quinta-feira, 5 de maio de 2016

Creme de abóbora cabotiá assada


Com a chegada desse tempinho mais fresco eu fico doida pra comer alguma comida quentinha e cheia de sabor, comida com gostinho de abraço e que acalenta nosso coração (ai que romântica!).
Eis então que de uns tempos pra cá passei a gostar de comer abóbora e garrei amor por essa receita aqui, e dessa vez decidi fazê-la na versão sopa-creme, pra sentar no sofá e mandar ver às colheradas. Optei por assar a abóbora e não cozinhar na panela pois o sabor fica mais intenso, a abóbora fica caramelizada, o sabor dos temperos fica impregnado na comida, o fundinho da assadeira vira motivo pra mais sabor, e bom... só comendo mesmo pra saber! Demora um pouco a mais por ir ao forno, mas depois te poupa tempo, pois é só bater e pronto! Vamos à receita?



Creme de abóbora cabotiá assada
(para 2 a 3 pessoas)

Ingredientes
  • 1 receita de abóbora cabotiã assada (retire as cascas) - veja aqui como fazer
  • 4 xícaras de caldo (de vegetais, carne, galinha, ou água) - eu usei 1 xícara de caldo + 3 de água
  • 4 dentes de alho assados junto com a abóbora (com a casca - retire-a após assar)
  • sal (se necessário)
  • cheiro-verde
para acompanhar:
  • carne desfiada (coloque um pouco de carne de panela pronta no processador)
  • carne seca desfiada
  • requeijão
  • queijo muçarela em cubos
  • parmesão ralado na hora
Modo de Preparo

Prepare a abóbora de acordo com o vídeo abaixo. Eu retirei as cascas da abóbora (pode retirar antes ou depois, ou apenas deixá-las - só mudará um pouco a cor do creme). Adicione também alguns dentes de alho com casca para assar junto.


Depois, coloque todo o conteúdo da assadeira em uma panela. Não se esqueça de retirar a casca do alho nesse momento ;)

Na assadeira em que os legumes foram assados, adicione as 4 xícaras de caldo e/ou água e coloque um pouco na chama do fogão para soltar o sabor que ficou impregnado ali. Não precisa deixar muito tempo, o suficiente para conseguir dar uma soltada no fundo da assadeira (o que facilitará também o momento de lavar)

Adicione esse líquido todo à panela e bata com um mixer (ainda com fogo desligado). Se não possuir mixer, coloque toda a mistura no liquidificador e bata. O creme ficará bem espesso, se você quiser pode adicionar mais água ou caldo. Eu quis bem grossinho mesmo.
Depois de batida leve ao fogo para aquecer, verifique o sal e os temperos (eu não precisei adicionar mais nada!) e depois que começar a soltar bolotas de ar, desligue o fogo e adicione o cheiro-verde.

Sirva em seguida, com o acompanhamento que preferir, ou sem nenhum! Experimentei com carne de panela desfiada, com requeijão, com queijo, ou purinho assim e ficou daqui ó! (dedinho na orelha)

Você pode separar em porções individuais e congelar, assim terá sempre essa delicinha quando quiser. E ahh, ela fica bem espessa e pode ser consumida como um purêzinho também! :)

Bom apetite!

Um comentário:

  1. Carlinha, pelo amor de deus, essa sopa deve ter ficado demais, já tô imaginando o sabor que essa moranga deixa na forma quando dá aquela caramelizada...
    Farei em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails