Muita comilança pós festas? Calma, calma, você não foi o único ou única! Todos nós cometemos muitas estripulias nesses dias e agora nos resta entrar no projeto verão e tentar nos redimir pra voltar ao ritmo!
Aliás, antes de continuar falando, meus votos de um LINDO ANO pra todos nós, um ano cheio de alegrias, de realizações, de saúde, sucesso, e também que brisemos muito na cozinha! Assim seja!
Essa receitinha de hoje é uma opção pra gente comer algo mais levinho, sem sofrer nem torcer o nariz por ser uma salada... esse sanduíche/torta/lasanha (foi muito difícil definir um nome) já é um prato que conhecemos há muito tempo aqui em casa... aliás, tem todo um ar comfort food pra mim, pois minha mãe fazia muito quando éramos crianças. Depois de grandinhas, essa torta sumiu das nossas mesas, mas há pouco tempo retiramos ela do limbo e ela está de volta! É uma DELÍCIA e chega a ser besta de tão simples! Bora lá fazer as pazes com a balança?
Torta/lasanha de alface (sanduíche sem pão)
Ingredientes
- 1 maço de alface já previamente higienizado e seco (de preferência com folhas grandes e lisas)
- cerca de 300g de queijo prato fatiado
- cerca de 300g de presunto de peru fatiado
- cerca de 5 tomates grandes fatiados
para acompanhar: molho rosê (use sua receita de costume ou essa à seguir)
- 4 colheres (sopa) de maionese
- 4 colheres (sopa) de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 3 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (sopa) de molho inglês (se tiver)
- pimenta-do-reino
Modo de preparo
Para fazer esse sanduíche é preciso ter uma "forma fugor" (que geralmente os mais antigos tem). Eu não sei exatamente pra que serve, pois minha mãe sempre a usou apenas para fazer esse prato. O importante dessa forma é o fato dela prensar a torta, para que ela fique no formato certo e não desmanche. Mas não se preocupe, se você não tem a tal da forma, não fique triste! Peque alguma forma redonda ou refratário que você tiver aí, pode ser daquelas de fundo removível também, e use essa mesmo!
Comece então preenchendo o fundo da forma com uma camada de tomates fatiados, para que depois de desenformado, fique com um visual legal.
Depois, uma camada generosa de alface. Ir apertando com as mãos, pois ainda tem que caber várias camadas nessa forma.
Depois, cubra com fatias de presunto, queijo prato, e termine com tomates.
Repita as camadas, sempre apertando bem pra ficar bem prensado e caber direitinho na forma. A última camada deverá ser de alface. Depois disso, feche a forma prensando bem a torta. No caso de você não possuir a forma, coloque algo pesado por cima para cumprir a função de prensar. Coloque na geladeira e deixe algumas horas descansando. Minha mãe sugere que seja feito de véspera (à noite, por exemplo), e só servido no dia seguinte. Ou de manhã para comer à noite, whatever....
Depois de pelo menos 6 horas na geladeira, desenforme, corte em pedaços e sirva com o molho rosê!
Para o molho rosê, é só misturar tudo! :)
É uma delícia, e o melhor de tudo, muito leve!
Ando meio sumida, porque aqui em Jales rotina não existe! E mamis não me deixa sujar a cozinha :(
kkkkk :P