terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Tempero pronto multi-uso (da Aninha)

Hoje venho com uma dica valiosa pra quem quer economizar tempo na cozinha sem perder um tiquinho de sabor, ou pra quem como eu, tem uma preguiiiiiiça de ficar picando alho e cebola a cada receita de arroz que for fazer... esse tempero pronto maravilhoso! A receita é da minha amiga Aninha (Ana Cláudia na Cozinha) e pode ter certeza que estará agregando muito sabor à seus alimentos, seja o nosso arroz e feijão de cada dia, o bife, filé de frango e o que mais você quiser. Rende pra caramba, tem uma ótima duração na geladeira (cerca de 2 meses) e também pode ser congelado.




Tempero pronto caseiro (da Aninha)

Ingredientes:
  • 1 quilo de alho descascado
  • 2 cebolas grandes
  • 10 cm de alho poró (não utilizei, pois não encontrei no dia)
  • 8 mini tomates 
  • Ervas frescas a gosto (usei salsinha, cebolinha, sálvia e manjericão)
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes
  • 600g de sal, aproximadamente
Modo de preparo:
Bata no processador todos os ingredientes menos o sal (primeiro dei uma leve pulsada no alho e cebola, depois acrescentei as ervas, a pimenta e o tomate).  Você pode processar bastante para ficar uma pasta ou menos para ficar pedaçudinho. Eu deixei num "meio termo".
Depois em uma bacia, coloque tudo e misture o sal. 
Guarde em recipientes bem fechados na geladeira por até 2 meses. Se você não usa muito rapidamente, recomendo que separe em potinhos de menor tamanho e deixe-os no congelador ou freezer e vá descendo pra geladeira conforme precisar. Assim a duração será maior.

Maravilhoso para usar em qualquer tipo de refogado que quiser: arroz, feijão, legumes refogados, carnes, frango, peixes, etc. Para usar em refogados é apenas colocar na panela aquecida com um pouco de óleo e utilizar normalmente. E para temperar é só passar um pouquinho que já salga o necessário.
Como já possui sal em sua composição, você não precisa adicionar mais durante as preparações.



Mas agora... se você mora em Sorocaba e não quiser descascar 1kg de alho... entre em contato com a Aninha, pois ela vende essa delícia em potinhos de 250g, por um preço ótimo! 
Contato:
anaclaudianacozinha@gmail.com
Cel: (15) 991328593

30 comentários:

  1. Carlinha, que lindas fotos, arrasou... obrigada pela menção e por fazer propaganda do tempero... beijo grande no seu coração!!!

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, vir visitar este teu blog é sempre um passeio! Que prático isso né? Adorei, quero testar! Você pode me ajudar: uma amiga se mudou para Curitiba e está atrás de vegetais orgânicos, onde ela acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xaráááá.... tudo bem? Nisso não posso te ajudar... :( Quando morei no PR, morei em Cianorte e Londrina, praticamente estado de SP! ehehhehehe Mas tem a Gina do Naco Zinha que talvez saiba! Um beijão!!!

      Excluir
    2. Mas o tomate, é sem as sementes?

      Excluir
    3. Mas o tomate, é sem as sementes?

      Excluir
    4. eu usei com as sementes mesmo, pois os tomatinhos eram bem pequenos, mas se vc quiser pode retirar, pra ficar menos líquido

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Maysa! Eu não vendo o tempero, só ensino a receita :) Mas se você for moradora de Sorocaba, fale com a Aninha que ela vende! O contato dela está acima lá no post!

      Excluir
  4. E nescessario colocar sal na mistura ja batida , antes de guardar? Ou posso optar por colocar o sal quando eu for preparar o alimento ?
    Parece uma pergunta besta mas tem coisas q o sal ajuda a conservar. Por isso o motivo da pergunta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na mistura batida antes de guardar. O sal está aí justamente pra manter o tempero por mais tempo! :) E claro, ajuda já a temperar! Aliás, quando uso esse tempero, nem coloco mais sal. Bjs! ;)

      Excluir
  5. "..."mas e o TOMATE é SEM SEMENTES", mas que pergunta sem raciocínio. Pensem!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá eu faço temperos pra vender, e não coloco sal pois as pessoas não gostam vc tem alguma dica pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Tudo bem? Esse tempero já possui uma quantidade menor de sal comparada às outras receitas, mas ele é bom pois ajuda aumentando o tempo de validade do tempero, sem o sal a validade cai bastante, mas ainda dá sim para fazer. Porém quando faço o alho tende a ficar esverdeado, por isso recomendo sim o uso do sal, mesmo que seja bem pouco.
      Um abração!

      Excluir
  7. Olá. Ao invés de bater os ingredientes, posso picar todos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem? Recomendo que bata num processador ou até aos poucos no liquidificador, pois assim durarão bem mais! Até dá para picar, mas tem que ser beem picadinho, e pode ser bem trabalhoso hehehe. Beijo!

      Excluir
  8. Adorei!!! Farei com certeza eu amo temperos completos e o seu bem diferente ! Bjo http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Pensei que com o tomate não durasse muito tempo. Uma pergunta: não fica esverdeado? Sempre que faço este tipo de tempero caseiro, fica verde em pouco dias. Aí eu jogo fora com medo de estar estragado. De qualquer forma, vou fazer este. Gostei. Parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sylvio! Aqui nunca ficou esverdeado não! Divido em vários potes e deixo-os no congelador, e apenas o que estou usando fica na geladeira (mas pode também deixar no congelador, pois ele não fica bem duro). Eles resistem por meses e nunca mudou a cor e nem o aspecto :)

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Vc usa quanto de tempero para duas xícaras de arroz, por exemplo? Só para ter uma idéia da proporção no preparo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Uso cerca de 1 colher rasa de sobremesa para cada copo de arroz. Mas sempre coloco um pouco menos e depois que coloco a água dou uma experimentada e vou acertando ;)

      Excluir
  12. Será que se eu não colocar o sal estraga rápido? Gosto de colocar bastante tempero, mas quando tem o sal junto, tenho que colocar pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não colocar sal a validade cairá muito, e a receita será outra hehehe
      Recomendo que coloque, mesmo que diminua a proporção, até ficar a seu gosto, mas para essa receita recomendo :)

      Excluir
  13. Para venda,a quantidade é a mesma de sal? 600grs?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!!! Amei esta receita!! Gostaria de saber por quanto tempo ele dura no congelador? (mais ou menos) Obrigrada por compartilhar esta maravilha. Abraço Manna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Manna, tudo bem? Olha, no congelador dura mais que 3 meses, viu? Já fiz bastante e ficou mais que isso, e se manteve em ótimas condições! Eu inclusive nem deixo na geladeira, deixo apenas no congelador mesmo, pois ele não fica duro, então fica fácil de manusear mesmo congelado.

      Excluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails