obrigatório que facilita e organiza todas as operações necessárias para a elaboração de qualquer preparação”.
Eu mesma sempre brincava que era muito fácil cozinhar em programas de tv, pois os apresentadores diziam: "Essa receita leva 5 minutos para ser feita". Mas claro que é, tendo tudo pronto, picadinho e arrumadinho ali... é o taaaaal do mise en place presente!
 Em grandes restaurantes, existem funcionários pagos só para cumprirem essa função: picar, fatiar, organizar e deixar ali tudo pronto pro chef fazer (acredito que muitos estagiários devem fazer isso hehehe). É um passo muito importante, pois assim tudo fica organizado, e não se corre o risco de depois acabar esquecendo alguma parte da receita.
Eu mesma já passei a praticar o mise en place em casa, e acho que praticar isso ajuda muito e maximiza seu trabalho na cozinha. Acredito também que essa seja uma das etapas mais demoradas e "complicadas", pois depois de tudo picadinho e arrumadinho, é só partir pra preparação!

Espero que tenham gostado do post, e comecem também a praticar o mise en place! (é chic falar assim né?)

MISE EN PLACE se pronuncia assim: miz õ plas

 Pronto, agora você pode sair por aí falando, e pagando de afrancesada ainda... hehehe

15 comentários:

  1. Ótimo post, realmente exitem expressões que quebramos a cabeça para saber o que é que e quando descobrimos, vemos que é super simples.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Normalmente tento praticar o mise en place, pois facilita muito para a fotografia, post simples, fácil de entender e muito útil.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Carlinha eu já pratico o mise en place antes de descobrir o que era isso kkkkk
    Sempre gostei de deixar tudo à mão, tudo picadinho, tudo pesado e cortado, dai é só realizar a receita, de fato o mise en place é essencial na culinária. Vc tem razão as receitas de Tv se fazem em 5 minutos, também pudera com aquela galera toda mise en placeando até eu rsrsr

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu post! Eu sou uma daquelas pagas só pra fazer o mise en place alheio #vidadeestagiario
    E realmente preparar o mise en place antes (e bem feito) equivale a 50% de sucesso na sua receita =D

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!
    Realmente faço isso e só achava prático.
    Nem imaginava que tinha um nome tão bonitinho !

    ResponderExcluir
  6. Amei ótima explicação e ótimo blog parabéns:)

    ResponderExcluir
  7. Post ótimo. Mas para a pronuncia do MISE EN PLACE É: mizãmplace. O Place no final não é falado com o inglês a pronuncia (pleice). É Place com A mesmo a pronuncia do (mizãmplAce). Tem muita gente que pronuncia (mizãmpleice), esse é o errado!

    ResponderExcluir
  8. Que gracinha o post, amei saber que o que faço tem esse nome chique. Kkkk Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a explicação! Parabéns 😊

    ResponderExcluir
  10. Leitura leve, divertida e informativa! Adorei o site e favoritei! Abraços.

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails