quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Hamburger ou almôndegas suínas

Gosto muito de carne suína, e apesar de ser um pouco mais seca, acho muito mais fácil de comer e digerir (porque o bendito do anel  que coloquei quando fiz a cirurgia bariátrica dificulta na hora de comer carnes duras). Tinha um tantico de filé mignon suíno temperado, e não queria repeteco, por isso fiz esses hamburgeres delícia pra deixar congelados pra um momento fome + preguiça, e ainda garanti meu almoço com almôndegas e um macarrãozinho espero. Aí sim hein!
 

Hamburguer ou almôndegas suínas
Rendimento: 6 hamburgeres + 9 mini almôndegas

Ingredientes

  • 300g de carne suína temperada (eu usei essa aqui ó)
  • 5 gomos de linguiça toscana sem a pele
  • 1/2 cebola cortada em pedaços médios

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no processador. Repare que a carne suína, da primeira foto parece estar pré-cozida. Mas ela não está, ela fica assim por conta do tempero usado, que contém limão, e acaba dando uma leve "cozida" nessa carne. Depois de todos ingredientes adicionados, feche o processador e ligue até formar uma massa homogênea. Caso você não tenha processador e tenha um pouco de paciência, pique os ingredientes na ponta da faca, até que fiquem bem moidinhos, e misture-os. Nunca tentei no liquidificador, por isso não posso garantir um bom resultado! kkkk
Modele hamburguers com as mãos. Essa receita renderam 6 hamburguers caprichados, os quais eu congelei pra quando quiser usar. Pra congelar, pegue uma assadeira, envolva com um plástico e coloque um perto do outro mas não encostado e coloque no congelador. 

Assim que congelar você pode colocar em sacos plásticos que não irão mais grudar. Ou, você pode colocar cada um entre plásticos ou folhas cortadas de papel manteiga.
Para fritar ou grelhar, deixe 10 minutinhos fora do congelador, e coloque em grill ou frigideira com um fiozinho de óleo, até que fique bem cozidinho. Tampe a frigideira, para que o calor se espalhe e cozinhe tudo certinho! Lembrem-se que é carne de porco, e essa tem que ser bem cozida, ok? Nada de mal passada!!! 

Ainda adicionei uma fatia de mussarela por cima, tampei a frigideira novamente para que ela derretesse (com o fogo já apagado), e montei um lanchinho no pão francês com muitas folhas de alface e rúcula, tomate, mostarda e catchup. Coisa bouaaa!

Outra dica do que fazer com essa mesma base são almôndegas.
Eu deixei um pouquinho dessa "massa" reservada, adicionei um pouquinho de cebolinha e meia colher de farinha, e fiz algumas almôndegas, pra acompanhar esse macarrão rapidex que foi meu almoço... olha que delícia...

 Dei uma selada nas mini almôndegas e reservei.
Na mesma frigideira, refoguei alho no azeite, adicionei alguns pedaços de pimentão assado picado, adicionei as almôndegas e um pouco de água (coloquei uma colher de mostarda também), e deixe dar uma apurada. 
Adicione macarrão já cozido (eu usei uma placa daqueles macarrões pra yakisoba) e vá mexendo até que o molho incorpore à massa, e dê uma leve engrossada. Experimente e acerte o sal, e sirva quente.
Hummmmm....


Bom apetite!!!

19 comentários:

  1. Olá Carlinha, boa tarde.

    O propósito é nobre, além do resultado final ser muito interessante!!
    Percebo uma classe incomum na sua cozinha.
    Acho muito bacana e não vem ao caso definir ou rotular, nada disso. Eu chamo de saber colocar no papel o que estamos pensando, ou seja, colocar no prato o bom gosto que lhe é peculiar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Marbene!
      Espero que o "gosto peculiar" seja de seu agrado! hehehe
      Abraços!

      Excluir
  2. Que delícia de receita quero experimentar
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Também sou fã incondicional da carne suína Carlinha, adorei a versão hamburguer com essa carne, ainda mais acompanhado com essa massa.ela sugestão. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou realmente uma delícia, Josy! Mas sou suspeita pra falar! hehehe

      Excluir
  4. Carla,
    eu amo carne suína, vou levar sua receita, fiquei com água na
    boca, arrasou, tudo perfeito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Carla sempre faço carne suina e já fiz almôndegas suinas no forno e confesso que achei o sabor bem melhor que as de boi.
    O seu hamburguer e as almôndegas ficaram de dar água na boca.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha feito e adorei! O meu ficou com o sabor da linguiça, agregado ao sabor do fillé e seus temperinhos... humm :) hehehe

      Excluir
  6. Carla, adorei esses hamburgueres, vou guardar a receita para fazer em breve, eu não sabia que é gastroplastizada, eu tb sou... sofremos do mesmo problema com carne...hehehehe...nem passo perto de carnes duras e de difícil digestão, faz tempo que é gastroplastizada? Eu sou há sete anos e meio.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ana!
      Sou gastroplastizada há quase 7 anos, aliás, acho que por isso passei a gostar de cozinhar!
      Bjssss :)

      Excluir
  7. Oi Carla!! Que delícia!!! Hummmm, fiquei aqui com água na boca agora!

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderExcluir
  8. Carla!! Eu adoro carne suína! Bisteca é gostoso, bacon é gostoso, lombo é gostoso, filé é maravilhoso, costelinha suína então humm.... Às vezes fico imaginando que se porco tivesse asas, elas seriam absolutamente divinas! Amo/sou carne de porco!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já diria por aí... BACON é vida! kkkk mas acredito que todo o resto tbm! Aliás, até o resto vira uma bela feijoada, né! :) Não é demais?
      Bjss!

      Excluir
  9. Carla
    Acho a carne suína uma das mais saborosas, eu particularmente, sou super fã...E essas delícias q vc fez eu não dispensaria por nadica de nada.Q gostosura menina!!beijkas

    ResponderExcluir
  10. Carla fiquei com água na boca.Esse hamburger suíno ficou fantástico.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Carla, como vai?

    Vim na verdade para, além de parabenizar, porque ACHO que vai ficar "11" essas receitas, para falar sobre um teste que fiz em casa.

    Gosto muito de fazer pratos com todo tipo de carne, e, se tratando da carne de porco frita, quase que todas ficam um pouco secas.
    Para "aliviar" um pouco, eu evito temperar com sal ou temperos que levam sal antes de fritar (qualquer tipo de carne).
    Dou uma aquela selada na carne e depois vou acrescentando aos poucos o sal.
    Parece que evita que a água da carne saia antes da hora.
    PODE aliviar, não sei se ajudará nessas receitas, mas, se fizer o teste me fale.

    Abraços
    Leandro

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails