quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Torta cremosa de frango, milho e requeijão

Eu, como hábito todo dia abro meu navegador da internet e começo minha "via sacra" pelos foodblogs que sigo, que não são poucos... Num dia vi essa torta em um lugar, outro dia vi em outro, no outro dia em outro... daí eu pensei: O QUE EU ESTOU ESPERANDO PRA FAZER ESSA TORTA????
A receita original vem do blog da querida Irene, do Danni e Lype (aliás já estou doida pra fazer a versão com coalhada, viu!?), depois vi no blog da Josyta, Akemi, e mais outras amigas blogueiras (e sei que ainda vai surgir em mais lugares por aí... hehehe)
Enfim, não tinha como não fazer né!? Dei minha brisadinha no recheio, mas o espírito inicial da torta se manteve: que é seu recheio muuuuuuuuito cremoso, e muito delicioso... Enfim, deixa eu parar de falatório e ir direto pro assunto que interessa! 


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Gabriela brisou na cozinha em dose dupla!



A Gabriela Gouvêa brisou na cozinha em dose dupla! Ela fez as goiabinhas (que segundo ela, estava sem paciência pra cortar direitinho! kkkk) e Pão de queijo 4 ingredientes!
O importante é ter ficado gostoso, Gabi!
Muito obrigada pela foto!
Espero que tenha gostado, e continue brisando na cozinha com a gente! :)


E se você também brisar na cozinha, não se esqueça de registrar e mandar a foto e o que você achou da receita para contato@brisandonacozinha.com. Teremos o maior prazer em postar aqui! :)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Lasanha de frango com creme de milho



Hello, people! Um pouco sumida, pois não ando cozinhando tanto quanto queria. Mas conforme as coisas forem entrando nos conformes, vou atualizando por aqui. Essa lasanha não sei se vi em algum lugar ou se foi uma epifania, mas um dia acordei com vontade de fazer algo assim, e... não é que deu certo? Massa de lasanha + frango + creme de milho!
Procurando depois no google vi algumas versões parecidas, mas não me baseei em nenhuma para fazer a minha. Aliás, ao juntar duas coisas que combinam tão bem (frango + creme de milho), e servidos de uma forma diferente (lasanha), temos uma receita mais que a cara desse blog aqui, né não!?



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Cinara brisou na cozinha!


A Cinara, amiga minha da grande Jales (minha cidade natal) brisou na cozinha e fez nossa receita de Torta de atum, que tem um ingrediente diferente na massa: o leite de côco!
Olha só como a torta dela ficou linda?! Já pode casar, hein Ci....
Segundo ela ficou muito boa também, e rendeu bastante! 

Se quiser conferir a receita da torta, só clicar no nome: Torta de atum com massa de leite de côco

E se você também brisou na cozinha, mande um e-mail com foto ou link, e o que você achou da receita que fez para contato@brisandonacozinha.com que contaremos aqui no blog tudinho!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mandioca gratinada com maionese

Mandioca, aipim, macaxeira, não importa! O que importa é que eu gosto desse ingrediente preparado de todas as maneiras possíveis, e dessa vez dei uma brisadinha e saiu essa delícia de prato. Super simples de se fazer e é um ótimo acompanhamento para churrascos, carnes, ou pra comer purinho mesmo (pelo menos eu gosto hehehe). 

Mandioca gratinada com maionese

Ingredientes
  • 1 kg de mandioca 
  • 6 colheres (sopa) maionese
  • 6 colheres (sopa) de creme de leite
  • cebola desidratada, 
  • alho desidratado, 
  • salsa desidratada
  • cheiro-verde
  • sal à gosto
  • pimenta-do-reino
  • mussarela ralada (cerca de 200g)
Modo de Preparo

Numa panela de pressão coloque a mandioca já descascada e lavada e cortada em pedaços, cubra com água e salgue. Se quiser coloque alguns temperinhos. Coloquei apenas sal e um tempero desidratado que tem alho, cebola e salsa. 
Feche a panela, e depois que começar a pegar pressão abaixe o fogo e conte 10 minutos.
Enquanto isso, misture num recipiente a maionese, o creme de leite, 1 colher de sopa de cebola desidratada, 2 colheres (chá) do mesmo temperinho usado na mandioca (cebola, alho, salsa), uma pitada de sal e cheiro-verde à gosto. Se quiser, pode usar outros temperos, vá experimentando até que fique bom para o seu paladar. Misture bem e reserve.






Passados os 10 minutos, desligue o fogo e espere a pressão diminuir sozinha. Se tiver muita pressa, pode retirar a pressão da maneira que você está acostumada (eu que tenho medo de panela de pressão espero diminuir sozinha, depois com um garfo ou qualquer coisa que esteja perto, levanto a válvula. Tenho medo de colocar debaixo da torneira, vai entender...)
Enfim, abra a panela e verifique se a mandioca está bem molinha. Se não estiver, deixe cozinhando mais um pouco.


Unte um refratário com manteiga, distribua os pedaços de mandioca, arrumando-os. Eu ainda coei a água do cozimento e coloquei por cima os temperinhos que sobraram. 
Depois, coloque a pasta de maionese e creme de leite por cima da mandioca, e com uma colher espalhe para cobrí-la totalmente.
Espalhe a mussarela ralada por cima, e leve ao forno alto até dourar. Se você tiver forno com grill, é bem rapidinho!

Sirva quente!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Brisamos na receita #1: Risoto de queijos e bacon


Quem conhece/lê o Brisando há algum tempinho já deve ter me ouvido falar da minha amiga Sarinha. Volta e meia falo dela pois é, das minhas amigas, a que mais me incentiva e puxa orelha quando o assunto é o Brisando. Durante a faculdade, quando ficava mais tempo sem postar, era dela que eu recebia broncas... De tão incentivadora, já fomos juntas ao Paladar (evento do jornal Estadão, que aliás até hoje não terminei de postar tudo! #sorry), ao Encontro Gourmet, ela também já conseguiu parcerias ótimas aqui para o blog, sem contar que durante a faculdade ela era uma das "cobaias" de algumas receitas hehehehe
Mas tá... e porque tô falando da Sarinha? Mais uma vez ela me surpreendeu, e me deu um lindo presente: escolheu algumas receitas aqui do Brisando e as reproduziu em forma de ilustrações feitas por ela mesma! Não é demais? Juntas escolhemos receitas que são sucesso de visualizações no blog e assim ela fez lindas imagens pra gente babar só um pouquinho mais!
Chamamos essa "brincadeira" de Brisamos na Receita, pois são receitinhas daqui, ou seja, feitas por mim, e lindamente ilustradas por ela. E pra começar, o Risoto de queijos e bacon!

Fiquei encantada com seu presente!
Muito obrigada, Sarinha, sua linda! Sem palavras pra agradecer! Love u! :)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Torta ou lasanha de alface (sanduíche sem pão)


Muita comilança pós festas? Calma, calma, você não foi o único ou única! Todos nós cometemos muitas estripulias nesses dias e agora nos resta entrar no projeto verão e tentar nos redimir pra voltar ao ritmo!
Aliás, antes de continuar falando, meus votos de um LINDO ANO pra todos nós, um ano cheio de alegrias, de realizações, de saúde, sucesso, e também que brisemos muito na cozinha! Assim seja!
Essa receitinha de hoje é uma opção pra gente comer algo mais levinho, sem sofrer nem torcer o nariz por ser uma salada... esse sanduíche/torta/lasanha (foi muito difícil definir um nome) já é um prato que conhecemos há muito tempo aqui em casa... aliás, tem todo um ar comfort food pra mim, pois minha mãe fazia muito quando éramos crianças. Depois de grandinhas, essa torta sumiu das nossas mesas, mas há pouco tempo retiramos ela do limbo e ela está de volta! É uma DELÍCIA e chega a ser besta de tão simples! Bora lá fazer as pazes com a balança?

Torta/lasanha de alface (sanduíche sem pão)

Ingredientes

  • 1 maço de alface já previamente higienizado e seco (de preferência com folhas grandes e lisas)
  • cerca de 300g de queijo prato fatiado
  • cerca de 300g de presunto de peru fatiado
  • cerca de 5 tomates grandes fatiados
para acompanhar: molho rosê (use sua receita de costume ou essa à seguir)
  • 4 colheres (sopa) de maionese
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 3 colheres (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de molho inglês (se tiver)
  • pimenta-do-reino 

Modo de preparo
Para fazer esse sanduíche é preciso ter uma "forma fugor" (que geralmente os mais antigos tem). Eu não sei exatamente pra que serve, pois minha mãe sempre a usou apenas para fazer esse prato. O importante dessa forma é o fato dela prensar a torta, para que ela fique no formato certo e não desmanche. Mas não se preocupe, se você não tem a tal da forma, não fique triste! Peque alguma forma redonda ou refratário que você tiver aí, pode ser daquelas de fundo removível também, e use essa mesmo!

Comece então preenchendo o fundo da forma com uma camada de tomates fatiados, para que depois de desenformado, fique com um visual legal.
 

Depois, uma camada generosa de alface. Ir apertando com as mãos, pois ainda tem que caber várias camadas nessa forma.

Depois, cubra com fatias de presunto, queijo prato, e termine com tomates.



Repita as camadas, sempre apertando bem pra ficar bem prensado e caber direitinho na forma. A última camada deverá ser de alface. Depois disso, feche a forma prensando bem a torta. No caso de você não possuir a forma, coloque algo pesado por cima para cumprir a função de prensar. Coloque na geladeira e deixe algumas horas descansando. Minha mãe sugere que seja feito de véspera (à noite, por exemplo), e só servido no dia seguinte. Ou de manhã para comer à noite, whatever....

Depois de pelo menos 6 horas na geladeira, desenforme, corte em pedaços e sirva com o molho rosê!
Para o molho rosê, é só misturar tudo! :)
  

É uma delícia, e o melhor de tudo, muito leve!

Ando meio sumida, porque aqui em Jales rotina não existe! E mamis não me deixa sujar a cozinha :( 
kkkkk :P

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails