terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fogazza


Há tempos tava de olho nessa receita, mas como alguns de vocês já sabem, eu sou meio devagar quase parando. Tenho milhares de receitas na minha lista pra fazer, e no fim acabo mais inventando algo de acordo com o que tem na minha geladeira, ou fazendo outras coisinhas, e acabo me esquecendo de fazer as que eu deixo na minha pasta de favoritos. Grande erro meu! Por conta dessa preguiça acabo deixando de fazer tantas delícias, que depois me arrependo de não ter feito antes! Esse aqui é um belo exemplo disso. A querida Cintya Maria, do blog Cozinhar é Preciso que postou essa delícia, e essa foi a escolhida então para participar do "Testar é preciso"... e eu aproveito pra dizer que não só testar é preciso, como eu PRECISO TESTAR MUITO MAIS!
Essas fogazzas são maravilhosas, massa macia, crocante por fora e recheio escorreeeendo à cada mordida... Ao contrário do que a gente pensa, é muito fácil de fazer, muito simples. Não necessita de grandes habilidades! Pode acreditar em mim, vale a pena!
Fogazza da Cintya (Testar é Preciso!)
(eu fiz apenas meia receita, pois somos poucas aqui em casa, mas aqui passo a receita na íntegra!)

Ingredientes
para a massa
  • 600g de farinha de trigo (4 xícaras de chá + 4 colheres de sopa)
  • 2/3 de um pacotinho de fermento biológico seco
  • 1 e 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água morna 
minha sugestão de recheio
  • cubos de mussarela
  • cubinhos de tomate sem semente
  • folhas de manjericão
  • orégano, sal
Modo de preparo (da maneira que eu fiz :P)
Primeiramente, reserve um pouco da farinha para depois auxiliar para abrir a massa.
Misture todos os ingredientes exceto a farinha. Vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo bem, até que a massa fique bem homogênea e elástica. Sove bastante para ativar o glúten da mesma. Eu acabei utilizando um pouco mais de água do que o indicado, e um pouco menos de farinha. Isso depende do tamanho das suas xícaras e colheres medidoras, e também da qualidade da farinha, e umidade do local. Coloque sua massa em um recipiente coberto, e deixe descansar em local sem ventilação por cerca de 30 minutos.

Enquanto a massa cresce, deixe no jeito os ingredientes do seu recheio! Você pode usar o que quiser. Eu quis fazer algo simples, e aproveitar o que eu já tinha em casa. Usei cubos de mussarela, tomate e manjericão Um clássico caprese. Ou chamaria de marguerita? Não sei.... me corrijam amigos blogueiros!!! hehehehe

 Bom, depois do tempinho da massa dar uma crescida, e preparar o recheio, Enfarinhe o tabuleiro, e abra a massa, com mais ou menos 3mm de espessura... a minha massa ficou rígida, mas ao mesmo tempo bem macia e gostosa de trabalhar.

Pegue um molde redondo (usei um potinho de sobremesa) e vá cortando a massa com ele. Assim todos ficam do mesmo tamanho (pelo menos eu tentei deixá-los assim!). Com o que sobrar da massa, repita o processo de amassar, abrir, e cortar de novo, até não sobrar nada, ou quase nada.

Recheie da maneira que preferir... Capriche no recheio, mas cuidado pra não exagerar e depois não conseguir fechar! hehehe

Sobre as fogazzas, formando uma meia-lua, e aperte com os dedos para fechar.

Depois, com um garfo, aperte bem para que fique bem fechado. Só o dedo não fecha bem não, use o garfo!

Depois, frite em óleo quente, poucos por vez, e sirva com um molhinho de pimenta ou qual você preferir! Deve ficar bem interessante com essa maionese de rúcula também, né? 
 Eu não fritei todos na hora. Por isso embalei as minhas fogazzas num pano de prato limpo, uma separadinha da outra, coloquei num prato e deixei na geladeira, para fritar o restante à noite. Deu tudo certo! Mas não deixe uma grudar na outra! kkkkkkk

Uma delícia!
Obrigada Cintya por essa maravilha de receita, com certeza farei mais vezes! Muito fácil e DELICIOSA!

15 comentários:

  1. Oi Carla!!!!

    Obrigada por participar do sorteio!
    Vc arrasou no post e nas fotos da montagem! Adorei a sua ideia.
    Mas, fique tranquila, porque acho que somos todas assim, temos tantas receitas, mas quando vamos fazê-las escolhemos outras que não as da lista! rsrsrs.... Preciso me empenhar também e testar as minhas. Algumas já consegui!...rs

    Também preciso me apressar e fazer o post com as suas fogazzas. Por favor, não esqueça de me mandar as fotos para o e-mail do blog, ok?

    Obrigada Carlinha pela sua participação! E boa sorte no sorteio!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla,
    sua fogazza ficou linda e tentadora, boa demais!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  3. Carla, querida

    Fico alguns dias fora e deixo passar tantas coisas simplesmente maravilhosas, como esta fogazza, o bolo de limão, aquele molho de pimentões que deve ser dos deuses, ufa!, só coisa deliciosa!
    Com certeza várias estão indo para minha lista!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlinha, boa tarde.

    Massa muito boa em menina?
    Senhorita Cintya tem muita coisa boa a ser descoberta.

    N'ao sou dono da verdade, mas temo ser caprese.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hummm que fomeeeeeeeee!!!
    Carla tô indo comprar o trigo pra fazer esse troço delicioso!!!
    já te falei que eu adoro suas receitas, sei lá, dos blogues de culinária é o único que consigo fazer dar certo as receitas, acho que é o jeito que vc explica as coisas hahhahhaa
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. A fogazza pode ser assada?por favor quem puder me respondem,beijoooosss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá! Tudo bom? Olha, pra ser sincera, não sei se pode ser assada... acredito que deixará de ser uma fogazza, e vá parecer mais um calzone ou pastel de forno... mas acredito que dê certo sim! É válido dar uma pincelada com azeite por todos os lados da massa! :) Beijos!

      Excluir
  7. A fogazza pode ser assada?por favor quem puder me respondem,beijoooosss.

    ResponderExcluir
  8. Pode ser considerado gelada ??
    Frita ou crua??

    ResponderExcluir
  9. Ela pode ser congelada??
    Frita ou crua??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo congelar nem crua e nem frita, pois frita acaba perdendo a crocância, e crua o tomate irá soltar água, o que dificultará depois na hora de fritar. Um abraço!

      Excluir
  10. Respostas
    1. até pode, mas tem que tomar cuidado para não umedecer a massa. POr isso, evite usar tomate ou outros recheios que possam soltar água :)

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails