terça-feira, 2 de julho de 2013

Muffins de parmesão do Starbucks

Eu, como boa "interiorana", quando vou pra capitar (São Paulo), faço uns programinhas que são de praxe. Um é ir ao Mercadão, nem que for só pra passear mesmo e tomar um chopp, outro é ir no Outback e comer a cebola deliciosa de lá (blooming onion), e outra com certeza a mais frequente é ir tomar um café no Starbucks. Sim, sou clichê e aproveito mesmo, não é todo dia que posso ir, então quando estou lá eu vou! E numa dessas idas fiquei paquerando um muffin que tinha lá... ele ficou olhando pra mim... e enfim pedimos para comer. Apesar de caro, foi uma ótima pedida, tanto que me apaixonei e nunca mais me esqueci dele! O muffin era de parmesão, e com um sabor e textura maravilhosos! Como onde eu moro não existe essa rede, decidi procurar por uma receita que satisfizesse minha vontade desse "pãozinho"! E vasculhando o Dr. Google, encontrei essa, no blog "Cansei de Miojo", que atingiu totalmente minhas expectativas! Como faz um tempinho que comi a versão original, não sei dizer se é idêntica, mas que me fez voltar àquele dia frio em que comi aquele muffin com um copão de café com leite... ahhh fez!! Confiram!
Muffins de Parmesão do Starbucks
(rendimento: aproximadamente 12 unidades)

Ingredientes:
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 sachê de fermento biológico
  • pimenta do reino moída a gosto
  • tomilho a gosto
  • orégano a gosto
  • 200g de queijo parmesão ralado
  • 250 ml de Leite
  • 1 ovo
  • 100g de manteiga sem sal derretida
 
* reserve parte do queijo parmesão para a finalização

Para fazer essa receita você irá precisar de formas de muffins/cupcackes/petit gateau
* caso não tenha, use formas de empada e faça mini-muffins.

Modo de preparo
Primeiramente, misture o fermento com o leite morno e deixe descansar. Enquanto dá uma descansadinha lá, em outro recipiente misture a farinha de trigo, o açúcar, pimenta do reino, as folhas de tomilho, orégano e o queijo parmesão ralado.
Adicione à mescla de leite e fermento, o ovo e a manteiga derretida.
Vá adicionando esse líquido à mistura seca e misture bem até obter uma massa cremosa.

Para ter um resultado mais interessante e parecido com o verdadeiro muffin é importante usar todos os temperinhos descritos na receita! Mas se não tiver não tem problema, ainda assim ficará delicioso! Na foto o tomilho lindinho :)

Unte as formas e preencha com a massa até a metade.
Coloque mais queijo parmesão e um pouco de orégano por cima de cada uma e disponha numa forma maior para apoiar.
Deixe a massa descançar por aproximadamente 1 hora em local sem ventilação.

Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 a 30 min (isso depende de sua forma e do forno) a 200ºC.

Desenforme e sirva! Bom apetite!
 
Essa receita com certeza fez uma gordinha feliz! :) hehehe

31 comentários:

  1. Olá Carla. Quanto tempo não comento por aqui rsrs. Moro em Sp e só recentemente que "descobri! o outback acredita?? Quero morrer, mas ainda não fui ao mercadão. Minhas férias estão chegando e estou decidido a mudar isso. Adorei os muffins. Muito lindos e apetitosos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Carla querida,
    Esses programas são mesmo imperdíveis.QUando vou a São Paulo não deixo de ir ao Mercadão. Adoro ver aquela variadade de frutas, ervas e frios...E depois tomar um chopp com um pastel de bacalhau que ninguém é de ferro.
    Já na Starbucks vou de vez em quando, mas não conhecia esse pãozinho.Deu vontade de fazer.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla,aqui em casa brincamos que a memória fica localizada no estômago, rsrs.Os sabores marcam os lugares.Nunca comi este muffin, se ficou igual ou não acho que não é o mais importante, porque seu muffin ficou tentador e lindo.Receita anotada e desejada.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla! Eu também sou destas que quando vai para a capital se delicia, rsrs. Estes muffins ficaram tão fofinhos e gulosos, gostaria de uns 3 para começar, rsrs :)

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  5. uau sou doida por muffins e este seu esta perfeito amei bjokas doces

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Adorei esses muffins, que delicia.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Carla!
    Estou agora a começar o meu blogue, e descobri o teu enquanto andava a passear aqui pela blogoesfera. Eu não conheço os do Starbucks, mas estes muffins têm um aspecto absolutamente delicioso!!:) Vou experimentar fazer já na próxima oportunidade!

    Beijinho,

    Olivia
    http://omundopelaboca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz!!!! Muito fácil e fez muito sucesso! Salvou minha vida porque precisava terminar com o parmesão que eu tinha!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu também moro no interior. Semana passada estava passando férias em São Paulo, eis que como essa delicia na Starbucks acompanhada de um belo capuccino. Hoje que despertei com esse frio, me veio na cabeça esse muffin no café da manhã hahahaha
    Vou testar a receita nham nham ;D

    ResponderExcluir
  10. Perfeito!!!! Exceto, que agora vou acabar ganhando meus 15 Kg perdidos a tanto suor. rsssss, mais a receita esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  12. Sempre vou no Starbucks e como esse muffin....realmente ele eh dos deuses!!!! Vou tentar fazer essa receita para ver se fica parecido...

    ResponderExcluir
  13. Essa receita é ÓTIMA! Fiz em casa e deu super certo. Usei forminhas de silicone com forminhas de papel para cupcake, assim nao precisei untar. Não tinha tomilho, mas mesmo assim ficou deliiiiiiiicioso, e o melhor, igualzinho ao do Starbucks! :)

    ResponderExcluir
  14. Uma duvida da receita. Um sache de fermento biológico, significa um "saquinho" do fermento biológico seco ou um pacotinho (15gr) do fermento biológico fresco?? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlise! O sachê seria o saquinho de fermento biológico seco mesmo! Um beijo!

      Excluir
  15. Oi Carla, fiz seus muffins e adorei.Segue link da postagem.Beijos e boa semana.
    http://www.comeresocomecar.com/2015/11/muffins-de-parmesao-tipo-starbucks.html

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua receita!

    Eu utilizei um cubinho de fermento biológico fresco, pois tenho muita dificuldade com fermento seco (nunca cresce, dá sempre errado comigo). Ficou maravilhoso! Recomendo para quem não achar o fermento seco.

    ResponderExcluir
  17. Sou apaixonada por esse muffin. Há tempo queria testar essa receita. Como mudei de São Paulo, fiz hoje. Delicioso e sim, é como o original. Acabei de comer um, feliz! Claro, faltou o café 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita delícia de comentário! Minha maior satisfação é essa, ter uma receita testada e aprovada por vocês! Que bom que gostou! Um beijo! :) Aliás, preciso fazer essa receita de novo viu... vontadinha! hehe

      Excluir
  18. Acabeí de fazer para o almoço. Que delícia! mas da próxima vez não vou colocar sal. o parmesão é um queijo bem salgadinho já. Ah, coloquei 1/4 de copo de creme de cebola em pó e precisei completar minha manteiga com azeite. acho que ficou melhor que o da loja. Obrigada :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o sal da receita vai depender do parmesão que você usa, pois tem uns mais salgados que os outros!
      Que bom que gostou, e melhor ainda que achou melhor que o do starbucks! hehehe
      Um beijo!

      Excluir
  19. Parabéns pela receita!
    O sabor ficou ótimo, mas ele não cresceu e murchou, coloquei na forminha de papel para Cupcake e grudou tudo,caso alguém tem alguma dica para me passar!
    Obrigado
    De Sá

    ResponderExcluir
  20. Oi! adorei as suas formas! aqui na minha cidade eu não encontro dessas, somente para petit gateau, porém, mais altas e fechadas.
    Você poderia me informar aonde eu compro esse tipo de forminha? pode me enviar pelo e-mail mariajcr2013@gmail.com.

    Grata

    P.S.: eu fiz essa receita e agora virou tradição da criançada! Maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii :) Que bom que gostou da receita! Fico muito feliz. As forminhas comprei no Mercado Livre, mas não me lembro exatamente qual foi o vendedor, pois já fazem uns 5 anos. Mas só procurar por "forminhas de petit gateau" que aparecerão vários anúncios :) Só pesquisar dentre os mais confiáveis :) Beijos!

      Excluir
  21. Olá, não é uma quantidade muito grande de fermento pra tão pouca farinha? Digo isto, pois no pacotinho de fermento a quantidade dele é indicada pra 1kg de farinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, tudo bem? Realmente, pra quantidade de farinha parece bastante fermento, mas essa receita possui massa mole, então é pouca farinha mesmo, mas vão mais dos outros ingredientes (leite, etc). E segui à risca a receita que peguei como referência, então não quis mudar nada. Mas numa próxima vez tento fazer com menor quantidade para testar. Mas não fica com gosto forte de fermento, o sabor não modificou. Beijo!!!

      Excluir
  22. Muito boa receita, só não é diet rsrsrs

    ResponderExcluir
  23. oi gostaria de saber se o fermento descrito,como sache, é biologico de pão, ou quimico de bolo, obrigada

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails