segunda-feira, 28 de maio de 2018

Abóbora Cabotiá Recheada com Carne seca e Requeijão

Não faz muito tempo que aprendi a gostar de comer abóbora cabotiá (cabotiã, kabocha, etc), e hoje posso dizer que é um dos meus legumes favoritos. Seja refogadinho, seja sopa, um purê, nhoque, assada , quibebe ou essa clássica receita de abóbora recheada, ela volta e meia está aqui em casa, pois além de ser muito saborosa e fácil de ser preparada, é um vegetal bastante barato! Hoje vamos de classicão, uma cabotiá recheada com carne seca e catupiry, bem daquelas receitas comfort food de almoço de domingo na casa da mãe, um prato que pode até sair de moda, mas nunca deixa de ser gostoso!




Abóbora Cabotiá Recheada com Carne seca e Requeijão
Ingredientes

  • 1 abóbora cabotiá inteira 
  • 500g de carne seca já dessalgada e desfiada (veja esse post)
  • 1 cebola cortada em meia-lua
  • 1 talo de alho poró fatiado
  • 2 tomates picados
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça sem semente picada
  • cheiro-verde à gosto
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 200g de requeijão cremoso (tipo catupiry) = metade para o recheio e metade para a montagem
  • 100g de queijo muçarela 
  • sal, azeite e pimenta-do-reino à gosto


Modo de Preparo
Cozinhando a abóbora cabotiá:
Primeiramente, coloque a abóbora para cozinhar:
No forno (mais demorado):
Envolva a abóbora totalmente em papel alumínio (parte mais brilhante em contato com o alimento sempre) e leve ao forno médio por cerca de 1h30min. Vá espetando com um garfo até que esteja macia e que dê para cortar a tampa da abóbora. Retire a tampa e as sementes, e se a abóbora ainda não estiver bem macia, envolva novamente no papel alumínio e leve ao forno até que fique bem macia.
No microondas (mais rápido):
Cubra totalmente a abóbora com plástico filme e leve ao microondas por 3 minutos. Retire o plástico com muito cuidado e corte a tampa da abóbora. Assim, você conseguirá cortá-la com maior facilidade. Retire a tampa e as sementes, e feito isso, recoloque a tampa e cubra novamente com mais plástico filme e volte ao microondas por cerca de 15 minutos, agora para cozinhá-la bem. Reserve.

Dessalgando e cozinhando a carne seca rapidamente:
Abra a embalagem da carne seca (prefira a parte traseira, pois tem mais carne e menos gordura), e lave-a bem em água corrente, retirando o excesso de sal. Corte em cubos e leve à panela com água já fervente (até cobrir toda a carne), e ferva por 10 minutos. Troque a água e repita a operação mais duas vezes (total de 3 vezes), sempre trocando a água. Se ainda achar que a carne está muito salgada, repita a operação mais uma vez.
Depois da carne dessalgada, descarte a água usada novamente, troque por outra e cozinhe a carne na panela de pressão por 30 minutos. Sua carne estará dessalgada e bem cozida. Retire o excesso de gordura e desfie com um garfo ou no processador. Reserve.


Recheio:

Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho poró, a cebola e o alho (na ordem que preferir, ou todos juntos). Coloque também a pimenta dedo-de-moça picada.
Assim que derem uma murchada, adicione a carne seca já desfiada (processo acima) e mexa bem. Em seguida coloque os tomates, e mexa até que eles dêem uma leve murchada. 
Depois de refogar um pouco, coloque metade do requeijão (100g), o creme de leite, mexa bem e verifique o sal e pimenta. Se precisar de mais, acerte. Desligue o fogo, e por último coloque o cheiro-verde picado. Reserve.

Para a montagem, abra a abóbora já bem cozida (explicação do processo acima), polvilhe um pouco de sal, pimenta-do-reino e coloque um pouco de azeite também, e com uma colher mexa um pouco lá dentro, soltando um pouco do purê, mas com cuidado para não furar a casca. Coloque um pouco de requeijjão e fatias de muçarela. Adicione parte do recheio, e no meio coloque também + requeijão e muçarela, complete com o restante do recheio e termine com o restante da muçarela. Volte ao forno apenas para dar uma leve gratinada no queijo, retire com cuidado e sirva em seguida.

Bom apetite!

Ahh, e com o que sobrou da abóbora (inclusive as cascas!) fiz uma sopa que ficou deliciosa! Piquei tudo o que sobrou e fervi com caldo de legumes caseiro, depois bati com um mixer e acertei o tempero! Zero desperdício e muuuuuuito sabor!

Se  você fizer alguma de nossas receitas, nos marque nas redes sociais (@brisandonacozinha), e use a hashtag #briseinacozinha para que eu possa ver e compartilhar sua foto! 


21 comentários:

  1. Socorro! Eu amo Cabotia e carne seca, não tem como essa receita ficar ruim!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer amanhã com a abóbora que plantei e colhi em meu quintal(cabotia) ,depois posto a foto!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. oi, tudo bem? Horrível baseado em que? Seu gosto pessoal? Me conte mais, pois com esse comentário só da impressão de que quer falar mal mesmo, e não acrescentar nada.

      Excluir
    2. Senão gosta porque veio olhar a receita? Aff!

      Excluir
    3. Vou fazer amanhã na mi.ja mãe Amei está receita Agora o que indignada se a pessoa não gosta pra que foi ver a receita só para falar mal msm ou pessoas de mau gosto amoooooo
      Não gosta kerida ???
      Não faz Não come mas não venda desdenhar aqui não

      Excluir
  7. Eu acabei de fazer e ficou maravilhoso, sugiro que não use o requeijão, apenas misture um pouco creme de leite na carne e forte o fundo da abóbora com mussarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: " forre o fundo da abóbora com mussarela "

      Excluir
  8. Hum ...eu tenho uma abóbora 😋😋vou fazer com frango e queijo🥰

    ResponderExcluir
  9. Deve ficar perfeito! Amo cabotiá e estava procurando uma receita assim, obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Serve quantas pessoas essa receita

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa receita, acabei de fazer, deu tudo certo e delicioso

    ResponderExcluir
  12. Estou finalizando a receita.......o cheiro está uma delícia.......

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo se ficar bom ppstarei

    ResponderExcluir

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails